segunda-feira, 15 de maio de 2017

Público-alvo da vacinação contra a gripe é ampliado

Da redação

O governador Geraldo Alckmin anunciou, na última sexta-feira (12), a ampliação do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe deste ano. Terão direito à vacina policiais civis e militares, bombeiros e profissionais que atuam na Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Defensoria Pública. 

A campanha de vacinação vai até 26 de maio | Foto: Beto Garavello/PSA
O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria da Saúde e responsável pela produção da vacina, disponibilizou 600 mil doses extras para vacinação desses novos grupos. 

Serão 36,1 mil profissionais da saúde mobilizados em 5.402 postos de saúde fixos e volantes em todo estado de São Paulo, com funcionamento das 8h às 17h. Somente na capital, há 479 fixos e 55 volantes. Nas cidades da Grande São Paulo, interior e litoral há outros 3.538 postos fixos e 1.330 volantes. Além disso, haverá suporte de 2.436 veículos, três barcos, 18 ônibus e outras formas de transporte disponibilizadas como apoio dos municípios paulistas. 

A diretora de Imunização da Secretaria de Saúde, Helena Sato, explica que não há motivo para ter medo de tomar a vacina. “A vacinação contra o Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia, otites e sinusites. A vacina não tem capacidade alguma de provocar gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, explica

Desde 17 de abril, a vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação, para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais e professores. A campanha de vacinação segue até 26 de maio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário