segunda-feira, 29 de abril de 2019

O Festival do Cambuci de Paranapiacaba


Por Fabio Picarelli*

A rota do Cambuci comemora o sucesso de uma iniciativa que combina festivais gastronômicos, arranjo produtivo sustentável, roteiros turísticos, rede de pesquisadores. Representando uma grande oportunidade para o resgate da cultura em torno do fruto nativo, a produção agroecológica e o comércio justo. Resgatar o cultivo e o consumo do Cambuci, fruto nativo da Mata Atlântica, como estratégia de conservação das matas e geração de renda para os produtores da região da Serra do Mar é o grande objetivo da Rota Gastronômica. Para isso, são realizados festivais associados a atividades culturais, turísticas e de lazer nas cidades. Além disso, a Rota promove a organização dos produtores e diversificação de cultivos com geração de renda. Os mesmos parceiros participam também de um Roteiro Turístico que trabalha de forma integrada o potencial dos atrativos locais relacionados ao Cambuci.

Em Santo André a 1ª edição da Festa do Cambuci de Paranapiacaba aconteceu no mês de abril de 2004 junto às festividades comemorativas ao aniversário da cidade e culminando com o fim da safra do fruto. Um grupo de empreendedores locais percebendo as potencialidades do fruto resolveu promover a festa, abrindo um leque de oportunidades positivas às atividades turísticas da vila. Desde então este evento cresce e se repete com sucesso. A cada nova edição, novos produtos são desenvolvidos pelos empreendedores da vila de Paranapiacaba, incrementando o cardápio local com delícias feitas com o fruto do Cambuci e atraindo cada vez mais turistas e profissionais de gastronomia.

De geleias a doces, sorvetes, bolos, compotas, antepastos, queijos, temperos e bebidas (chás, sucos, cervejas, cachaças e licores) os produtos artesanais são ofertados em stands nas dependências do antigo Mercado Central da Vila.  Esta, é a 16ª edição do Festival promovido pela Prefeitura Municipal de Santo André na gestão Paulo Serra com organização da Secretaria de Meio Ambiente. Esse ano retornamos com o Festival Gastronômico do Cambuci que foi realizado dia 20/04 contando com a participação de vários concorrentes em três categorias distintas, sendo Salgado, Bebida e Doce. Com entusiasmo e muita força de vontade revitalizamos a antiga Padaria do Mendes. A propriedade consiste em duas edificações, sendo que a principal, de madeira foi usada para as atividades comerciais. O prédio anexo, em alvenaria abrigava o forno, onde os pães eram assados. Nesse ambiente aconchegante contamos com a honrosa presença dos renomados profissionais e jurados, Chef Ana Maria Ruiz Tomazoni, empreendedora, com vários cursos no exterior como Le Cordon Blue em Paris, Blue Elefant em Bangkok-Tailândia, proprietária da Escola de Gastronomia Sabor e Saber e grande incentivadora do Festival Gastronômico. Chef Arthur Sauer formado na Institut Paul Bocuse que trabalhou na cozinha dos prestigiados restaurantes Roux Bistrô, La Tambouile, Cantaloup e com a Nutri Chef Gislene Rocha especialista em nutrição clínica que já percorreu mais de 26 países em busca de conhecimento gastronômico. Eles abrilhantaram o evento partilhando conhecimento e muita simpatia.

E neste domingo (28), no Coreto ao lado do Clube União Lyra Serrano, ocorreu a premiação onde foram apresentados os ganhadores desta edição. Queremos com essa iniciativa ajudar a difundir os objetivos da Rota do Cambuci que tem como desafio a organização dos produtores e parceiros para inserir efetivamente o Cambuci no mercado. Convidamos você a apoiar esta proposta e saborear as delícias gastronômicas oferecidas no Mercado Central da Vila e participar deste momento festivo.

*Fabio Picarelli é secretário de Meio Ambiente de Santo André. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário