quinta-feira, 25 de maio de 2017

Campanha para cadastro de doadores de medula óssea ocorre neste sábado

Por Vivian Silva 

A Paróquia São José (Praça Cônego Lázaro Equini, 243, bairro Baeta Neves), em São Bernardo do Campo, sedia campanha para cadastro de doadores voluntários de medula óssea, neste sábado (27), das 10h às 14h. A ação é promovida por familiares de pessoas que necessitam de doação e conta com o apoio da Associação da Medula Óssea (AMEO) e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 

Dhavi precisa de um transplante de medula óssea | Foto: Divulgação 

“Nós estamos organizando tudo, os 20 enfermeiros são voluntários, só irá o médico da Santa Casa, porque eles não têm verba”, comenta uma das organizadoras, Laura Santiago, 32 anos, que é mãe de Dhavi Henrique Santiago de Aquino, 4 anos, que precisa do transplante, por ter osteopetrose, doença congênita. Na ocasião, também haverá 50 voluntários e os materiais necessários para a realização dos exames foram cedidos pela Santa Casa.

Além do menino, também estão na fila: Alice Aya Tessaro Onaga, 3 anos, e  Fabio Alan de Aguiar Correa, 25 anos. Segundo informações da instituição Graacc, a chance de encontrar um doador compatível é de um em cada 100 mil.

De acordo com Laura, a falta de verba é um empecilho, pois na primeira campanha realizada, este ano, foram cadastradas mais de 500 doadores e, desta vez, a expectativa era cadastrar um número superior de pessoas, porém ela afirma que  a "Santa Casa não quer passar de 500 doadores, porque não tem verba para fazer os exames".  


Procurada pela reportagem do Ponto Final, a instituição esclarece que a AMEO é "uma organização independente e que por sua vez possui convênio com a Santa Casa de São Paulo". Ainda de acordo com o posicionamento da Santa Casa, o "Governo Federal estabelece um número limite de exames que podem ser realizados por cada Instituição".

Cadastro de doadores
Para se cadastrar é necessário ter entre 18 e 54 anos e levar um documento de identidade com foto. Na ocasião, será retirada uma pequena quantidade de sangue (5 ml) do candidato a doador. 

Posteriormente, o material coletado será analisado e incluído no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Então, haverá um cruzamento com os dados dos pacientes que necessitam de transplantes e, caso haja alguma compatibilidade, o candidato será avisado. 

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, na qual a medula é retirada do interior do osso do quadril. O procedimento dura, em média, 40 minutos.

Para mais informações clique aqui, ou ligue no  Hemocentro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no número 2176-7000 (ramal 7249).

Matéria atualizada em 26/05/2017, às 14h. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário