sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Psol pede cassação de Elian; Vavá consegue direito de assumir

Por Vitor Lima

O Psol de Santo André protocolou, na tarde de hoje (11), pedido para que a Câmara de Vereadores da cidade instale uma comissão de ética para investigar as ações da vereadora Elian Santana (SD). O objetivo é processar a cassação da vereadora por quebra de decoro parlamentar.

No fim do ano passado, Elian foi alvo de investigação da Polícia Federal que apurava esquema de fraudes em solicitações previdenciárias no INSS. A vereadora ficou presa por 18 dias, mas a Justiça lhe concedeu o direito de responder em liberdade – mas vetou a vereadora de voltar a ocupar o cargo.
Pedido de cassação do mandato de Elian Santana
foi protocolado há pouco pelo Psol | Foto: Divulgação

O documento assinado pelo presidente do diretório andreense do Psol, Diego Tavares do Santos, aponta que existem “inúmeros indícios de que a parlamentar praticava crimes em seu gabinete. Não é por outra razão que os investigadores do caso efetuaram a prisão da parlamentar, que depois conseguiu o benefício de manter-se sob o controle de uma tornozeleira eletrônica”.

De acordo com a visão do partido exposta no pedido, “não é admissível e nem estão entre as funções parlamentares ofertar assessoria previdenciária”. O documento ainda cita o momento conturbado politicamente do País, e apela para que os vereadores da Casa tenham responsabilidade e não deixam Elian “politicamente impune”.

Vavá deve assumir

O suplente da vereadora afastada, Vavá da Churrascaria (também do SD), conseguiu, na Justiça, o direito de assumir a cadeira de Elian. A priore, o corpo jurídico da Câmara entendeu que Vavá não deveria ser convocado.

Após a negativa da Casa, Vavá apelou a seus advogados. A Justiça lhe deu razão e deferiu o seu pedido. O empresário deve tomar posse assim que o recesso parlamentar chegar ao fim, em fevereiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário