sexta-feira, 1 de março de 2019

Governo de São Paulo lança programa de ensino técnico profissionalizante

Da Redação

O governador João Doria lançou nesta sexta-feira (1º) o Novotec, programa que dará oportunidade aos alunos do ensino médio de cursarem ao mesmo tempo ensino técnico profissionalizante e saírem com dois diplomas. Até 2022, o objetivo é triplicar as vagas oferecidas atualmente chegando a 180 mil. A iniciativa será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza – instituição referência em excelência educacional no Brasil.



Segundo o Governo, serão mais de 30 mil vagas nas quatro modalidades (Integrada, Expresso, Móvel e Virtual), em 2019 | Foto: Freepik
"O objetivo é levar esta educação de excelência do Centro Paula Souza para a rede estadual de ensino em larga escala, através da oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio da rede regular", explica Doria.

 No Novotec, os cursos são oferecidos de acordo com a alta demanda dos jovens por profissionalização mais rápida e do mercado de trabalho, por mão de obra qualificada para as necessidades atuais. A grade de seis aulas por dia possibilitará aos alunos um período disponível para trabalhar ou estagiar.

O programa prevê ainda o compartilhamento da infraestrutura e talentos já existentes, utilizando escolas e professores da rede estadual e do Centro Paula Souza para trabalharem conteúdos de forma integrada.

Neste ano, já estão sendo oferecidas 5,4 mil vagas do ensino médio integrado com o técnico em seis aulas diárias – 400 delas em 10 escolas da rede estadual de educação e o restante em  Escolas Técnicas Estadual (ETECs). Ao todo, 36 municípios estão recebendo turmas do Novotec na modalidade integrada. Entre os oito cursos oferecidos estão desenvolvimento de sistemas, comunicação visual e cozinha.

 Além da modalidade integrada, o programa prevê outras três de curta-duração: Novotec Expresso, Novotec Móvel e o Novotec Virtual. Segundo o Governo, serão mais de 30 mil vagas nas quatro modalidades, em 2019.

Novotec Expresso
 Cursos de curta duração (200 horas) para qualificação profissional em escolas estaduais e laboratórios das ETECs. Em 2019 serão oferecidas 23 mil vagas, em cerca de 600 turmas, espalhadas por 44 municípios. Início previsto para agosto. Exemplos de cursos: Técnicas em vendas, Gestão de pequenos negócios, Programação, Marketing Digital, Manutenção de computadores e outros.

Novotec Móvel
Cursos de curta duração (200 horas) para qualificação profissional realizados em unidade móvel (carreta). Em 2019, serão disponibilizadas cerca de 1.500 vagas. Início previsto para agosto. Exemplos de cursos: Automação industrial, Metrologia, Petróleo e Gás e outros.

Novotec Virtual
 Cursos técnicos de curta duração (200 horas e 400 horas) utilizando a estrutura de ensino à distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), com conteúdo do Centro Paula Souza. Em 2019, serão disponibilizadas 3 mil vagas. Início previsto para agosto. Exemplos de cursos: Administração, Guia de Turismo, Desenvolvimento de Sistemas e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário