terça-feira, 10 de abril de 2018

Rotatória e viaduto de Utinga recebem melhorias

Da Redação 

A Prefeitura de Santo André entregou hoje (10) um pacote de intervenções viárias na rotatória de Utinga, na avenida dos Estados e no acesso ao viaduto Juvenal Fontanela e avenida da Paz. As obras de reconfiguração do traçado viário permitiram a criação de duas novas pistas, uma para o motorista que acessa o viaduto e outra para a avenida dos Estados, que possibilitarão aumento na fluidez e na capacidade de conversão dos veículos no sentido Utinga. 

Intervenções devem melhorar o trânsito no local | Foto: Alex Cavanha/PSA
No conjunto das intervenções, o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) implantou 63 metros de tubulações de galerias de águas pluviais, que vão captar as águas de chuva da avenida da Paz e encaminhá-las para o rio Tamanduateí. Além disso, o projeto contemplou a instalação de ramais, bocas de lobo e nova pavimentação asfáltica. A Prefeitura executou também uma redistribuição dos pontos de iluminação do canteiro central, que permitirá que as luminárias direcionem o foco de luz para a avenida dos Estados, que tem fluxo médio diário de 70 mil veículos. O investimento total chega a R$ 1,2 milhão.

O prefeito Paulo Serra esteve no local e comentou intervenções. “Entregamos neste mês de aniversário mais uma obra dentro do prazo, atendendo uma importante demanda da nossa cidade. Após anos de abandono, estamos revitalizando diversas pontes da avenida dos Estados e nesta especificamente resolvemos um antigo problema de drenagem e revitalizamos este importante corredor. Estamos trabalhando com bastante empenho para termos a avenida dos Estados que tanto sonhamos”, destaca.

Manutenção de pontes 

A avenida dos Estados tem recebido diversos investimentos da Prefeitura. Um trabalho inédito de manutenção das pontes localizadas na via teve início a partir de um diagnóstico realizado em 2017 pelo Semasa, que avaliou 43 pontes que cruzam rios e córregos da cidade. O objetivo foi detectar preventivamente problemas que pudessem comprometer a segurança das estruturas e, assim, agilizar obras de recuperação das vias para evitar maiores problemas.

Com o estudo, ainda no ano passado, duas pontes passaram por intervenção no rio Tamanduateí: na avenida dos Estados junto à avenida Eng. Olavo Alaísio de Lima e ao lado da Craisa. Houve ainda manutenção em uma ponte sobre o córrego Guarará, localizada na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo com a rua Cisplatina. Além disso, o Semasa também reconstruiu em seis meses, de abril a outubro, a ponte nas proximidades do Sam´s Club, que entrou em colapso.

Uma nova ponte localizada na altura da rua dos Alpes foi entregue à população no último mês de março. A travessia sobre o rio Tamanduateí passou por obras de recuperação de sua estrutura, que tiveram início em dezembro do ano passado, após o Semasa detectar que a segurança da ponte estava prejudicada. Outra ponte que passa por benfeitorias é a da rotatória de Santa Teresinha, sentido São Caetano, na altura do viaduto Presidente Castelo Branco. O trabalho, que também é de recuperação da estrutura da via, contempla a instalação de 72 estacas de concreto para sustentar a passagem e evitar que a água não infiltre a estrutura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário