quarta-feira, 3 de maio de 2017

Começa a reconstrução da ponte sobre o rio Tamanduateí

Da Redação

O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) iniciou, no último dia 28, à reconstrução da ponte sobre o rio Tamanduateí, que caiu no dia 7 de abril, nas proximidades da avenida Antônio Cardoso, após forte chuva que atingiu a cidade. A obra custará R$ 3,9 milhões e, de acordo com a previsão do órgão, ficará pronta até o fim de outubro.

Ponte caiu em 7 de abril; obras devem ser concluídas em outubro | Foto: Vitor Lima
A nova ponte foi redimensionada para ser compatível com a vazão atual do Tamanduateí, com o objetivo de evitar as enchentes no local, a erosão nas margens do rio e ainda proteger as redes laterais. 

Ela será mais elevada e terá um vão maior do que a estrutura que entrou em colapso. Construída há mais de 40 anos, a antiga passagem tinha um vão de 13 metros (m), de acordo com a calha do rio na época. Já a nova ficará com 22 m, mais adequada à atual vazão do rio Tamanduateí. Já a altura da nova ponte será cerca de 1,2 m superior à anterior, o que também facilitará a vazão do rio. 

A reconstrução da ponte é executada pela empresa Versátil Engenharia Ltda, por meio de contrato emergencial firmado com o Semasa.

O caso

A ponte cedeu devido às fortes chuvas que castigaram a cidade. Após vistoriar o local, o prefeito Paulo Serra garantiu que as manutenções necessárias seriam feitas e que no máximo em uma semana a ponte seria reaberta. 

Porém, poucas horas após a declaração, enquanto as equipes da Prefeitura já trabalhavam no local, a ponte não aguentou o peso das máquinas e cedeu novamente. Os técnicos da Administração reavaliaram o local e constataram que o quadro era irreversível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário