segunda-feira, 8 de outubro de 2018

ABC elege seis deputados estaduais e três federais

Por Vitor Lima

O ABC não aumentou o número de representantes na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e na Câmara Federal. Ao todo, foram seis candidatos eleitos como deputados estaduais e três para federais.

Para a Alesp, entraram: Teonilio Barba e Luiz Fernando, ambos reeleitos pelo PT, Carla Morando (PSDB), Thiago Auricchio (PR), Márcio da Fármacia (Podemos) e Coronel Nishikawa (PSL).

Em Brasília, estarão Alex Manente (PPS), Vicentinho (PT), reeleitos, e Luiz Carlos Motta (PR).

Deputados estaduais

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio (PSDB), consolidou grande vitória política ao eleger seu filho, Thiago, como deputado estadual. Aos 25 anos, o filho do prefeito obteve a confiança de 73.435 eleitores. O último deputado eleito pela cidade havia sido Marquinho Tortorello, no início dos anos 2000.

Alex Manente (esquerda) se reelegeu deputado federal; aos 25 anos,
Thiago Auricchio conseguiu uma vaga como deputado estadual | Foto: Divulgação

Na Avenida Goiás, no QG da campanha do candidato, o resultado foi recebido com muita euforia. Houve festa até o início da madrugada, com direito a muitos fogos de artifícios. Dos mais de 70 mil votos de Thiago, 15 foram obtidos na cidade.

Outro prefeito que saiu fortalecido do pleito de ontem (7), foi Orlando Morando (PSDB). O mandatário de São Bernardo do Campo assegurou à sua esposa, Carla Morando, uma cadeira na Alesp, com 89.636 votos. Ela foi a mais votada na cidade, com pouco menos que 47 mil eleitores.

Também representam São Bernardo os reeleitos Teonildo Barba e Luiz Fernando – que registraram 91.394 e 85.271 sufrágios, respectivamente –, além de Nishikawa, com 23.904 – apesar da baixa votação, o coronel elegeu-se beneficiado pelas regras eleitoras; Janaína Paschoal (PSL) obteve mais de 2 milhões de votos e foi a responsável pela vitória de Nishikawa, que entre os 94 deputados eleitos foi o que obteve a menor votação.

Carla Morando elegeu-se deputada estadual; Palacio saiu derrotado
 na disputa por uma vaga na Câmara Federal | Foto: Divulgação 

Márcio da Fármacia é de Diadema. Com 44.969 votos, o candidato apoiado pelo prefeito da cidade, Lauro Michels (PV), exercerá mandato de quatro anos na Alesp.

Santo André não elegeu nenhum representante. Luiz Turco (PT) buscou a reeleição, mas com apenas 33.368 sufrágios, não obteve sucesso – em 2014, quando elegeu-se, o deputado registrou 78.670 votos.

Outros nomes importantes da política andreense viram seus projetos naufragarem. Almir Cicote (Avante) e Professor Minhoca (PSDB), que exercem a vereança no município, registram 25.054 e 17.276 votos, respectivamente. Ambos contaram com o apoio do prefeito Paulo Serra (PSDB). Vanderlei Siraque (PCdoB), que já foi deputado estadual e federal em mandatos passados, conseguiu a confiança de apenas 12.581 eleitores. Aidan Ravin (Podemos) não teve o número de votos divulgado, pois ainda possui pendência com o TSE.

Deputados federais

O deputado federal do ABC mais votado foi Alex Manente, que conseguiu a reeleição com 127.366 sufrágios e representa São Bernardo do Campo. Luiz Carlos Motta (75.218 votos) e Vicentinho (70.645) são de Diadema.

Três vereadores de Santo André não obtiveram sucesso na tentativa de chegar à Brasília: Eduardo Leite (PT), com a confiança de 22.669 eleitores, Edson Sardano (PTB), com 15.527 votos, e Sargento Lobo (Solidariedade), com 8.726, sufrágios, foram derrotados.

Mesmo destino tiveram o vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (PSD), o ex-vereador Fábio Palacio (PSD) e Nilson Bonome (PRB) – os dois últimos de São Caetano do Sul. 53.933, 16.782 e 10.025 foram os votos dos três, respectivamente.

Ana do Carmo (PT), de São Bernardo, exerce atualmente mandato como deputada estadual e nesta eleição tentou eleger-se como federal. Com 51.818, Ana também integra o time de candidatos derrotados do ABC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário