terça-feira, 27 de novembro de 2018

Especialista em Recursos Humanos dá dicas para quem procura emprego

Da Redação 

O Brasil gerou 57.733 empregos com carteira assinada em outubro deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Na Luandre, uma das maiores consultorias de RH do País, o balanço do ano também foi positivo. O primeiro semestre de 2018 registrou mais de 40% de vagas em relação ao mesmo período do ano passado. Mas, mesmo com aumento de vagas, muitos candidatos acabam perdendo oportunidades por falta de foco na busca, segundo a especialista em RH da Luandre, Alessandra Araújo.

Uma boa alternativa para uma recolocação rápida é trabalhar o networking | Foto: Shutterstock
Para Alessandra, não basta simplesmente se inscrever em todas as vagas que aparecem, é preciso otimizar o tempo e saber onde e pelo que procurar. Assim, a especialista dá dicas para quem deseja ter melhor aproveitamento na busca de um emprego.

1) O que estou procurando?
Antes de mais nada é importante ter em mente que tipo de formação, experiência e habilidades específicas o candidato possui e a que tipo de cargo elas se adequam. "Cada empresa busca um tipo de profissional diferente. Às vezes, para uma é mais importante a formação e para outra, que anuncia o mesmo cargo, é preferível a experiência do candidato na função", diz Alessandra.

"Por isso, é importante que a pessoa preste muita atenção à exigência que a vaga apresenta e veja se estão realmente de acordo com suas características. Não vai adiantar ter todos os requisitos necessários para uma vaga de assistente administrativo, mas se candidatar à oportunidade de recepcionista, por exemplo", avalia.

2) Cadastro online
O currículo em papel tem sido cada vez menos utilizado, dando lugar ao cadastro online, já que dessa forma seu currículo é visto por toda a equipe de recrutamento e seleção durante a triagem inicial, que é feita pelo sistema. Além disso, no cadastro online o candidato tem acesso imediato às inscrições e ao status dos processos seletivos.

É fundamental atualizar sempre as informações e preencher o cadastro com calma, não adianta preencher com informações muito objetivas ou realizar um "copia e cola". Pense que o selecionador precisa se interessar pelo que ele está lendo.

3) Redes sociais
Com as redes sociais cada vez mais em alta, muitas empresas as utilizam para divulgar vagas de emprego devido à alta concentração de usuários.

"O LinkedIn é a principal rede para networking e divulgação de oportunidades, pois é focada nesse tipo de assunto. Já o Facebook oferece diversos grupos de profissionais de áreas diferentes, que postam sobre novas vagas. O Instagram, tem sido utilizado cada vez mais devido à ferramenta do stories, que chama atenção, e o Whatsapp possibilita a criação de grupos fechados. Ou seja, todas são ótimas alternativas para os candidatos", diz a especialista.

4) Fortaleça o networking
Além de procura pelo novo emprego em consultorias, sites e redes sociais, uma boa alternativa para uma recolocação rápida é trabalhar o networking e fazer com que ex-colegas, família e amigos saibam da sua busca. "É possível que um conhecido da mesma área saiba de alguma oportunidade que a empresa não tornou pública e possa fazer a indicação", diz Alessandra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário