quarta-feira, 14 de março de 2018

Emissão do "Cartão Prioridade" tem estrutura ampliada

Da Redação

Para proporcionar atendimento mais ágil aos idosos que estão procurando o saguão do Teatro Municipal para cadastro no Cartão Prioridade, a Prefeitura de Santo André ampliará a estrutura de atendimento a partir de hoje (14). Com a medida, o número de atendentes passará de 12 para 17 e serão instaladas mais impressoras para agilizar a emissão dos cartões. Lançado no dia 2 de março, o Cartão Prioridade permite que usuários de ônibus com mais de 65 anos entrem pela porta da frente dos veículos, o que facilita o embarque e garante conforto, comodidade e dignidade a este público.

O lançamento do Cartão Prioridade faz parte da campanha “Pela Porta da Frente”, promovida pela Prefeitura, por meio da SATrans, em parceria com a AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André). De acordo com o último levantamento feito pela AESA, até a última segunda-feira (12) foram emitidos 3.150 cartões.

Idosos devem se dirigir ao Teatro Municipal | Ricardo Trida/PSA

O cadastro no saguão do Teatro Municipal ocorrerá até 6 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A emissão dos cartões, no entanto, não será interrompida após esta data. A partir de 9 de abril, os munícipes poderão obter o cartão na AESA, localizada na avenida Industrial, 600, e que funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Não há, portanto, urgência na emissão do documento. A obtenção do Cartão Prioridade não é obrigatória, mas sim um benefício oferecido aos idosos com objetivo de facilitar o embarque. Quem tem mais de 65 anos e não tiver interesse em obter o cartão, poderá continuar entrando normalmente pela porta de trás dos ônibus, apresentando o RG ao motorista.

“O sistema que funcionava anteriormente trazia desconforto, não era digno e causava acidentes com nossos idosos. Com o lançamento deste cartão, a melhor idade tem a partir de agora um tratamento diferente na nossa cidade, com mais respeito e com o valor que deve ser dado a este público. Esta melhoria faz parte de um conjunto de medidas que estamos tomando para mudar e melhorar a qualidade do transporte público, além de poder mensurar a quantidade de idosos que utilizam o nosso sistema”, afirma o prefeito Paulo Serra.

Para efetivar o cadastro e o acesso ao Cartão Prioridade, que é emitido na hora e gratuitamente, o usuário de ônibus com mais de 65 anos deve apresentar CPF, documento com foto e comprovante recente de residência (conta de água, luz ou telefone) emitido nos últimos três meses e em seu nome. Depois deste cadastro, basta o idoso passar o Cartão Prioridade no leitor da catraca e fazer o reconhecimento biométrico para liberar sua passagem, sem a cobrança de tarifa. O cartão Melhor Idade, que já existe e oferece gratuidade para usuários entre 60 e 65 anos, continuará funcionando e sendo emitido normalmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário