sexta-feira, 23 de agosto de 2019

“Dia da Reanimação Cardiopulmonar” tem workshops em São Bernardo do Campo

Redação

Quando o assunto é uma parada cardíaca, o que o paciente menos tem é tempo. Foi pensando nisso, que a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu ao Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar, neste sábado (24). Com isso, em quatro pontos da cidade (veja locais abaixo), das 8h30 às 11h30, os munícipes poderão receber, gratuitamente, orientações na prática de como identificar uma parada cardiorrespiratória e, ao mesmo tempo, treinamento de como agir para revertê-la.

Os munícipes poderão receber, gratuitamente, orientações na prática de como identificar uma parada cardiorrespiratória e, ao mesmo tempo, treinamento de como agir para revertê-la | Foto: Divulgação/ PMSBC
A simulação será feita com bonecos, normalmente utilizados pelas próprias equipes de salvamento e resgate em seus treinamentos. O treinamento será ministrado por agentes do SAMU, do Núcleo de Educação em Urgência de São Bernardo (NEU), do Complexo Municipal Hospitalar e da Faculdade de Medicina do ABC.

Segundo a coordenadora do NEU, Marcia Silva Picolli, quanto mais pessoas souberem o que fazer nesta situação, mais vidas serão salvas. “A cada minuto que uma pessoa fica inconsciente, seu percentual de sobrevivência diminui 10% e aumentam as sequelas. Por isso, é fundamental multiplicarmos este conhecimento, por meio destas simples ações”, esclarece a enfermeira.

O secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, ressalta a importância da ação: “A maioria destes incidentes ocorre fora do ambiente hospitalar. Então, é fundamental capacitar o cidadão comum para estas emergências até que a equipe especializada no resgate chegue ao local”.

A atividade consistirá ainda em aprender a utilizar o desfibrilador externo automático (DAE), equipamento presente em shoppings e supermercados. “Muita gente não manuseia um desfibrilador por falta de contato, de prática com o instrumento e pode ser mais uma ferramenta importante, no caso de uma parada”, complementa o secretário.

Locais e endereços das atividades neste sábado (24), das 8h30 às 11h30:
- Parque Rafael Lazzuri – Avenida Kennedy, 1111 – Jardim do Mar;
- Praça Giovani Breda – Assunção;
- Extra Anchieta - R. García Lorca, 301 – Pauliceia;
- Paróquia São João Batista – Rua Heinrich Nordoff, 426 - Riacho Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário