quarta-feira, 29 de março de 2017

São Caetano do Sul recebe conferência internacional

Por Vitor Lima

Começou ontem (28), na Universidade de São Caetano do Sul (USCS), a Conferência Internacional Cidade 4.0. O evento, que ocorre até sexta-feira (31), reúne experiências bem sucedidas de cidades inteligentes pelo o mundo e busca criar alternativas para avançar neste campo em São Caetano do Sul. A organização da conferência é da ONG Opção Brasil e da Prefeitura do município e conta com o apoio de diversas entidades, como a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e da Associação de Universidades da América Latina e Caribe para a Integração (AUALCPI). 

Prestigiaram a cerimônia de abertura diversas autoridades regionais, como o vice-prefeito da cidade, Beto Vidoski, o secretário Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Silvio Minciotti, o reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi, o secretario executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Fabio Palacio, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado, Marcelo Strama, dentre outros. 

Cidades inteligentes são debatidas no evento; abertura da conferência contou com a participação de
diversas autoridades regionais  | Foto: Divulgação

Todos eles defenderem que os municípios do ABC devem caminhar juntos para planejar ações que tornem a região uma referência no assunto de cidades inteligentes. 

Após o cerimonial de abertura do evento, o professor da Universidade da Cantabria, de Santander (Espanha), Jaime Gutiérrez Bayo, apresentou o case do local, que é modelo de cidade inteligente e umas das principais referências do tema. A cidade tem 175 mil habitantes e conta com um ambiente universitário propício à inovação. 

Santander possui uma rede de 12 mil sensores espalhados pelas ruas, que coletam informações sobre a poluição do ar, lixo, regulam a iluminação pública, monitoram trânsito, obras, acidentes, vagas livres de estacionamento, entre outras atividades locais. Os dados são organizados, atualizados e disponibilizados online.

O professor espanhol destacou aos presentes a importância da sinergia entre universidades, setor produtivo e setor público. “A colaboração entre setor público e privado garantem sustentabilidade financeira e é imprescindível”, disse, ao lembrar que o setor acadêmico é importante para pesquisa e inovação. 

A conferência segue hoje com a apresentação do projeto Sharing Cities, da União Europeia, um consórcio liderado pelas cidades de Lisboa, Londres e Milão, no qual participam mais de 100 cidades, que busca a construção de um modelo europeu de cidade inteligente, baseado no compartilhamento e desenvolvimento de iniciativas conjuntas. O responsável pela apresentação será Rui Franco, Coordenador do projeto em Lisboa. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas aqui. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário