sexta-feira, 31 de março de 2017

Projeto é lançado para zerar filas de consultas e exames

Da Redação

A Prefeitura de São Bernardo do Campo lançou ontem (30) o programa “Saúde Prioridade”. O prefeito Orlando Morando e o secretário da Saúde Geraldo Reple Sobrinho estiveram na Clínica DunaCor e anunciaram a parceria da Prefeitura com instituições filantrópicas e empresas privadas. Esse projeto tem como principal objetivo zerar as pendências da saúde. Hoje, o município tem uma fila de aproximadamente 70 mil demandas reprimidas (49.575 consultas e 21.051 exames).

O prefeito explicou que para o programa ser executado, foi preciso algumas intervenções. A agenda de alguns médicos foi reajustada, o que permitiu uma ampliação da oferta de consultas, tudo isso sem qualquer custo excedido e disse: “O nosso principal objetivo nesse projeto, com certeza é priorizar a saúde. Entre 90 e 120 dias, nós conseguiremos acabar com essas filas e oferecer uma saúde melhor para o munícipe”. 

Medida pretende zerar todas as demandas em até 120 dias | Foto: Gabriel Inamine

Sobrinho ressaltou que a administração tem um grande desafio pela frente: “Esse é um trabalho em conjunto, nós vamos atender toda a demanda reprimida e trabalhar para que o paciente não tenha mais que esperar tanto tempo para receber atendimento médico”, disse. 

O secretário explicou ainda que o paciente receberá uma ligação e será informado sobre os dados do agendamento (data, hora e local). Ele também será orientado a procurar uma UBS para retirar a guia de atendimento, que deverá ser apresentada no local da consulta/exame. 

Durante o lançamento do projeto, o prefeito Orlando Morando entregou o primeiro resultado de exame de ecocardiograma. Silvia Aparecida da Costa, de 49 anos estava na fila de espera há 3 meses e se surpreendeu ao receber a ligação dos agentes de saúde  “Eu estava na fila de espera e sinceramente estava quase buscando um atendimento privado. Fui surpreendida com a ligação que recebi ontem, vim feliz realizar o exame, mas estou mais feliz ainda por ir embora sabendo que está tudo bem com o meu coração” comemora. 

Para a eficácia do projeto, foram firmadas parcerias com a Santa Casa de Misericória de São Bernardo do Campo, com a Associação Paulista de Medicina e com as Clínicas DunaCor e FluxoSS. Essas instituições irão oferecer atendimento médico e gratuito a todos os munícipes da cidade em horário comercial (das 8h às 19h), mas, se houver necessidade, eles abrirão agendas extras de consulta para atender a toda a demanda,  no prazo estabelecido.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário