sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Santo André tem encontro de educação ambiental na próxima semana

Redação

Para fomentar as discussões sobre metodologias, projetos e ações que visam a sustentabilidade no ambiente escolar e também nas comunidades, o Serviço Municipal de Saneamento ambiental de Santo André (Semasa) promove em 11 e 12 de novembro o encontro “Educação Ambiental como projeto: reflexões e práticas”, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector (Rua Tirol, 5, Parque das Nações). 

O encontro “Educação Ambiental como projeto: reflexões e práticas” é gratuito e aberto ao público | Foto: Freepik

A atividade gratuita é aberta a todos os interessados. O evento permitirá a troca de experiências entre diversos profissionais como forma de fortalecer a Política Municipal de Educação Ambiental.

Na segunda-feira (11), às 9h30, o encontro começa com uma mesa de abertura e, às 10h, haverá a palestra “Educação ambiental, percepção e sustentabilidade humana” com Genebaldo Freire Dias. Às 14h, o público poderá conferir a mesa redonda “Da sensibilização à ação: a importância das metodologias ativas no contexto da pedagogia de projetos” com Zysman Neiman e Edson Grandisoli. O último evento deste dia é a palestra “Educação transformadora e aprendizagem significativa: a importância das metodologias ativas”, ministrada por José Manuel Moran, a partir das 16h.

Já na terça-feira (12), o encontro tem início com a mesa redonda “Assessoria em Projetos de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino de Santo André – resultados e perspectivas”, quando serão compartilhadas experiências de educação ambiental desenvolvidas pela equipe de educação ambiental do Semasa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Às 14h, o evento traz a mesa redonda “Monitoramento e avaliação de Projetos e Políticas Públicas de Educação Ambiental” com Marcos Sorrentino e Maria Henriqueta Andrade Raymundo, que traz a experiência inédita de construção da Plataforma MonitoraEA, realizada pela Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA) e prevista para ser lançada em Brasília, um dia após o evento. A plataforma se trata do Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental na Transição para Sociedades Sustentáveis.

Interessados em participar do encontro devem se inscrever aqui. 

2 comentários:

  1. Falar de educação ambiental tem é falar de poupar recursos , tema bem típico da eficiência energética !

    ResponderExcluir
  2. Que iniciativa incrível! Fiquei realmente empolgado ao ler sobre esse encontro dedicado à Educação Ambiental. A proposta de trocar experiências entre profissionais, visando fortalecer a Política Municipal de Educação Ambiental, é algo que ressoa profundamente comigo.

    ResponderExcluir