quinta-feira, 26 de julho de 2018

Fundação do ABC tem novo presidente

Da Redação

Procurador-Geral do Município de São Bernardo do Campo, Dr. Luiz Mario Pereira de Souza Gomes é o novo presidente da Fundação do ABC. Indicado pelo prefeito Orlando Morando para o mandato 2018-2019, o advogado foi empossado na manhã de hoje (26 de julho) em reunião do Conselho de Curadores – órgão máximo de deliberação da FUABC. O novo presidente assume o lugar da médica Dra. Adriana Berringer Stephan, que ocupava o cargo interinamente e retorna à função de vice-presidente, recomendada por São Caetano do Sul. Não houve mudança na Secretaria-Geral da instituição, que segue sob comando de Edson Salvo Melo, designado por Santo André.

Luiz Mario Gomes assumiu
a entidade hoje (26) | Foto: Divulgação
Eleito por unanimidade, Dr. Luiz Mario agradeceu a recepção e a confiança do Conselho, garantindo imparcialidade e compromisso com a coisa pública. “Não tenho perfil político. Sigo o caminho técnico da representação do município, conforme o contexto empregado na Procuradoria. Conheço a história da FUABC em razão dos vínculos com a Prefeitura de São Bernardo e chego com uma missão muito parecida com a que desempenho no município e os valores republicanos da administração do prefeito Orlando Morando. Mais do que a pessoa do servidor Luiz Mario, é a cidade que está presente na FUABC. Todas as vezes que eu falar como presidente, também falo pelo interesse público de São Bernardo”.

Segundo o novo presidente, aceitar o convite do prefeito Orlando Morando também foi um gesto de retribuição à cidade, onde é procurador de carreira desde 1996, aprovado em concurso público. “Tenho um vínculo, uma história na cidade. É motivo de orgulho trabalhar em São Bernardo, onde estudei e me formei. Sinto que essa é mais uma oportunidade para retribuir tudo de bom que o município já fez por mim. Recebi com satisfação o convite do prefeito e trago o município para ocupar este cargo comigo e contribuir para o avanço da FUABC”, destacou Dr. Luiz Mario, ciente dos desafios que estão por vir: “Tenho pleno conhecimento do quão trabalhosa será essa missão. Nas conversas preliminares que tive, já pude identificar algumas das dificuldades, problemas de ordem financeira e uma multiplicidade de fatores que vão desde a mantenedora até a ponta, nas unidades de saúde gerenciadas. A partir de agora vou começar a me reunir com os departamentos e com os gestores dos contratos, a fim de me aprofundar em cada uma dessas parcerias com o Poder Público. O que mais me motiva é que estamos falando da coisa pública e é o município de São Bernardo que está falando. Com esse pensamento, poderemos dialogar de forma diferente em busca da melhor contribuição possível à FUABC”.

Sobre a relação com a Faculdade de Medicina do ABC, o novo presidente acrescentou: “Sempre vi a FMABC como um ícone para a região. Tenho certeza e falo com bastante segurança que a escola é motivo de orgulho para São Bernardo e para os demais instituidores. A expressão social da faculdade é inquestionável e não se limita à região do ABC, mas chega ao Estado e até mesmo ao Brasil, como referência acadêmica, no ensino, assistência e formação profissional. É, sem dúvida, um dos grandes valores do ABC”, afirmou Dr. Luiz Mário, ao completar: “A relação da Fundação do ABC com a FMABC será a melhor possível. A ciência, hoje, é uma das principais ferramentas para tirar o Brasil e a sociedade de um certo ocaso que tivemos, e para buscar soluções para problemas como a crise na saúde, que é uma situação endêmica, tanto quanto a violência ou a situação econômica dos estados e municípios. Somente a ciência e a formação podem levar a soluções sábias e corretas. Dentro da FUABC, a faculdade é um elemento marcante. Essa convivência é absoluta e a existência de uma está vinculada à existência da outra”.

Mauá é o principal desafio

Entre os primeiros desafios, Dr. Luiz Mario Souza assume a Fundação do ABC em meio a tratativas com a Prefeitura de Mauá para solução do contrato de gestão do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM) e negociações para o pagamento da dívida de mais de R$ 120 milhões do município com a FUABC. O contrato atual foi prorrogado por 30 dias e está vigente até o final de julho. Conforme orientado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, espera-se para os próximos dias a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que regule um novo contrato de gestão para o COSAM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário