segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Santo André realiza ações e fórum sobre prevenção ao suicídio

Redação

A Prefeitura de Santo André, em parceria com o Centro de Valorização à Vida (CVV), realizou na última sexta-feira (6) o 3º Fórum de Prevenção do Suicídio, no Teatro Municipal Maestro Flavio Florence. O evento faz parte da programação (veja abaixo) da campanha Setembro Amarelo e evidenciou a importância de falar sobre essa temática, que para muitos ainda é considerada um tabu.

Fórum ocorreu na última sexta-feira (6), mas programação do Setembro Amarelo vai até o fim do mês | Foto: Angelo Baima/PSA

No ano de 2017, o município registrou 43 suicídios, sendo que destes 31 vítimas eram do gênero masculino. Dos 19 suicídios registrados em 2018, 13 vítimas eram do gênero masculino. Os números de tentativas são ainda mais alarmantes, das 751 tentativas de suicídios registradas nos últimos dois anos, 518 vítimas são do gênero feminino.

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, comentou os dados. “A pessoa que comete o suicídio não odeia a vida, ela quer acabar com uma dor que ela tem e através disso acaba cometendo um ato de desespero nesse sentido. A gente trata disso com afeto, atenção, amor, conscientização, se aproximando dessas pessoas, por isso é importante essa mobilização e a participação do poder público. Temos que trazer essas pessoas para perto da gente e com políticas públicas vamos conseguir reduzir esses índices”, afirma. 

A abertura do evento contou com a participação do coral da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Paulo Freire, na sequência houve uma palestra ministrada por voluntário do CVV Santo André. Dentre os temas do seminário, foram abordados assuntos como prevenção, valorização da vida, acolhimento, escuta e cuidado humanizado.

Segundo a psicóloga Thais Regina Gomes de Araujo, o suicídio não é uma questão individual e sim um problema social. “O suicídio sendo uma questão social é de responsabilidade de todos nós que fazemos parte desta sociedade. Para as muitas pessoas que tentam o suicídio, existem tantas outras que já pensaram sobre isso e não falam sobre o assunto, por isso essa discussão é tão importante. Antes de falarmos sobre o bullying precisamos falar de diversidade racial, de gênero e religiosa. Vamos falar sobre a importância de olhar para o outro, reconhecer e aceitar essas diversidades. Isso vai nos ajudar, enquanto sociedade a lidar com esse problema social”, explica.

Atendimento 
 A rede municipal de saúde Santo André oferece acolhimento para aqueles que sofrem com quadros depressivos ou sofrimentos psíquicos. O munícipe poderá procurar diretamente a unidade de saúde de referência para que o acolhimento desse sofrimento seja realizado junto à equipe multiprofissional, que diagnosticará o usuário, bem como irá direcioná-lo para receber o tratamento mais adequado para cada caso. 

Além da rede pública municipal, o CVV presta apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do número 188 (ligação gratuita). O atendimento também é feito por e-mail, chat, atendimento pessoal e CVV Comunidade, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo.

Setembro Amarelo
A campanha do Setembro Amarelo foi organizada nacionalmente em 2015 e teve adesão de Santo André em 2017. Desde então tem ganhado força, com a ampliação das ações de sensibilização e conscientização da população. Em 5 de setembro de 2019, foi aprovada a lei que institui o Plano Municipal de Valorização à Vida e a Campanha Setembro Amarelo, que têm como objetivo de reduzir as taxas de suicídios e suas tentativas, além de identificar os comportamentos suicidas e promover o acompanhamento dos indivíduos que apresentam ideação suicida. A legislação prevê que a campanha Setembro Amarelo fará parte do calendário oficial do município.

*Programação do Setembro Amarelo em Santo André

Roda de conversa: Suicídio - precisamos falar sobre isso
Data: 11/09/2019 – quarta-feira
Horário: 9h
Local: Cras Vila Luzita – Estrada do Pedroso, 236
Palestrante: Milton Minoru Kagohara – Voluntário do CVV – Centro de Valorização da Vida.

1ª Caminhada de Valorização da Vida
Data: 14/09/2019 – sábado
Horário: 10h - concentração na Praça Embaixador Pedro de Toledo (Largo da Estátua)
11h - Ato oficial na concha acústica da Praça do Carmo.

Setembro Amarelo - Prevenção do suicídio: falar é a melhor solução
Data: 16 e 23/09/2019 – segunda-feira
Horário: 10h
Local: Unidade de Saúde Jardim Carla - Rua José de Alencar - Condomínio Maracanã
Realização: Unidade de Saúde Jardim Carla e Cras Marek.

Seminário - A importância da fé e da religiosidade na prevenção do suicídio
Data: 17/09/2019 – terça-feira
Horário: 19h
Local: Salão Burle Marx – Praça IV Centenário – 9º andar do prédio do Executivo - Centro
Realização: Fórum Inter-religioso
Apoio: Prefeitura de Santo André

1ª palestra: A importância da fé e da religiosidade na prevenção do suicídio
Palestrante: Edson de Jesus Sardano, Membro do Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes e da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, secretário de Segurança Cidadã de Santo André e coronel da reserva da Policia Militar.

2ª palestra: A prevenção islâmica contra o suicídio
Palestrante: Sheik Jihad Hassan Hammadeh - Presidente do CALCEE (Centro Árabe-Latino de Cultura e Estudos Estratégicos) e Presidente do ICP (Instituto Cinco Pilares).

3ª palestra: Espiritualidade como estratégia de enfrentamento para o sofrimento
Palestrante: Prof. Dr. Abner Morilha - Pastor da área de aconselhamento da Primeira Igreja Batista de Santo André, professor da graduação e pós-graduação da Faculdade Teológica Batista de São Paulo.

Palestra: prevenção do suicídio - é importante falar sobre isso
Data: 19/09/2019 – quinta-feira
Horário: 13 h às 17h
Local: Centro Hospitalar Municipal de Santo André – Sala da Rute (Rede Universitária de Telemedicina) – Avenida João Ramalho, 326 – Vila Assunção.
Palestrantes:
Milton Minoru Kagohara – Voluntário do CVV – Centro de Valorização da Vida
Dr. Tomaz Eugenio de Abreu - coordenador médico da Psiquiatria do CHMSA
Inscrições: comunicacaochmsa@santoandre.sp.gov.br  (assunto: palestra: prevenção do suicídio,  é importante falar sobre isso).

Roda de Conversa – Setembro Amarelo
Tema: Saúde Mental e Trabalho
Data: 20/09/2019 – sexta-feira
Horário: 9h30 às 11h30
Local: Auditório do DVS (Departamento de Vigilância à Saúde) – Rua Primeiro de Maio, 133, Centro – 2º andar
Público participante: profissionais de saúde, estudantes, conselheiros do controle social, representantes de outras organizações da sociedade civil.
Inscrições: cerest@santoandre.sp.gov.br (assunto: roda de conversa - Setembro Amarelo).

Cuidado humanizado e valorização da vida
Data: 20/09/2019 - sexta-feira
Horário: 14h
Local: Centro de Formação de Professores Clarice Lispector - R. Tirol, 05, Parque das Nações.

1ª Palestra: O atendimento do Samu nos casos de suicídio
Palestrantes: equipe do Samu de Santo André.

2ª Palestra:  O papel da escola na prevenção do suicídio e da violência autoprovocada
Palestrante: Patricia Helena Moretti - Especialista em transformação de conflitos e estudos da paz - Assistente de Diretoria da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários de Santo André.

3ª palestra: A importância do apoio emocional e dos espaços de escuta nas escolas
Palestrante: Mônica Quirino, voluntária do CVV e coordenadora do CVV Comunidade no Estado de São Paulo
Inscrições aqui  (vagas limitadas).

Cine Ser CVV com exibição do filme “A Beira do Caminho”
Data: 28/09/2019 – sábado
Horário: 10h
Local: Escola Livre de Cinema e Vídeo - Avenida Utinga, 136 , Vila Metalúrgica
Realização: CVV Santo André
Apoio: Prefeitura de Santo André/Secretaria de Cultura.

*Programação sujeita a alteração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário