quarta-feira, 28 de março de 2018

Alckmin dá aval para descentralização na entrega de remédios de alto custo

Da Redação

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou ontem (27) o início do processo de distribuição descentralizada de medicamentos de alto custo no ABC, atualmente concentrada no Hospital Mário Covas. A Secretaria Estadual da Saúde definiu o Poupatempo de São Bernardo do Campo como “piloto” para o processo. A autorização atende uma demanda articulada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e reivindicada há anos pela população dos municípios da região.

“Vamos conseguir colocar a farmácia de alto custo em uma condição melhor. Se der certo, podemos expandir para as demais cidades da região”, afirma Alckmin. Para o presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a medida deve ser colocada em prática ainda neste primeiro semestre.

Foto: Thiago Benedetti 
A partir de então, a logística implementada em São Bernardo será utilizada como modelo para outras unidades do Poupatempo na região, a serem definidos mediante análises técnicas pelos órgãos envolvidos. Nesta fase inicial da descentralização, cerca de 12 mil pacientes poderão retirar seus medicamentos no Poupatempo de São Bernardo. O número corresponde a aproximadamente 35% do total de pacientes atendidos mensalmente pela farmácia de alto custo localizada no Mário Covas, que atende mais de 35 mil pacientes por mês.

Com objetivo de destravar a questão e viabilizar a distribuição descentralizada de medicamentos de alto custo na região, os prefeitos do ABC aprovaram em janeiro, durante a assembleia mensal do Consórcio, a proposta para que a retirada dos medicamentos seja realizada em unidades do Poupatempo instaladas na região.

Regulação regional

O governador Geraldo Alckmin também anunciou a criação de um Centro de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) regional. A iniciativa tem como objetivo agilizar a abertura de vagas ambulatoriais e de leitos para pacientes da região. Por meio do Cross, é possível congregar as ações voltadas para a regulação do acesso aos equipamentos de Saúde dos municípios, contribuindo para a integridade da assistência e propiciando o ajuste da oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão.

O governador destacou que o objetivo destas medidas é facilitar o acesso dos cidadãos ao Sistema de Saúde. “O Grande ABC tem uma singularidade própria e nós traremos para cá a regulação para fazer essa regionalização. As pessoas têm dificuldade de acesso. É preciso um sistema bem integrado”, destacou Alckmin.

Para o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, a regionalização do Cross deve agilizar o atendimento e contribuir para diminuir as filas de espera. “A regionalização do Cross diminui a fila e o tempo de espera por uma vaga de internação nos hospitais da região”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário