terça-feira, 10 de abril de 2018

Começa a quarta edição da Expedição Billings

Da Redação

A quarta edição de um importante estudo sobre a qualidade da água da Represa Billings teve início ontem (9) no Parque Estoril, em São Bernardo do Campo. O ecoesportista Dan Robson percorrerá, nos próximos dois meses, 462 quilômetros pelo maior reservatório de água da região metropolitana de São Paulo, recolhendo amostras em 162 pontos de seis cidades que margeiam a represa.

Neste ano, a novidade será a utilização de uma garrafa para a coleta de amostras mais profundas, que, de acordo com a bióloga responsável pelo projeto, Marta Marcondes, permitirá equiparar os níveis de poluição da superfície e do fundo da represa. “Nosso maior objetivo é fazer um alerta sobre a qualidade da água e seu tratamento”, explica.

 Foto: Divulgação/PMSBC

De acordo com o secretário de Gestão Ambiental, Dr. José Carlos Gobbis Pagliuca, que participou da cerimônia de início da expedição, a iniciativa é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor. “Trata-se de um processo científico de elevada especialidade, que tem muito a oferecer e contribuir com qualidade da água e dos serviços prestados aos nossos munícipes”, afirma.

O material coletado no laboratório móvel apresentará informações sobre o índice de oxigenação, dado essencial para sobrevivência de peixes, bem como a análise de bactérias, hormônios e impurezas causadas por esgoto doméstico não tratado ou contaminação industrial.

Ao final da expedição, todos os dados coletados serão encaminhados para as cidades de coleta de suas respectivas amostras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário