sexta-feira, 16 de março de 2018

Comemorações do Dia Mundial da Água abrem com palestra

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Centro de Referência em Saneamento Ambiental, e em parceria com o Consórcio Intermunicipal ABC e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André, promove no próximo dia 21/3 palestra com o tema ‘Plano de Segurança da Água’. A atividade é gratuita e abre as comemorações do Dia Mundial da Água na cidade.

A apresentação tem como objetivo sanar dúvidas sobre o Plano de Segurança da Água, além de demostrar ferramentas, metodologias e aspectos legais para se implementar o Plano, de acordo como o determinado pelo Ministério da Saúde. A ferramenta visa garantir a segurança e qualidade do líquido que chega aos consumidores, protegendo a saúde da população.

Segundo o Ministério, tal plano é um importante instrumento para identificação de possíveis deficiências no sistema de abastecimento de água, organizando e estruturando o sistema para minimizar a chance de incidentes. As diretrizes devem ainda estabelecer planos de contingência para responder a falhas no sistema ou eventos imprevistos, que podem ter um impacto na qualidade da água, como as severas secas, fortes chuvas ou inundações.

A palestra contará com a presença do Prof. Dr. Pedro Mancuso que é docente da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Diretor Administrativo do Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública, Coordenador do Centro de Referência em Segurança da Água da FSP/USP e Diretor do Departamento de Infra Estrutura da FIESP; e de Roseane de Souza, engenheira sanitarista e ambiental, com experiência na área de saúde coletiva e ambiental, atuando principalmente em temas como vigilância da qualidade da água, resíduos de serviços de saúde, vigilância de populações expostas à áreas contaminadas, segurança da água para consumo humano entre outros. Roseane também é também diretora da ABES-SP e integrante do Centro de Referência em Segurança da Água.

Exposição na Oliveira Lima – Já no dia 22/3, data oficial do Dia Mundial da Água, o calçadão da Oliveira Lima – no centro da cidade - vira palco para receber a exposição “A trajetória da Água em Santo André”. Uma iniciativa da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, a mostra reúne fotos que trazem o contexto histórico do recurso natural no município desde os anos 1900 até a década atual.

Os interessados poderão conhecer sobre as mudanças e adaptações no abastecimento de água por causa do aumento populacional e da instalação de indústrias, além de decretos municipais e de obras, como a construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará, para melhorar o sistema de captação, tratamento e distribuição de água na cidade.

Como parte do evento, o Semasa ainda vai levar hidrômetros fabricados em diferentes anos para mostrar a evolução e modernização dos aparelhos. A exposição ficará durante todo o dia 22 na Oliveira Lima e depois seguirá para o Parque Celso Daniel, onde fica até dia 25.

Serviço
Palestra ‘Plano de Segurança da Água’
Data: 21/3
Local: Auditório do Consórcio Intermunicipal ABC
Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, 5
Horário: das 9h às 12h
Público-alvo: Livre
Gratuito

Exposição ‘A Trajetória da Água em Santo André’
Datas: 22/3 – no calçadão da Oliveira Lima – até às 16h
23/3, das 10h às 15h; e dias 24 e 25/3, das 10h às 16h, no Parque Celso Daniel
Público-alvo: Livre
Gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário