terça-feira, 15 de maio de 2018

Edital prevê reforma no terminal Vila Luzita, novos ônibus e melhorias na Mário de Toledo

Por Vitor Lima

A SATrans, autarquia municipal que gerencia o transporte coletivo em Santo André, publicará até o fim do mês o edital para definir a empresa de ônibus que atenderá a região da Vila Luzita. A vencedora da licitação terá que realizar diversos investimentos que proporcionarão maior conforto aos passageiros, conforme exposto pelo prefeito Paulo Serrra em entrevista coletiva na última quinta-feira (10).

Desde o fim de 2016, a empresa que presta serviços à região é a Suzantur, que firmou contrato emergencial com a Prefeitura após a Expresso Guarará decretar falência. O próprio prefeito admite que se trata de "um contrato emergencial precário", feito sem o devido planejamento.

Dentre outras melhorias, terminal receberá iluminação natural | Foto: Ricardo Trida/PSA
Entre as exigências aos vencedores do certame, constam uma ampla reforma do Terminal da Vila Luzita, reformas todos os pontos de paradas, reconstruir a estação localizada na altura da rua Amaro e construir uma nova, na altura da rua Xavantes, além de recapear por completo o corredor e a avenida Capitão Mário Toledo de Camargo.

O edital garantirá a incorporação de 81 veículos à frota - aqueles que atenderão as linhas troncais serão 0 km e os demais deverão ter até cinco anos. Todos deverão dispor de ar-condicionado e wi-fi. A empresa vencedora irá operar as 15 linhas que já atendem a região, mais uma nova que será criada - mais uma opção para ligar o Parque do Pedroso ao terminal.

Terminal deverá ficar assim; pontos da região contarão com novo modelo,
com painéis de informações aos usuários | Imagem: Divulgação/PSA
O trabalho para a concretização do projeto final do novo terminal começou em 2017, com um aprofundado estudo de medição do transporte público da cidade, com a realização da pesquisa origem e destino. Para a execução deste trabalho foi contratada uma empresa de consultoria em transporte público, que diagnosticou as características do sistema.

“Fizemos um trabalho complexo, para que tudo pudesse ser encaixado dentro de uma viabilidade econômica para a cidade. A pesquisa origem e destino apontou os impactos desta obra, quais intervenções seriam necessárias e o comportamento das vias que chegam a este corredor”, aponta Serra.

A empresa vencedora da licitação, que será realizada na modalidade concorrência pública, poderá operar as atividades do terminal e do corredor de ônibus por 20 anos, que poderão ser prorrogados por mais cinco.

O grupo vencedor deverá concluir as reformas no terminal em 12 meses a partir da assinatura do contrato. Para a entrega do novo padrão de paradas, melhorias na Avenida Capitão Mário de Toledo de Camargo e demais exigências, o prazo será de 18 meses. Em caso de descumprimento dos prazos, as empresas serão penalizadas de acordo com punições que constarão em contrato.



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