quinta-feira, 12 de abril de 2018

Santo André lança programa para levar cultura empreendedora a alunos

Da Redação

Além de cuidar do crescimento econômico e da geração de empregos no presente, Santo André já pensa também no futuro. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura lançou ontem (11) o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O programa é voltado a alunos da rede municipal de ensino, de 6 a 10 anos de idade, e visa levar a cultura empreendedora aos estudantes desta faixa etária.

O programa vai atender cerca de 17,2 mil alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Cerca de 720 professores vão participar da formação oferecida pelo Sebrae e transmitirão os conhecimentos para os estudantes, exercendo papel de mediadores entre a visão empreendedora proposta pelo JEPP e os alunos. A parceria para implementação do JEPP não terá nenhum custo para a Prefeitura, nem para os estudantes e professores que participarão do projeto.

Projeto foi lançado ontem (11) | Foto: Ricardo Trida/PSA

“O JEPP é mais uma semente inovadora. Temos compromisso com a formação integral das nossas crianças e este programa vai de encontro com este pensamento. Temos uma oportunidade grande em um programa que não custará absolutamente nada para os cofres públicos”, afirma o prefeito Paulo Serra. A cerimônia de lançamento foi realizada no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, na Vila Matarazzo.

Nas instituições educacionais, o desenvolvimento da cultura empreendedora no ensino fundamental visa desenvolver no aluno a autoestima, a segurança, o planejamento de ações, o trabalho em equipe e a experimentação como importante estratégia de aprendizagem, além de compreensão de que a educação deve ser para toda a vida.

Os alunos serão estimulados a pensar coletivamente, avaliar oportunidades, valorizar a cultura local, interagir e integrar-se com as pessoas e a tomar decisões pensando em objetivos comuns. As práticas da aprendizagem ultrapassam naturalmente as paredes escolares, envolvendo, assim, a comunidade em questão.  “Este programa irá gerar nos alunos um comportamento que pode levar, no futuro, a uma mudança de realidade, realização de sonhos e abertura de novos horizontes", destacou o gerente regional do Sebrae no ABC, Paulo Cereda.

A parceria com o Sebrae tem diretrizes baseadas em documento do MEC (Ministério da Educação) chamado “Educação Econômica e Empreendedorismo na Educação Pública: Promovendo o protagonismo infanto-juvenil”. O conceito de empreendedorismo não se restringe, exclusivamente, ao ato de ganhar dinheiro por meio de exploração de uma atividade econômica. Ele se constitui, sobretudo, de um posicionamento diferenciado frente aos desafios do contexto social.


Um comentário: