quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Projeto do Semasa incentiva customização de roupas e redução de descarte

Da Redação 

O descarte de blusas, calças jeans e outras peças de roupas no lixo orgânico é um problema frequente em Santo André. Atualmente, cerca de 35,6 toneladas de tecidos são descartadas por dia, o que também aumenta a quantidade de resíduos secos que não deveria seguir para o Aterro Sanitário. Para conscientizar a população sobre este problema e estimular o reaproveitamento de roupas, o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) começou um projeto de customização, que permite que peças de vestuários se transformem em novos modelos e até mesmo em objetos.

A iniciativa faz parte de uma parceria com o Senac Santo André | Foto: Divulgação/Semasa
O projeto "Sustentabilidade, moda e seus impactos ambientais" está sendo realizado, desde outubro com moradores da região do Recreio da Borda do Campo, localizado em área de manancial. A iniciativa faz parte de uma parceria com o Senac Santo André - em maio, mais de 50 alunos da instituição participaram de oficinas do programa e puderam reaproveitar e revitalizar peças que não eram mais utilizadas.

Antes da oficina de customização, os moradores tiveram uma palestra sobre os impactos ambientais associados à indústria têxtil e também fizeram uma visita ao Aterro de Santo André, que fica na Cidade São Jorge. No próximo dia 9, a ação continua com uma oficina de biojoias, que será realizada no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Recreio da Borda do Campo.

O encerramento do projeto acontece em 14 de novembro com um desfile de moda com as peças confeccionados pelos participantes. O evento acontece das 15h às 16h, no Senac Santo André (Av. Ramiro Colleoni, 110 – Centro).




Nenhum comentário:

Postar um comentário