terça-feira, 1 de outubro de 2019

Centro especializado em reabilitação de pessoas com deficiência é inaugurado em Santo André

Redação

No mês da luta pelos direitos da pessoa com deficiência (setembro), a Prefeitura de Santo André inaugurou o Reabilita, que é um centro especializado em reabilitação tipo IV, que atenderá pacientes com deficiência física, visual, intelectual e auditiva.

Inauguração do Reabilita ocorreu no último sábado, com a presença do prefeito Paulo Serra e demais autoridades | Foto: Alex Cavanha/PSA

O evento de inauguração foi realizado no último sábado (28) e contou com a presença do prefeito Paulo Serra, da secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão e da senadora e aniversariante do dia, a senadora Mara Gabrilli. Também esteve presente Silvia Grecco, mãe do garoto Nickollas, que trouxe visibilidade à causa ao narrar jogos de futebol ao filho, que é deficiente visual.

O equipamento fica na Rua Vitória Régia, 940, no bairro Campestre, e prestará atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O local terá capacidade de atender cerca de 12 mil pessoas ao mês, previamente encaminhadas pelas unidades de saúde.

Na ocasião da inauguração, Serra comentou: “Esse evento é sensibilidade pura, estamos aqui dando qualidade de vida para as pessoas. Em Santo André mais de 20% da população tem algum tipo de deficiência, efetivamente esse equipamento é um divisor de águas na qualidade de vida que as pessoas com deficiência podem ter na nossa cidade. Hoje é um dia de muita alegria e festa, é um marco na cidade e a coloca no mapa de referência do tratamento para pessoas com deficiência. Muda também o nosso sistema de saúde, pois passamos a ter um equipamento que poucos têm”, afirma.

Dos 45 milhões de brasileiros que possuem ao menos uma deficiência, segundo o Ministério da Saúde, apenas 95,2% das pessoas que têm deficiência visuais não recebem reabilitação, 81% não recebem reabilitação física, 91% não recebem reabilitação auditiva e 69% não recebem reabilitação intelectual.

“É fundamental que o município pense na política pública de forma global e transversal, passando por todas as secretarias, porque quando uma cidade é boa para pessoas que têm deficiência, ela é muito melhor para todo mundo. A Lei Brasileira de Inclusão, que eu tive a honra de ser autora do último texto, tornou a reabilitação como um direito fundamental do brasileiro e o prefeito Paulo Serra está cumprindo esse direito”, comemorou a senadora Mara.

O Reabilita contou com investimento de R$ 12 milhões. O equipamento conta com 12 consultórios, sala de convivência com brinquedoteca, fraldário adulto e infantil e 26 salas que oferecerão diversos atendimentos como  reabilitação física, respiratória, neurológica, integração sensorial e audiometria bera, além de contar com uma Sala Atividades de Vida Diária (AVD), local que simula uma situação da rotina diária como arrumar a cama ou cozinhar.   

O custeio para manter o equipamento será em torno de R$ 1,2 milhão, deste total 40% será custeado com verbas federais e 60% com verbas municipais.

Antes da inauguração, os pacientes que necessitavam de reabilitação física eram atendidos pelo Centro de Reabilitação Municipal (CREM), localizado no Parque Novo Oratório, e as demais deficiências eram atendidas por meio de entidades como Apae e Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em São Paulo.

“Hoje vamos começar a viver uma nova realidade em Santo André. Atualmente os nossos pacientes se servem da Rede de Reabilitação Lucy Montoro e, a partir de agora, vamos começar com uma nova estruturação e eles serão atendidos aqui”, explica Chaves.

O secretário de Saúde de Santo André, Marcio Chaves Pires, conta que novos profissionais estão sendo selecionados. “Como são serviços novos nós estamos fazendo o processo seletivo para termos os melhores e mais capacitados profissionais e vamos iniciar o processo de treinamento. Em cerca de 90 dias teremos o serviço 100% funcionando para poder efetivamente prestar o atendimento que os nossos munícipes precisam”, detalha o secretário.

Um dos diferenciais do equipamento é o Jardim Sensorial. O ambiente, especialmente idealizado pelo Departamento de Manutenção de Áreas Verdes (DMAV), tem objetivo de garantir integração nas atividades realizadas no Reabilita. O espaço conta com materiais de pedra, bambu, madeira e ferro, e proporciona uma viagem de sensações para pessoas com as diversas deficiências.

A vegetação tem um papel importante com a textura de variadas plantas que possuem aromas e cores variados e foram posicionados em locais de fácil acesso. Todos os materiais utilizados são reaproveitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário