sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Desigualdade em São Paulo é estrutural e permanece a mesma desde 2013

Da Redação

O Mapa da Desigualdade 2018 realizado pela Rede Nossa São Paulo foi lançado nesta última terça-feira (27) na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e mostrou que o índice de desigualdade nas diversas regiões da cidade não sofreu alterações significativas no último quadriênio. Houve diminuição da diferença entre os indicadores de desigualdade de mortalidade infantil, gravidez na adolescência, pré-natal e atendimento na pré-escola dos distritos de São Paulo entre 2013 e 2017. Porém, a diferença aumentou na oferta de leitos hospitalares, em acidentes com bicicletas e no número de mortes no trânsito.

Segundo o gestor de projetos na Rede Nossa São Paulo e sociólogo formado pela FESPSP, Américo Sampaio, o Mapa da Desigualdade “evidencia em quais áreas é necessário maior atenção das autoridades públicas". Os dados da pesquisa são referentes ao ano anterior (2017) e estão disponíveis aqui. 

Já o cientista político e coordenador do curso de pós-graduação em Globalização e Cultura da FESPSP, Aldo Fornazieri, na abertura do evento, destacou que não apenas no Brasil, mas no mundo, a democracia e a igualdade estão em questionamento. "O principal valor da democracia é a igualdade. Se não houver igualdade, não há direitos, e a democracia é um regime de direitos", afirma.

O lançamento do Mapa foi seguido por um debate com especialistas, e contou com a presença de autoridades públicas, entre elas, o vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy.

Na ocasião, o coordenador da Rede Nossa São Paulo, Jorge Abrahão, reiterou a importância de políticas públicas pontuais. “Nossos dados nos estimulam para atuarmos fortemente nas políticas públicas, pois não são pontuais, eles buscam aplicabilidade. Além desta pesquisa, a Rede realiza pesquisas mensais com temas importantes para evidenciarmos a percepção dessas políticas", finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário