quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Fundação do ABC organiza ‘IV Fórum de Sustentabilidade’

Da Redação

O Departamento de Qualidade da Fundação do ABC, por meio do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade, programou para 29 de novembro a quarta edição do “Fórum em Saúde e Sustentabilidade”, cujo objetivo é dar visibilidade a ações socioambientais relevantes, assim como promover a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e meio ambiente. Com inscrições gratuitas pelo site www.fuabc.org.br/forum, o evento das 8h às 16h será no Anfiteatro David Uip, no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (Avenida Lauro Gomes, 2.000 - Vila Sacadura Cabral).

Arte: Divulgação
Entre os palestrantes estará o coordenador do Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Centro de Vigilância Sanitária do Governo do Estado, Vital de Oliveira Ribeiro Filho, que também preside o Conselho Consultivo do Projeto Hospitais Saudáveis. O convidado falará sobre “O desafio das mudanças do clima para a sustentabilidade das organizações de saúde”. Já a engenheira ambiental e sanitária, Priscila Bolcchi, abordará o tema “Resíduos do serviço de saúde e a sociedade”, enquanto e engenheira civil e sanitarista, Nercy Bonato, comandará palestra sobre “Programa Pró-Billings - Programa Integrado de Melhoria Ambiental na Área de Mananciais da Represa Billings”. Por fim, o presidente da empresa W-Energy, administrador de empresas e especialista em Sustentabilidade, Wagner Cunha Carvalho, cuidará de explanação sobre “Sustentabilidade Humana na Saúde”.

Amigo do meio ambiente

No período da tarde, o IV Fórum em Saúde e Sustentabilidade da FUABC terá a apresentação dos trabalhos das unidades da Fundação do ABC que participarão do Prêmio Amigo do Meio Ambiente – certificação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo concedida anualmente às melhores práticas sustentáveis desenvolvidas em serviços de saúde públicos ou privados, de todo o País, que prestam assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O palestrante Vital de Oliveira Ribeiro Filho,
presidente do Conselho Consultivo
do Projeto Hospitais Saudáveis | Foto: Divulgação

Neste 2018, a entrega dos prêmios será durante a abertura do XI Seminário Hospitais Saudáveis - SHS2018, em 5 de dezembro, a partir das 8h, no Auditório Dr. Benedito Montenegro do Hospital Santa Catarina (Av. Paulista, 200, Bela Vista - São Paulo/SP).

Na edição de 2017, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá, gerenciado pela Fundação do ABC, esteve entre os 15 vencedores do prêmio. A unidade foi reconhecida pelo projeto ‘Iluminação Consciente’ – responsável por substituir 100% das lâmpadas fluorescentes do hospital por LED, tipo que não traz em sua composição metais lesivos ao meio ambiente, como chumbo e mercúrio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário