segunda-feira, 18 de junho de 2018

Doação de sangue: um exercício de humanidade

Da Redação

No inverno os estoques de sangue ficam ainda mais baixos, o que pode comprometer a vida dos pacientes. A enfermeira da Estratégia de Saúde da Família e Conselheira Estadual do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP), Janiquele Ferreira, explica que “quando o estoque de sangue não é suficiente, uma cirurgia programada pode ser cancelada e, nos casos de emergência, o hospital precisa solicitar a mobilização de parentes e amigos para buscar doadores”.
Durante o inverno os estoques ficam mais baixos | Foto: Andre Sousa Borges/Agencia Brasilia
Muitas pessoas têm medo de doar sangue e Janiquele destaca que isso ocorre por falta de informação. “É importante saber que, além dos pré-requisitos que são divulgados, antes de fazer a doação todas as pessoas passam por uma triagem com a equipe médica e de enfermagem e alguns testes são realizados. Só poderá ser doador aquele que estiver apto fisicamente”. Além disso, a doação de sangue é um processo totalmente seguro e não traz risco ao doador.

Ela ressalta que “todos precisam compreender a importância da doação. Além de uma atitude solidária que salva vidas é também um exercício de cidadania e humanidade”.

Para aumentar os estoques, as pessoas precisam pensar no coletivo, defende Janiquele, para em seguida concluir: “O momento que vivemos mostra claramente o resultado do individualismo, que entre outras coisas, trouxe como consequência uma crise política nacional. Precisamos olhar o outro, compreender suas necessidades e estar pronto a agir de forma cooperativa”.

Requisitos para ser um doador:

Ter idade mínima de 16 anos e máxima de 69 anos
Pesar no mínimo 50 quilos
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação
Estar bem de saúde, sem gripe, resfriado ou febre há, no mínimo, 7 dias
Não estar em período de gravidez ou amamentação
Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses (piercing na boca ou na genitália impedem definitivamente a doação)
Não ter feito uso de drogas injetáveis
Não ter visitado regiões onde há surto de febre amarela nas últimas quatro semanas.
Não ter tido relação sexual em que tivesse risco de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses



Nenhum comentário:

Postar um comentário