segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

São Bernardo terá Batalhão Especial da PM

Da Redação 

O governador João Doria assinou, na tarde de hoje (08/02), o decreto que oficializa a instalação do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), em São Bernardo. O ato ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do prefeito Orlando Morando, da deputada estadual eleita, Carla Morando, dos secretários Humberto Rodrigues (Coordenação Governamental) e coronel Carlos Alberto dos Santos (Segurança Urbana), além do presidente da Câmara Municipal de São Bernardo, o vereador Ramon Ramos. Também participou da solenidade o vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, o secretário de Segurança, General Campos, o coronel Salles, comandante geral da PM, e Rui Ferraz, delegado geral da Polícia Civil.

A implantação do Baep de São Bernardo deverá ocorrer em 12 de abril, data em que o governador João Doria completará 100 dias de governo. O equipamento tem caráter regional e atenderá as demais cidades do ABC. “Levaremos uma força especial padrão Rota, com atendimento regionalizado de forma integrada. Isso, sem dúvida, melhorará a sensação de segurança do cidadão”, afirmou o governador.  Além de São Bernardo, o governador autorizou a instalação em mais três cidades: Presidente Prudente, São José do Rio Preto e no centro da Capital. 

Foto: Gabriel Inamine
O prefeito Orlando Morando enfatizou a importância do novo Baep na região, destacando a política de tolerância zero com o crime instituída pelo governador João Doria. “O Baep será implantado em São Bernardo, mas é um equipamento regional, que irá atender a todo o ABC. Trata-se de um importante avanço institucional, pois este efetivo atenderá demandas de alto risco em toda a região. Agradeço, mais uma vez, o respeito que o governador tem demonstrado à nossa cidade, autorizando mais um equipamento que levará mais segurança às pessoas”, afirmou o chefe do Executivo. 

Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva no Estado. Nas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de choque.  Cada batalhão terá entre 265 a 295 PMs, contando com 30 viaturas e um ônibus. Além dos Baeps já anunciados, há mais cinco em funcionamento, distribuídos em Campinas, Santos, São José dos Campos, Barueri e na zona leste da Capital. No total, o Governo pretende instalar 17 unidades no Estado. 

Todos os policiais que irão atuar no Baep passarão por treinamento no Comando de Policiamento de Choque para patrulhamento tático, gerenciamento de crise, negociações com reféns, busca e apreensão de artefatos explosivos, patrulha em locais de risco, ações táticas especiais, controle de multidões e policiamento em manifestações. 

A capacitação ocorrerá em sete semanas, nos quais serão aplicadas disciplinas específicas do treinamento da Rotas (Rondas Ostensiva Tobias de Aguiar de Aguiar), 2º Batalhão de Choque, 3º Batalhão de Choque, COE (Comandos e Operações Especiais) e Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).

O novo equipamento ficará instalado na Avenida Redenção, no Centro, onde também será implantado o primeiro Centro de Operações Integradas de Combate ao Crime (COICC) de São Paulo, que, além do Baep, abrangerá as operações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além da Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil Municipal e Estadual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário