segunda-feira, 3 de junho de 2019

Programa “Moeda Verde” supera marca de 100 toneladas de resíduos

Redação

O programa Moeda Verde, que troca cinco quilos (kgs) de lixo reciclável por um kg de hortifrúti, já coletou mais de 100 toneladas de resíduos, desde o lançamento, em novembro de 2017. Em troca, a iniciativa do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) e da Prefeitura de Santo André, entregou 20 toneladas de frutas, legumes e hortaliças. O balanço foi divulgado em 31 de maio.

Atualmente, o Moeda Verde está presente em 9 comunidades de Santo André | Foto: divulgação/PMSA

A importante marca foi atingida poucos dias após o programa completar um ano e meio e demonstra o sucesso da ação e a aderência dos moradores de núcleos e comunidades, que tem participado cada vez mais das trocas, segundo o prefeito Paulo Serra.

“Este é um grande marco da nossa gestão. O programa gera consciência ambiental e incentiva todos os moradores a cuidarem da comunidade, mantendo-a limpa. Não à toa outras cidades estão vindo para Santo André para aprender e também utilizar o projeto. É a dignidade de volta para a população andreense”, afirma Serra.

Já o superintendente do Semasa, Almir Cicote, comemora o resultado. “O Moeda Verde é um orgulho para Santo André. Com ele, o Semasa tem diminuído os pontos de descarte irregular da cidade e mantido as vias das comunidades mais limpas. Sem contar a alimentação saudável, que o programa, através do Banco de Alimentos, oferece aos moradores. A marca de 100 toneladas é só mais uma provas de quanto estamos no caminho certo”, finaliza.

O Moeda Verde foi estruturado dentro de algumas propostas que visam a ampliação da vida útil do Aterro Sanitário, a redução dos pontos de descarte de lixo irregular e a melhora da coleta seletiva em comunidades carentes do município. Assim, surgiu o programa andreense, que também visa combater à fome e a miséria, já que os pontos de troca são sempre dentro de núcleos habitacionais. Além de sensibilizar os moradores sobre a importância da separação dos resíduos; proporcionar um sentimento de pertencimento em relação ao ambiente em que vivem; e estimular a economia circular, já que todas as hortaliças ofertadas nas trocas são adquiridas dos agricultores urbanos de Santo André.

Atualmente, o Moeda Verde está presente em 9 comunidades da cidade – Ciganos, Capuava, Cipreste, Eucaliptos, Vista Alegre, Santa Cristina, Jardim Cristiane, Sítio dos Vianas e Cruzado. Até o fim do ano, a iniciativa será ampliada para outros cinco locais – Pintassilgo, Tamarutaca, Sorocaba, Espírito Santo e Missionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário