terça-feira, 13 de março de 2018

ABC ganha aplicativo colaborativo para acompanhamento meteorológico

Por Vitor Lima

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC apresentou mais uma novidade aos moradores da região. Em solenidade ocorrida hoje (13), na sede da entidade, foi lançado o aplicativo (app) para smartphones “Alerta ABC”, plataforma colaborativa para o registro de ocorrências e o acompanhamento meteorológico.

Ferramenta foi lançada hoje (13) | Foto: Vitor Lima
Com a ferramenta, os moradores serão informados sobre os níveis de chuva, eventuais alagamentos nas vias, transbordamentos de córregos, dentre outras ocorrências referentes a desastres naturais e acidentes urbanos. Assim, será possível se programar e desviar de cotas conflituosas.

O prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio, Orlando Morando, define a plataforma como uma “ferramenta de segurança”.

A ferramenta será alimentada com base em informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), lançado em dezembro pelo órgão. O CGE trabalha com informações oriundas de 69 pluviômetros (equipamento que mede a quantidade de chuva) espalhados por diversas localidades do ABC.
App fornece, entre outras coisas,
informações meteorológicas
ao ABC | Foto: Reprodução 

Contudo, este número deve avançar após os equipamentos da Ecovias (13) e da Agência Nacional de Águas (ANA) (cerca de 55) serem integrados ao sistema. Câmeras de monitoramento das cidades que pertencem ao órgão (todas do ABC, exceto Diadema) também fornecem informações ao CGE.

Colaboração da população

Além das informações do CGE, a população terá a oportunidade de registrar ocorrências na ferramenta. Entretanto, antes dessa informação ficar visível aos demais usuários, a ocorrência terá de ser validada pelas autoridades, para evitar possíveis trotes e brincadeiras de mau gosto.

Essa validação será de responsabilidade do CGE durante horário comercial. Para os demais horários, será implantado um revezamento semanal entre as equipes da Defesa Civil dos seis municípios para verificar as ocorrências.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, nos sistemas iOS e Android. A equipe responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, a Squitter Meteorologia e Hidrologia recebeu R$ 80 mil pelo serviço e será responsável pela manutenção do app por 12 meses, de acordo com informações do secretário-executivo do Consórcio, Fabio Palacio.

Marcelo Perseu, representante da empresa, foi questionado pela reportagem do Ponto Final sobre os usuários do sistema Microsoft. Perseu esclareceu que a empresa já estuda disponibilizar a ferramenta para os usuários deste sistema, mas não forneceu prazos para a medida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário