segunda-feira, 4 de junho de 2018

São Bernardo do Campo terá hospital veterinário público

Da Redação

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da secretaria de Saúde, publicou na última quarta-feira (30), nos atos oficiais do município, o edital de chamamento público para a instalação de um hospital veterinário municipal. Poderão participar do processo de licitação entidades sem fins lucrativos, cuja finalidade estatutária seja o atendimento na área da Saúde. As propostas podem ser submetidas a partir de hoje (4).
Novo equipamento de Saúde será instalado nas dependências
 do Centro de Controle de Zoonoses da cidade | Foto: Omar Matsumoto 

O futuro hospital veterinário municipal será instalado nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na avenida Dr. Rudge Ramos, 1740, no bairro do Rudge Ramos. O equipamento contará com consultórios, salas de centro cirúrgico, enfermarias, laboratórios, salas de raio-x e exames de imagem. A estrutura será operada e gerenciada por organização da sociedade civil pelo período de 12 meses consecutivos, podendo ser prorrogado.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, esclareceu que o novo equipamento de Saúde será essencial também para o controle reprodutivo de cães e gatos (machos e fêmeas) da cidade. “Assim que o hospital estiver em funcionamento, teremos um centro cirúrgico exclusivo para realizar a castração dos nossos animais. Temos ciência de que a fila de espera para esse serviço é extensa e estamos criando medidas para solucioná-la. Além disso, faremos um acompanhamento completo da saúde desses animais, com respeito e dignidade”, esclarece Morando.

Já o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, pontuou que além das castrações, o hospital também irá atender outros tipos de ocorrências. “O equipamento veterinário também terá estrutura para atender animais vítimas de atropelamentos, doenças degenerativas, doenças parasitárias e contagiosas, transmissíveis ao homem ou não. Assim, teremos abrangência maior em saúde pública”, explicou.
As entidades interessadas deverão comprovar condições materiais para o desenvolvimento dos serviços, além de fornecer toda a estrutura de mão de obra, formada por médicos veterinários, auxiliares, equipes de apoio e etc. Para conferir as demais regras do edital, acesse: http://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/saude.



Nenhum comentário:

Postar um comentário