segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Faculdade de Tecnologia Termomecanica abre processo seletivo para 160 bolsas de estudo

Redação

Comprometida com a transformação social por meio da educação, a Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), instituição que oferece ensino superior gratuito e que está há 8 anos consecutivos no grupo de excelência do Ministério da Educação (MEC), abre processo seletivo para 160 bolsas de estudo integrais para o ano letivo de 2020. São 40 vagas para cada um dos seus cursos de bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação. Os cursos são oferecidos no campus da FTT em São Bernardo do Campo.

A prova para concorrer às bolsas de estudo será em 17 de novembro de 2019 | Foto: reprodução

Com todos os seus cursos avaliados com a nota máxima pelo MEC, a FTT tem por objetivo formar profissionais com pleno domínio das competências e habilidades relativas às diversas áreas de atuação, e também para o desenvolvimento da cidadania consciente. Uma das estratégias utilizadas pela instituição para aperfeiçoar essas aptidões é a estreita relação com as empresas que auxilia na atualização dos cursos e atividades com as tendências de mercado, permite parcerias de cooperação técnica e oportuniza vagas efetivas e de estágios, conforme comenta a diretora acadêmica da FTT, Luciana Guimarães Borges.

"Nosso desafio cotidiano é aprimorar o perfil do profissional que formamos, assim, a relação estreita com as empresas através de atividades, encontros, projetos, nos permite entender melhor e de forma antecipada as expectativas do mercado. Formamos um profissional com olhar estratégico, sistêmico, competente tecnicamente e capaz de lidar com pessoas, problemas e desenvolver inovações. A formação cidadã é outro diferencial do egresso da FTT", afirma Luciana.

Uma iniciativa adotada pela faculdade é a cooperação na busca de soluções inovadoras para problemas reais das empresas. Isto acontece através do desenvolvimento e participação em desafios, hackathons e competições. "Percebemos importante amadurecimento profissional e pessoal dos nossos alunos que participam dessas atividades, por isso os preparamos para participar das mesmas, além de adotar com uma das metodologias de ensino que utilizamos", revela a diretora acadêmica.

A faculdade promove diversos programas de extensão universitária junto à comunidade, nos quais os estudantes compartilham com o público externo o conhecimento adquirido, promovendo a formação de cidadãos empáticos e conscientes. Além disso, a FTT possui o Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), que propõe uma série de ações que fomentam a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Estas ações viabilizaram a contratação de 229 estagiários por parte de empresas importantes, somente em 2018. Atualmente, o índice de empregabilidade dos alunos dos últimos períodos dos cursos da FTT é de 80,9%, considerando as vagas efetivas e estágio.

Metade das vagas de cada curso é destinada aos candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. O candidato interessado neste tipo de vaga deve se candidatar às vagas sociais e comprovar o perfil socioeconômico no ato da matrícula. A outra metade das vagas (vagas gerais) não necessitam destas comprovações. Também é possível solicitar a isenção de taxa de inscrição, para o processo seletivo, que poderá ser concedida mediante análise de documentação descrita no edital. A solicitação deve ser feita diretamente no site da Vunesp, até 20 de setembro de 2019.

As aulas dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia de Controle e Automação ocorrem no período matutino, das 7h às 12h10; as de Engenharia de Computação e Administração no noturno, das 19h15 às 22h45, de segunda a sexta-feira.

Cronograma do processo seletivo da FTT
Inscrições: de 9 de setembro a 18 de outubro de 2019;
Taxa de inscrição: R$ 40.
Isenção de taxa de inscrição: de 9 a 20 de setembro de 2019;
Data da prova: 17 de novembro de 2019;
Divulgação do resultado: 11 de dezembro de 2019;
Matrícula (vagas gerais) de 16 a 19 de dezembro;
Matrícula (vagas sociais) de 2 a 7 de janeiro de 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário