quinta-feira, 21 de junho de 2018

Uma nova ponte em Utinga, Santo André

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quinta-feira (21) concorrência internacional para a construção de uma nova ponte sobre o rio Tamanduateí, na avenida dos Estados, na região de Santa Teresinha, no segundo subdistrito de Utinga. A nova travessia ficará na altura do Sesi, nas proximidades da estrutura que precisou ser demolida no ano passado, após sofrer um dano estrutural irreversível.


Praça Samuel de Castro Neves, à direita, será parcialmente destruída. Foto: Trida/PMSA
O objetivo da obra, que será realizada na altura da rua Bartolomeu de Gusmão, é construir uma nova estrutura para atender o trânsito da via, favorecendo pedestres e motoristas no trecho de Santa Teresinha, da avenida do Estados, beneficiando especialmente o tráfego de usuários que desejam retornar sentido Mauá.

“Hoje publicamos o edital para contratação da ponte de Santa Teresinha, uma obra que era muito aguardada. Agora oficializamos essa concorrência internacional e no dia 23 de julho será a abertura dos envelopes com as propostas. Mais uma conquista da cidade, com recursos próprios da Prefeitura, graças ao choque de gestão que nós fizemos”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

O projeto prevê que esta nova ponte do Sesi ficará na direção da rua Bartolomeu de Gusmão e seus acessos cruzarão a praça Samuel de Castro Neves. A passagem terá 26 metros de comprimento, sendo composta por três faixas de rolamento com 3,50 m de largura cada uma. Em uma das laterais haverá ainda uma passagem de pedestres.

Além da ponte, a vencedora da licitação também deverá realizar adaptações no viário do entorno, além da adequação do sistema de micro-drenagem, para o escoamento adequado das águas de chuva. O custo previsto da obra é de cerca de R$ 4,8 milhões.

O financiamento
Os recursos investidos servirão como contrapartida ao financiamento de US$ 25 milhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) ao município de Santo André, que serão utilizados para execução de um grande projeto de mobilidade na cidade. De acordo com a previsão do Semasa, a obra deve ter início ainda este ano, com previsão de término em seis meses após seu início.


Nenhum comentário:

Postar um comentário