sexta-feira, 19 de julho de 2019

Santo André tem “Dia D” de vacinação contra o sarampo neste sábado

Redação

 A Prefeitura de Santo André realizará neste sábado (20) o Dia D de vacinação contra o sarampo. Todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para imunização e atualização da carteirinha de vacinação de jovens de 15 a 29 anos de idade. Além das unidades de saúde, a Rua Coronel Oliveira Lima receberá um posto avançado, na esquina com a Rua Doutor Albuquerque Lins.

O público-alvo da campanha são jovens de 15 a 29 anos de idade | Foto: Alex Cavanha/PSA

O objetivo da campanha – que vai até 16 de agosto - é aumentar a cobertura vacinal do grupo prioritário, que é considerado mais vulnerável às infecções, devido à menor procura pela segunda dose da vacina.

A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Ana Lucia Ferreira Oliveira Meira, ressalta a importância da vacinação. “Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir com o aumento da circulação de doenças. Tomar vacina é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte”, alerta.

Vale destacar que ainda não há um tratamento específico para a doença e a melhor forma de prevenção continua sendo a imunização. A vacina tríplice viral garante a proteção contra sarampo, rubéola e caxumba e é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas ao tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

Transmissão e sintomas
Transmitido de pessoa para pessoa, por meio de gotículas de saliva eliminadas pelo espirro ou pela tosse, o sarampo é uma doença altamente contagiosa. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é de cerca de 12 dias, mas a transmissão da doença pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e se estender até o quarto dia depois que surgiram as manchas avermelhadas na pele.

Os sintomas mais comuns da doença são manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, febre, tosse persistente, mal-estar, irritação nos olhos, coriza, perda de apetite, manchas brancas na parte interna das bochechas, pneumonia, otite (infecção no ouvido) e encefalite (inflamação no cérebro).     

Nenhum comentário:

Postar um comentário