quinta-feira, 2 de maio de 2019

Planetário de Santo André tem sessões com audiodescrição

Redação

O Planetário e Cinedome Digital de Santo André passa a oferecer duas opções de sessões inclusivas todo último domingo do mês. O recurso, que consiste na tradução de imagens com palavras, alternada com o som original e os diálogos, tem como objetivo proporcionar uma experiência mais completa e, consequentemente, mais emocionante, aos deficientes visuais.

Sessões com adiodescrição ocorre no último domingo do mês | Foto: Angelo Baima/PSA

A novidade começou no último domingo (28), com o filme “Aniversário do Pingo”, voltado ao público infantil, e “A Conquista de um Sonho”, para o público infantojuvenil e adulto.

A audiodescrição é opcional, conforme explica o coordenador técnico do Planetário, Luiz Cláudio Pereira: “Quem opta por assistir com audiodescrição recebe fones de ouvido na entrada, para que ouça o filme com a descrição das imagens projetadas na cúpula, em alguns momentos-chave, e com o som original e os diálogos também”.

A adaptação foi feita pela empresa Ver com Palavras Audiodescrição, e a equipe do Planetário e Cinedome de Santo André ficou responsável por sincronizar estas inserções de descrições com as partes em que o som é original. O processo de adaptação de um filme para audiodescrição demora, em média, oito meses.

Para o coordenador do Planetário, Thiago Wenzler, a audiodescrição é muito importante no processo de educação e de inclusão. "É preciso voltar os olhares para a produção de materiais pedagógicos para crianças e adolescentes portadores de deficiência visual, o que permite a equiparação de oportunidades e o acesso aos conteúdos de suma importância. Por isso, o Planetário e Cinedome de Santo André tem sido cada vez mais efetivo na produção de conteúdos inclusivos”, destaca.

Para Gabriel Ferreira, deficiente visual de 11 anos, que gosta muito de astronomia, a experiência de acompanhar uma sessão com audiodescrição foi emocionante. “Foi um dia muito incrível pra mim, pois eu pude “ver” os planetas, o sol, as estrelas e fiquei encantado. Como a astronomia é muito visual, com a audiodescrição pude ter muito mais informações e detalhes. Ganhei muito conhecimento nesse dia”, conta.

Além das sessões com audiodescrição, no último sábado de cada mês, às 13h30, também acontecerá uma sessão extra chamada “Efemérides”, que abordará a configuração do céu e os fenômenos astronômicos que acontecerão no mês seguinte.

O planetário fica dentro da Sabina Escola Parque do Conhecimento, que está localizada na Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldizia, em Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário