segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Alunos de Santo André com problemas de visão recebem óculos gratuitos

Da Redação

A vida ganhou novos contrastes neste último domingo (11) para 266 alunos da rede municipal de ensino de Santo André. Matriculados no primeiro ano do ensino fundamental, eles compareceram ao Camp Piero Pollone, no Jardim Ana Maria, acompanhados dos familiares, para retirar os óculos gratuitos fornecidos pelo programa Educando com Visão. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santo André e o Rotary Club Santo André Norte.

Nesta edição do programa, 266 alunos receberam os óculos | Foto: Helber Aggio/PSA
O programa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos alunos, por meio da resolução dos problemas oftalmológicos que, inclusive, podem impactar no desenvolvimento do estudante na escola, conforme comenta o presidente do Rotary Club Santo André Norte, Luiz Antonio Pirola:  "A grande maioria das crianças aqui nem sabia que tinha problema de visão. Às vezes, o aluno vai mal na escola não porque não tem capacidade de aprendizado, mas porque não está enxergando direito”.

Desde a sua criação, em 2004, até o ano passado, mais de 4 mil crianças passaram por exames oftalmológicos do programa. Neste ano, 480 alunos compareceram a três mutirões de exames, realizados no Centro de Especialidades I, na avenida Ramiro Colleoni.

Nos mutirões, os alunos cuja necessidade de óculos era comprovada, já puderam escolher a armação. Além disso, aproximadamente 80 alunos foram encaminhados para tratamento com especialistas e receberão, se for o caso, óculos futuramente.

O vice-prefeito Luiz Zacarias ressalta a importância do programa. "Essa é uma parceria da Prefeitura com o Rotary que tem dado certo, com um impacto muito positivo na vida dessas crianças. Os exames realizados nos mutirões identificam até casos que necessitam de tratamento mais específico", afirma.

O programa começa nas escolas, com atenção redobrada dos professores em sala de aula e realização do teste de Snellen (identificação de letras a distância) na própria unidade. Em casos de suspeita de algum problema visual, os alunos são encaminhados para o mutirão. A Prefeitura fornece transporte para a criança e o acompanhante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário