segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Prefeitura e Governo do Estado inauguram Praça da Cidadania em Santo André

Redação

A Praça da Cidadania, localizada no Jardim Santo André, foi inaugurada neste último domingo (27). O equipamento foi instalado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Santo André e o Governo do Estado de São Paulo, e oferecerá lazer, capacitação profissional e geração de renda, atendendo principalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade social. O prefeito Paulo Serra esteve na cerimônia ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra, para receber a primeira-dama do Estado e presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria, e o governador João Doria.

Novo equipamento reúne lazer e desenvolvimento profissional | Foto: Helber Aggio e Alex Cavanha/PSA

O espaço conta com cursos e oficinas, apoio jurídico, quadra poliesportiva, horta social, comércio, coworking, wi-fi, estação de gestão de resíduos e parque infantil, além de uma agência do Banco do Povo para análise e aprovação de microcrédito. Entre os cursos que integrarão o projeto da Praça da Cidadania estão Moda, Casa, Papelaria e Artesanato, Beleza, Estética e Bem-estar, Gastronomia e Hospitalidade, e ainda Escola de Informática. Foram investidos R$ 4,5 milhões na obra, sendo que deste montante apenas R$ 300 mil saíram dos cofres públicos. O restante fornecido veio em parceria com a iniciativa privada.

“Este é um projeto que vai muito além do lazer, significa capacitação, emprego, e sobretudo investimento no social. Devolvendo a vontade das pessoas se integrarem, viverem em sociedade e colherem frutos no dia a dia. A Praça da Cidadania em Santo André é a primeira do Estado, e já se tornou a melhor praça da cidade, com um conceito tão complexo e que se preocupa na melhoria da vida das pessoas. Estamos transformando o Jardim Santo André, com muito empenho. Em breve, faremos um novo campo de gramado sintético para o pessoal do bairro. Agora, é a população da região cuidar do equipamento, zelar conosco por este espaço fantástico que está sendo entregue”, afirma Serra.

O objetivo do equipamento é construir espaços coletivos ecológicos destinados à população e promover a capacitação profissional da comunidade, por meio dos cursos das novas Escolas de Qualificação Profissional e geração de renda, por meio de um programa de empreendedorismo regional.

“Este equipamento é, em sua complexidade e campo de atuação, a praça mais completa do Estado de São Paulo, já que educa, forma profissionais, traz educação física, cidadania, cultura e é um exemplo para o humanismo, um grande orgulho para Santo André. Este é só o começo, vamos ampliar os cursos e a formação profissional, trazendo emprego e também novos empreendedores”, destaca Doria.

 O projeto executivo da Praça da Cidadania foi desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que detém a maior parte do terreno do Jardim Santo André e já realiza outras intervenções habitacionais, urbanísticas e sociais na área.

Antes das obras estruturais, o espaço foi usado para atividades e cursos voltados para a própria comunidade, como Oficina de Agrofloresta, que ensinou à população a plantar o jardim frutífero que faz parte do espaço. Cursos de moda e beleza também foram ministrados pelo Fundo Social de São Paulo no bairro para estimular a autonomia e o empreendedorismo nos moradores.

O projeto da Praça da Cidadania tem como destaque a questão ecológica. Toda a construção do espaço levou em consideração as soluções ambientais, como o uso da bioconstrução e implementação de um biodigestor, jardim de chuva, cisterna, horta social agroecológica e composteira, entre outros.
 
Árvore solar 
A Praça da Cidadania de Santo André recebeu uma árvore solar, iniciativa da Enel Distribuição São Paulo. A distribuidora vai instalar, no total, cinco árvores solares no espaço. O objetivo da ação é promover o uso consciente e eficiente da energia elétrica.

As palmeiras metálicas, de 3,30 metros de altura, possuem painéis fotovoltaicos e funcionam como pequenas usinas solares. Cada unidade tem potência para 80 watt-pico (Wp) e cinco entradas USB que podem ser usadas para carregar equipamentos eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário