O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira, dia 30 de junho, 159 convênios com 135 municípios paulistas e entidades. Este é o 6.º lote do ano e receberá R$ 20,5 milhões de investimentos. O ABC será contemplado com R$ 400 mil: serão destinados R$ 200 mil para a Prefeitura de Mauá realizar obras de infraestrutura e R$ 200 mil para a Prefeitura de Santo André adquirir equipamentos na área de Saúde.
Os convênios estão divididos por cinco secretarias: são 96 da Casa Civil para 88 municípios, num total de R$ 15,5 milhões; 61 da Saúde para 56 municípios, com R$ 5,6 milhões; um da Casa Militar/Defesa Civil no valor de R$ 230 mil; um de Esporte, Lazer e Juventude de R$ 100 mil; e um da Assistência e Desenvolvimento Social, no valor de R$ 80 mil reais.
Desde o início do ano, o Governo do Estado já firmou 545 convênios com 478 municípios, num total de R$ 79,2 milhões.
sexta-feira, 30 de junho de 2017
Pare de desperdiçar dinheiro
Por Vitor Lima
Se ainda não aconteceu com você: o acúmulo de dívidas, certamente, você é a exceção da maioria das pessoas. Tal situação, além de, obviamente, ser péssima financeiramente, compromete a qualidade de vida e saúde de boa parte da população. A mudança deste panorama passa, invariavelmente, por educação financeira. E parece que os brasileiros têm se dado conta disso.
De acordo com o Indicador de Propensão ao Consumo, divulgado no último dia 7 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 58% dos consumidores planejam reduzir os gastos em junho.
Também de acordo com o levantamento, 42% dos entrevistados dizem estar no “zero a zero”, ou seja, sem sobra nem falta de dinheiro. Outros 37% admitem estar no “vermelho”, sem conseguir sanar todas as dívidas, e apenas 15% afirmam estar com sobra de dinheiro.
Peretti alerta para os pequenos gastos do cotidiano Foto: Divulgação |
A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, ressalta que falta organização financeira aos consumidores brasileiros. “A quantidade de consumidores no limite de seu orçamento pode ser reflexo da crise econômica, mas também não se pode desconsiderar a falta de organização financeira, que leva ao acúmulo de dívidas e a todas as consequências que decorrem do aperto, como o estresse e até o desentendimento familiar”, reflete.
Portanto, não devemos justificar a má situação orçamentária apenas devido a problemas externos. O coaching financeiro formado pelo ICF, Investidor, Enio Peretti, argumenta que pequenas mudanças de práticas são fundamentais para reverter este cenário. “Gastos cotidianos, de forma geral, são despesas de pequeno valor. E é muito comum que as pessoas não deem importância para pequenos valores no dia-a-dia”, comenta. Confira, abaixo, diversos itens que representam desperdício de dinheiro e que vem ser modificados.
Cartão de crédito
O cartão de crédito, em muitos casos, é uma ferramenta muito útil para as finanças pessoais. Agora, isso não significa que devemos possuir três, quatro, ou cinco tarjetas, de diferentes instituições. Afinal de contas, cada um deles representa um gasto com anuidade e taxas de manutenção. Pesquise qual das corporações oferece as taxas mais atrativas e tente concentras suas compras no crédito apenas neste cartão. “E use o cartão de crédito com disciplina, pague sempre o valor total da fatura, não fique devendo um centavo se quer”, alerta Peretti, com a justificativa de que “os juros são altíssimos, estratosféricos”.
Taxas bancárias
Além das taxas dos cartões, muitas vezes as instituições bancárias cobram diversas taxas sobre serviços que se quer sabemos que usamos. É importante estar atento aos extratos e conversar com seu gerente a respeito do assunto. Caso as taxas estejam altas, avalie a possibilidade de trocar de banco.
Juros por contas atrasadas
Nem sempre as pessoas não pagam as contas por não ter dinheiro. Não é difícil encontrar relatos de pessoas que, por uma ou diversas vezes, se esqueceram de pagar as contas mesmo estando com o dinheiro na conta. Uma desatenção, fruto da falta de organização em relação às financeiras, que representam um significativo prejuízo caso isso ocorra com frequência. “Pague suas contas sempre em dia para não desperdiçar dinheiro com multas e juros”, ressalta o coaching.
Multas de trânsito
Está aqui o ponto fraco de muita gente, em especial dos mais apressados, que desperdiçam muito dinheiro com este item. As pessoas que dirigem estão sempre expostas e sujeitas a serem pegas pelas mais diversas infrações. São muitos os radares espalhados pelas cidades e o alto índice de acidentes de trânsito no Brasil faz com as regras estejam cada vez mais rígidas e a fiscalização maior. Portanto, não existe outra receita: devemos sempre estar atento aos limites de velocidade e demais regras para evitar as multas e, claro, para evitar os acidentes.
Planos grandes demais
Revise todos os planos: de TV a cabo, telefone, internet, celular, saúde... Muitas vezes, pagamos altos valores por planos que nos oferecem muitas possibilidades, sendo que na realidade não usufruímos quase nada. Avalie se realmente compense pagar para ter acesso a 90 canais sendo que você assiste a apenas 12, por exemplo.
Atenção aos pequenos gastos
É clichê, mas nunca é demais lembrar: muito cuidado com os pequenos gastos cotidianos. As guloseimas, cafés e lembranças, por exemplo, podem não ser representativos para suas contas se analisados separadamente. Entretanto, somados, essas pequenas despesas têm grande potencial para atrapalhar suas finanças no fim do mês. “É impressionante como gastos tão pequenos podem prejudicar a saúde financeira, afinal, são valores que parecem tão insignificantes! E quando você faz o cálculo de quanto gasta em um ano com algo que se repete diariamente, a conta pode surpreender”, alerta Peretti.
Vivaleite exige novo cadastro até 14 de julho
Os beneficiários do programa Vivaleite, que moram na cidade de São Paulo, precisam se cadastrar no CadÚnico até o dia 14 de julho. No caso da região metropolitana, o programa está trabalhando para que todos os 38 municípios também cumpram o prazo. As regras do Vivaleite mudaram desde 2015 e o cadastramento é o primeiro passo para que famílias continuem a receber o benefício.
O Vivaleite é o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil. Criado em 1999 pelo Governo do Estado de São Paulo, distribui anualmente 75 milhões de litros de leite. Na capital paulista e região metropolitana de São Paulo, o programa atende atualmente mais de 200 mil crianças e idosos, e conta com mais 1.600 entidades parceiras que contribuem na distribuição. O investimento em toda a região é de R$ 82,7 milhões.
Participam do programa crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses e, na capital, idosos acima de 60 anos. A prioridade é que pertençam a famílias com renda mensal de até 1/4 de salário mínimo per capita. Por mês, cada beneficiário recebe 15 litros de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D.
O CadÚnico serve para que as famílias de baixa renda possam acessar serviços, programas e benefícios sociais. “O cadastro é a visão do governo estadual, para saber quem são, como vivem, quais são as principais vulnerabilidades e como pode melhorar as condições de vida da população”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro.
Para se inscrever, os beneficiários precisam levar os documentos até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Os documentos necessários e os endereços estão no site www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br ou no telefone (11) 2763-8040.
O cadastro deve ser atualizado no máximo a cada dois anos ou quando houver alteração nas informações declaradas no último cadastramento. O CadÚnico foi instituído pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007 e sua gestão regulamentada pela portaria nº 177, de 16 de junho de 2011.
ABC recebe Festival de Cultura para Gêneros e Etnias
Da redação
Artistas dos sete municípios do ABC participam do 1º Festival de Cultura para Gêneros e Etnias, no Teatro Santos Dumont (Av. Goiás, 1.111), em São Caetano do Sul, no dia 9 de julho, das 13h às 21h. O evento é organizado pela Secretaria Estadual da Cultura, por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE), em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Artistas dos sete municípios do ABC participam do 1º Festival de Cultura para Gêneros e Etnias, no Teatro Santos Dumont (Av. Goiás, 1.111), em São Caetano do Sul, no dia 9 de julho, das 13h às 21h. O evento é organizado pela Secretaria Estadual da Cultura, por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE), em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Evento ocorre no Teatro Santos Dumont | Imagem: Divulgação |
O festival tem como objetivo fomentar o respeito às diferentes pluralidades e diferenças culturais, a valorização de tradições, experiências e costumes das comunidades, além de promover as manifestações culturais que resgatem a formação do patrimônio cultura nacional.
As atrações ocorrem em cinco ambientes diferentes dentro do teatro. O público pode participar de bate-papos, exposições, batalha de rimas e conferir artesanato indígena. Também acontecem apresentações de dança cigana, samba, sarau, rap, roda de capoeira, congadas e performances artísticas.
quinta-feira, 29 de junho de 2017
São Caetano sedia competição de robótica
Da Redação
Está chegando mais uma edição do Winter Challenge, um dos maiores e mais esperados eventos mundiais do segmento de Robótica, que ocorre de 6 a 9 de julho, das 10h às 20h, no Instituto Mauá de Tecnologia, no Campus de São Caetano do Sul (praça Mauá, 1). O evento promove uma competição entre robôs e conta com a participação de equipes de todo o Brasil e de outros países, como Estados Unidos, França e México. Para esta edição, já são mais de mil competidores confirmados e cerca de 400 robôs.
O evento faz parte do calendário de competições de Robótica da RoboCore, empresa organizadora de competições, desenvolvedora de soluções em Robótica e formada na sua maioria por engenheiros da própria Mauá.
Equipe Kimauánisso
Colecionadora de muitos troféus e entre as cinco melhores equipes de Robótica do Brasil, a Kimauánisso Robotics Team, do Instituto Mauá de Tecnologia, estará presente no evento nas categorias Combate, Sumô, Trekking, Seguidor de Linha e Hockey, com a coordenação do professor Anderson Harayashiki Moreira.
“A Kimauánisso sempre é destaque nas competições e para nossos alunos participar de um evento como o Winter Challenge é uma ótima oportunidade de aprendizagem. Os alunos conseguem desenvolver ainda mais a prática já aplicada em sala de aula, além da interação e troca de experiências com outras equipes não só do Brasil, como também de outros lugares do mundo”, comenta o professor.
Professores das escolas particulares do ABC aderem à greve geral nesta sexta-feira
Da redação
Os professores das escolas particulares de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul vão aderir à greve geral amanhã (30) em defesa da aposentadoria e contra a reforma trabalhista. A categoria reúne cerca de 4 mil docentes nas três cidades.
Os professores das escolas particulares de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul vão aderir à greve geral amanhã (30) em defesa da aposentadoria e contra a reforma trabalhista. A categoria reúne cerca de 4 mil docentes nas três cidades.
Professores repudiam a reforma trabalhista | Imagem: Reprodução |
A decisão foi tomada em assembleia realizada pela categoria, na sede do Sindicato dos Professores do ABC (Sinpro ABC), na última sexta-feira (23). Na greve que aconteceu em 28 de abril, cerca de 60 % da categoria aderiu ao movimento nas escolas particulares de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.
De acordo com o presidente do Sinpro ABC, José Jorge Maggio, "os professores e professoras repudiam a reforma trabalhista que está tramitando no Senado Federal (PLC38/2017), porque acaba com todos os direitos da classe trabalhadora conquistados pela CLT, precariza o trabalho, limita o poder de atuação sindical, fazendo com o que o trabalhador perca força na hora de negociar com o empresariado, além de dificultar o acesso à Justiça do Trabalho", afirma.
Maggio disse ainda que "a reprovação do relatório da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, no último dia 20 de junho, foi uma derrota do governo ilegítimo e demonstrou que temos condições de barrá-la". Além disso, a entidade clama por "Fora Temer" e pede "Diretas Já".
quarta-feira, 28 de junho de 2017
Consórcio inaugura escritório em Brasília
Para fortalecer a relação institucional dos sete municípios com a União, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC inaugura, nesta quarta-feira (28), seu escritório em Brasília. Localizada nas proximidades da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes, a nova sede da entidade vai apoiar e articular programas, projetos e convênios de interesse para a região.
Morando, prefeito de São Bernardo do Campo é também presidente do Consórcio. |
O evento de inauguração do escritório será realizado no Windsor Brasilia Hotel, a partir das 20h, com presença dos prefeitos que compõem o colegiado atual do Consórcio, ministros de Estado e parlamentares, além de autoridades, empresários e representantes de entidades de classe.
Serviço
Inauguração do Escritório do Consórcio Intermunicipal ABC em Brasília
Dia 28 de junho, quarta-feira, às 20h
Local: Windsor Brasília Hotel
Setor Hoteleiro Norte (SHN), Quadra 1, Brasília.
terça-feira, 27 de junho de 2017
Escritora participa de encontro em Santo André
Da Redação
Na próxima quinta-feira (29), a Biblioteca Nair Lacerda (Praça IV Centenário, s/n, Centro), em Santo André, recebe o módulo de escritores voltados para o público infantojuvenil do Viagem Literária, programa do governo do estado de São Paulo que leva programação cultural para bibliotecas municipais de todo o estado.
Encontro com Carina ocorrerá nesta quinta-feira (29) | Foto: Divulgação |
O encontro com Carina Rissi às 15h. A escritora nasceu em Ariranha, no interior de São Paulo, onde mora atualmente. É autora da série Perdida e de outros best-sellers como Procura-se um Marido, No Mundo da Luna e Mentira Perfeita, lançados pela Verus Editora. Já vendeu mais de 300 mil exemplares e teve seus livros publicados em Portugal, na Rússia, na Ucrânia e na Itália.
A programação do Viagem Literária, que completa 10 anos em 2017, não para por aí: em agosto, as bibliotecas receberão bate-papos com escritores de literatura voltada para o público adulto. A programação se encerra com o módulo de escrita criativa, a ser realizado entre setembro e dezembro. As atividades podem ser acompanhadas no portal do programa ou pelas redes sociais da Secretaria da Cultura do Estado.
segunda-feira, 26 de junho de 2017
Ribeirão Pires volta a ter Festival do Chocolate
Em coletiva de imprensa, Prefeito e autoridades anunciam realização da 11ª edição do evento, dando continuidade às ações da atual gestão para estímulo da economia e reconstrução da imagem da Estância
“Um Novo Festival para um Novo Tempo”. É com esta concepção que a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires traz de volta o tradicional Festival do Chocolate.
A 11ª edição da festa acontecerá em dois finais de semana – nos dias 28, 29 e 30 de julho e 04, 05 e 06 de agosto de 2017, no Complexo Ayrton Senna. Neste ano, o evento volta às origens, em formato mais econômico para o município, mantendo a qualidade gastronômica e cultural oferecida aos visitantes.
Em coletiva de imprensa que marcou o lançamento oficial do 11º Festival do Chocolate, realizada na tarde desta segunda-feira (26), o prefeito Adler Teixeira – Kiko, definiu que a retomada do festival faz parte de uma série de medidas feitas pela atual gestão para resgate das tradições e estímulo ao desenvolvimento econômico do município.
“Desde janeiro deste ano, a Prefeitura iniciou uma série de medidas para garantir o equilíbrio financeiro, retomando serviços essenciais à população e promovendo melhorias que atendem aos anseios dos moradores. Este processo, que tem entre os objetivos a recuperação da autoestima da população e a reconstrução de imagem positiva da cidade na região do ABC e para todo o Estado, envolve o resgate de tradições e a valorização dos potenciais e da cultura ribeirãopirense”, explicou o prefeito.
Na ocasião, o Prefeito apresentou os artistas que farão os shows principais no evento deste ano. O 11º Festival do Chocolate terá as apresentações das bandas Inimigos da HP; Titãs e Ultraje a Rigor, no primeiro fim de semana. Rionegro & Solimões; Ira! e Guilherme e Santiago serão as atrações principais do segundo fim de semana do evento.
Artistas locais também farão parte da programação. Serão cerca de 30 atrações musicais com artistas locais, a serem confirmadas e divulgadas nos próximos dias.
A entrada para a festa será gratuita. Para entrar nos shows principais será necessário trocar 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) pelo ingresso. Os alimentos arrecadados serão doados ao Fundo Social de Solidariedade, sendo posteriormente encaminhados às famílias carentes cadastradas junto às entidades sociais parceiras da Prefeitura.
Este ano, serão investidos cerca de R$ 700 mil pela administração, destinados à estrutura da festa e aos shows principais. Os chalés de gastronomia e artesanato serão locados pela ACIARP – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires, conforme convênio de cooperação técnica firmado com a Prefeitura, autorizado pela Lei nº 029/2017. Ficará sob responsabilidade da ACIARP o recebimento das verbas dos patrocínios, aluguéis (após a pré-seleção dos candidatos), bem como estipular os produtos que deverão ser comercializados em cada espaço.
O Festival do Chocolate foi idealizado em 2005 e hoje faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo, sendo uma vitrine do turismo de Ribeirão Pires para o ABC Paulista, Região Metropolitana de São Paulo e para todo o Estado.
A abertura do evento ao público será realizada no dia 22 de julho, às 19 horas, na Vila do Doce (Rua Boa Vista s/nº), com a apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI São Paulo, sob a regência do maestro João Carlos Martins, sendo uma realização da FIESP e do SESI São Paulo, com o apoio da Prefeitura.
Outra novidade será a realização do 1º Choco Run - evento de corrida e caminhada de 5 e 10 quilômetros, no dia 06 de agosto, último dia de Festival do Chocolate. Com largada da Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193, Jardim Itacolomy (Complexo Ayrton Senna), o circuito incluirá as principais avenidas da cidade. As inscrições acontecem online, pelo endereço https://sites.minhasinscricoes.com.br/ChocoRun.
O anúncio da realização do 11º Festival do Chocolate foi feito em coletiva de imprensa realizada no Gabinete pelo Prefeito Adler Teixeira – Kiko, ao lado do vice-prefeito Gabriel Roncon, do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, Marcelo Menato, do presidente da ACIARP, Gerardo Sauter e do presidente do COMTUR, Cesar Ferreira.
Símbolo
Representante oficial da 11ª edição do tradicional Festival do Chocolate, Rafaela Lima, 18 anos, foi escolhida como a Princesa do Chocolate 2017. A Princesa disputou o título com outras nove candidatas, em concurso realizado no início do mês de junho. Durante o reinado, Rafaela é responsável por recepcionar o público do evento, atendendo as famílias e, principalmente, as crianças que comparecem ao festival. Além disso, também representará o evento e o município em importantes feiras de turismo da região e do Estado.
“Um Novo Festival para um Novo Tempo”. É com esta concepção que a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires traz de volta o tradicional Festival do Chocolate.
Rafaela Lima, a princesa deste ano, Kiko Teixeira, prefeito e Flávia Dotto, primeira-dama |
A 11ª edição da festa acontecerá em dois finais de semana – nos dias 28, 29 e 30 de julho e 04, 05 e 06 de agosto de 2017, no Complexo Ayrton Senna. Neste ano, o evento volta às origens, em formato mais econômico para o município, mantendo a qualidade gastronômica e cultural oferecida aos visitantes.
Em coletiva de imprensa que marcou o lançamento oficial do 11º Festival do Chocolate, realizada na tarde desta segunda-feira (26), o prefeito Adler Teixeira – Kiko, definiu que a retomada do festival faz parte de uma série de medidas feitas pela atual gestão para resgate das tradições e estímulo ao desenvolvimento econômico do município.
“Desde janeiro deste ano, a Prefeitura iniciou uma série de medidas para garantir o equilíbrio financeiro, retomando serviços essenciais à população e promovendo melhorias que atendem aos anseios dos moradores. Este processo, que tem entre os objetivos a recuperação da autoestima da população e a reconstrução de imagem positiva da cidade na região do ABC e para todo o Estado, envolve o resgate de tradições e a valorização dos potenciais e da cultura ribeirãopirense”, explicou o prefeito.
Na ocasião, o Prefeito apresentou os artistas que farão os shows principais no evento deste ano. O 11º Festival do Chocolate terá as apresentações das bandas Inimigos da HP; Titãs e Ultraje a Rigor, no primeiro fim de semana. Rionegro & Solimões; Ira! e Guilherme e Santiago serão as atrações principais do segundo fim de semana do evento.
Artistas locais também farão parte da programação. Serão cerca de 30 atrações musicais com artistas locais, a serem confirmadas e divulgadas nos próximos dias.
A entrada para a festa será gratuita. Para entrar nos shows principais será necessário trocar 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) pelo ingresso. Os alimentos arrecadados serão doados ao Fundo Social de Solidariedade, sendo posteriormente encaminhados às famílias carentes cadastradas junto às entidades sociais parceiras da Prefeitura.
Este ano, serão investidos cerca de R$ 700 mil pela administração, destinados à estrutura da festa e aos shows principais. Os chalés de gastronomia e artesanato serão locados pela ACIARP – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires, conforme convênio de cooperação técnica firmado com a Prefeitura, autorizado pela Lei nº 029/2017. Ficará sob responsabilidade da ACIARP o recebimento das verbas dos patrocínios, aluguéis (após a pré-seleção dos candidatos), bem como estipular os produtos que deverão ser comercializados em cada espaço.
O Festival do Chocolate foi idealizado em 2005 e hoje faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo, sendo uma vitrine do turismo de Ribeirão Pires para o ABC Paulista, Região Metropolitana de São Paulo e para todo o Estado.
A abertura do evento ao público será realizada no dia 22 de julho, às 19 horas, na Vila do Doce (Rua Boa Vista s/nº), com a apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI São Paulo, sob a regência do maestro João Carlos Martins, sendo uma realização da FIESP e do SESI São Paulo, com o apoio da Prefeitura.
Outra novidade será a realização do 1º Choco Run - evento de corrida e caminhada de 5 e 10 quilômetros, no dia 06 de agosto, último dia de Festival do Chocolate. Com largada da Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193, Jardim Itacolomy (Complexo Ayrton Senna), o circuito incluirá as principais avenidas da cidade. As inscrições acontecem online, pelo endereço https://sites.minhasinscricoes.com.br/ChocoRun.
O anúncio da realização do 11º Festival do Chocolate foi feito em coletiva de imprensa realizada no Gabinete pelo Prefeito Adler Teixeira – Kiko, ao lado do vice-prefeito Gabriel Roncon, do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, Marcelo Menato, do presidente da ACIARP, Gerardo Sauter e do presidente do COMTUR, Cesar Ferreira.
Símbolo
Representante oficial da 11ª edição do tradicional Festival do Chocolate, Rafaela Lima, 18 anos, foi escolhida como a Princesa do Chocolate 2017. A Princesa disputou o título com outras nove candidatas, em concurso realizado no início do mês de junho. Durante o reinado, Rafaela é responsável por recepcionar o público do evento, atendendo as famílias e, principalmente, as crianças que comparecem ao festival. Além disso, também representará o evento e o município em importantes feiras de turismo da região e do Estado.
Reforma da Previdência: associações comerciais do ABC paulista emitem posicionamento
Os sete presidentes das associações comerciais do ABC paulista emitem carta em favor da reforma da Previdência.
As entidades abaixo assinadas (Associação Comercial de Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra, Santo André, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) vêm a público manifestar seu total apoio à Reforma da Previdência, pois somente assim será possível soltar as amarras para que o país volte a prosperar.
Neste momento é preciso que o crescimento do Brasil seja a principal preocupação de nossos representantes na Câmara dos Deputados e Senado. O país clama pelo bom senso político e agilidade na votação da reforma. São novas regras que visam a sua sobrevida e manutenção do rendimento dos atuais e futuros aposentados.
Trata-se de uma reforma gradual que deve ser feita agora. Se o Brasil esperar mais tempo, a Previdência sairá totalmente do controle e toda a sociedade brasileira será penalizada. É preciso acelerar a votação. Este é o momento do Congresso Nacional pensar de forma ampla, que é o bem de toda a nação brasileira.
Reforma da Previdência já!
CARTA ABERTA DE APOIO À REFORMA DA PREVIDÊNCIA
As entidades abaixo assinadas (Associação Comercial de Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra, Santo André, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) vêm a público manifestar seu total apoio à Reforma da Previdência, pois somente assim será possível soltar as amarras para que o país volte a prosperar.
Neste momento é preciso que o crescimento do Brasil seja a principal preocupação de nossos representantes na Câmara dos Deputados e Senado. O país clama pelo bom senso político e agilidade na votação da reforma. São novas regras que visam a sua sobrevida e manutenção do rendimento dos atuais e futuros aposentados.
Trata-se de uma reforma gradual que deve ser feita agora. Se o Brasil esperar mais tempo, a Previdência sairá totalmente do controle e toda a sociedade brasileira será penalizada. É preciso acelerar a votação. Este é o momento do Congresso Nacional pensar de forma ampla, que é o bem de toda a nação brasileira.
Reforma da Previdência já!
Jornais realizam congresso com a presença do governador Alckmin e autoridades
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou na manhã deste sábado (24), da abertura do 37ª edição do Congresso da Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo (Adjori-SP). O evento anual segue até amanhã, domingo (25), na estância de São Pedro, no interior do Estado, e vem sendo realizado no Hotel Fazenda Colina Verde.
O congresso contou com a participação de 62 jornais, representando mais de 250 municípios, também comemora os 37 anos de fundação da Adjori-SP, tendo como tema ‘Uma visão jurídica da comunicação’. Na ocasião, estão sendo discutidas desde a questão eleitoral até as dificuldades de cobertura jornalística da pequena e média imprensa.
O governador Geraldo Alckmin falou da honra em participar do evento e declarou que se sente à vontade entre os profissionais de imprensa. “Venho neste congresso pela importância não apenas dessa profissão, da qual tenho o maior orgulho e respeito, mas porque sei que aqui estão os jornalistas que falam diretamente com a população. São os formadores de opinião de cada um dos municípios que estão aqui representados”.
Alckmin também reconheceu as dificuldades da profissão, principalmente nas menores cidades. Para ele, ser jornalista no interior é ser herói. “Batalhar a divulgação das notícias da comunidade, com uma estrutura menor, não é fácil. É uma luta diária”, destacou o governador.
A Adjori-SP foi criada há 37 anos e reúne jornais de todo o interior do Estado. Para o presidente da entidade, Carlos Alberto Buzano Balladas, “o evento é uma oportunidade para os proprietários de jornais do interior mostrar a força que possuem, revisarem suas formas de trabalho e tomarem conhecimento de novas experiências”, afirmou o jornalista de Santo André e dirigente dos jornal Ponto Final, revista Dia Melhor e Redemidia.TV.
Entre os presentes na abertura do evento, estavam Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; e o deputado estadual Roberto Morais.
Após a abertura do evento pelo governador, o congresso seguiu com as palestras do jurista Almir Pazzianotto Pinto, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho); e o desembargador Antonio Carlos Cedenho, do TRF-3ª Região. Na parte da tarde, haverá ainda a exposição do empresário Gilberto Pacheco, CEO da M W WAY, que abordará o tema `Novas tecnologias para jornais`.
O Congresso tem a coordenação do jornalista Evaldo Vicente, proprietário dos jornais, A Tribuna Piracicabana, A Tribuna de São Pedro e A Tribuna de Rio das Pedras.
O congresso contou com a participação de 62 jornais, representando mais de 250 municípios, também comemora os 37 anos de fundação da Adjori-SP, tendo como tema ‘Uma visão jurídica da comunicação’. Na ocasião, estão sendo discutidas desde a questão eleitoral até as dificuldades de cobertura jornalística da pequena e média imprensa.
O governador Geraldo Alckmin falou da honra em participar do evento e declarou que se sente à vontade entre os profissionais de imprensa. “Venho neste congresso pela importância não apenas dessa profissão, da qual tenho o maior orgulho e respeito, mas porque sei que aqui estão os jornalistas que falam diretamente com a população. São os formadores de opinião de cada um dos municípios que estão aqui representados”.
Alckmin também reconheceu as dificuldades da profissão, principalmente nas menores cidades. Para ele, ser jornalista no interior é ser herói. “Batalhar a divulgação das notícias da comunidade, com uma estrutura menor, não é fácil. É uma luta diária”, destacou o governador.
A Adjori-SP foi criada há 37 anos e reúne jornais de todo o interior do Estado. Para o presidente da entidade, Carlos Alberto Buzano Balladas, “o evento é uma oportunidade para os proprietários de jornais do interior mostrar a força que possuem, revisarem suas formas de trabalho e tomarem conhecimento de novas experiências”, afirmou o jornalista de Santo André e dirigente dos jornal Ponto Final, revista Dia Melhor e Redemidia.TV.
Entre os presentes na abertura do evento, estavam Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; e o deputado estadual Roberto Morais.
Após a abertura do evento pelo governador, o congresso seguiu com as palestras do jurista Almir Pazzianotto Pinto, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho); e o desembargador Antonio Carlos Cedenho, do TRF-3ª Região. Na parte da tarde, haverá ainda a exposição do empresário Gilberto Pacheco, CEO da M W WAY, que abordará o tema `Novas tecnologias para jornais`.
O Congresso tem a coordenação do jornalista Evaldo Vicente, proprietário dos jornais, A Tribuna Piracicabana, A Tribuna de São Pedro e A Tribuna de Rio das Pedras.
quinta-feira, 22 de junho de 2017
Colégio Pentágono de Santo André inaugura laboratório de inovação
No intuito de trazer aos estudantes a realidade e os desafios do mercado contemporâneo, o Pentágono agora conta com um laboratório de inovação e empreendedorismo em parceria com a startup Cokup Academy.
“Com este novo projeto, prepararemos os estudantes para enfrentar os desafios propostos pelo atual mercado de trabalho. Considerando que a “inovação” é um dos nossos valores, estimular a criatividade e trazer o universo do empreendedorismo para estes jovens será a chave para a solução de muitos problemas que o mercado vem enfrentando nos últimos tempos.” Afirma Carlos Rivera, Diretor Geral do Pentágono.
Okuma e Rivera anunciam parceria |
O Cokup Lab, assim denominado, é um ambiente que traz para dentro da instituição a realidade das startups. Inovador e inspirador, o laboratório estimula a criatividade e autonomia dos estudantes, onde poderão apresentar ideias, co-criações e vivenciarão situações reais do mercado empreendedor.
“Visamos trazer valor agregado educacional aos estudantes, levando uma educação empreendedora e inovadora para que esses jovens sejam formados para se destacar no mercado como empreendedores e/ou intraempreendedores até mesmo dentro de grandes empresas, afinal, todo mercado está inovando por necessidade e para antecipar tendências.” Afirma Victor Okuma, CEO da Cokup Academy.
O conteúdo que será aplicado dentro do Cokup Lab será a metodologia “Cokria Startup”, desenvolvida pela startup, cujo programa educacional está focado em educação empreendedora, direcionado para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. É a fase ideal destes jovens, que estão no processo de reflexão sobre a escolha de suas carreiras e vocações. A metodologia de ensino é pautada no livro “The Lean Startup” de Eric Ries e visa trazer aos estudantes a visão da cultura empreendedora de maneira prática, experienciando situações reais. O projeto é dividido em 5 etapas (Mindset e Cultura, Mercado, Ideação, Validação e The Challenge) e possui a duração de 6 meses ou 1 ano, variando de acordo com a opção do estudante pelo nº de aulas semanais.
O Cokup Lab é aberto aos estudantes de todos os colégios. Aos que se interessarem pelo projeto, as matrículas estão abertas e devem ser efetuadas no Pentágono (Rua Coronel Fernando Prestes, 326 – Centro, Santo André – SP), a Cokup Academy disponibiliza programa de bolsa podendo chegar a 50% de desconto.
quarta-feira, 21 de junho de 2017
Câmara de Santo André aprova projeto de regularização do Centreville
Da Redação
Os vereadores aprovaram, na noite desta terça-feira (21), em segunda votação e por unanimidade o Projeto de Lei 09/17, encaminhado pelo Executivo, que autoriza a Prefeitura a dar prosseguimento à regularização fundiária do Conjunto Residencial Centreville.
A área de 250 mil metros quadrados aguarda pela legalização há mais de 35 anos e beneficia diretamente mais de 1.300 famílias. Com o aval dos parlamentares, o projeto começa finalmente a sair do papel.
A ideia era promover uma audiência pública com a população do bairro para discutir os detalhes do processo de parcelamento do solo e sanar possíveis dúvidas, mas a maioria dos vereadores decidiu acelerar o trâmite e aprovamos a matéria, porque reconhecemos a urgência em regularizar a situação dos moradores do Centreville", sinalizou o chefe do Legislativo, Almir Cicote (PSB).
Um dos impasses que limitava a celeridade ao aprovar o texto era o valor pago por cada morador, para a compra de lotes. O processo passa pelo desmembramento e anistia às propriedades.
Segundo o vereador Dr. Fábio Lopes (PPS), a dívida terá teto máximo de 10%. "Esse percentual será o máximo e vai constar no decreto", destacou, exibindo, na sequência, trecho da fala do secretário de Habitação, Fernando Marangoni, em que dá garantias à população. "Se isso não acontecer, coloco meu cargo à disposição", assegurou Marangoni, quando entregou o projeto à Casa para a apreciação dos parlamentares.
Lei de Diretrizes Orçamentárias
Outro importante projeto foi aprovado pelo Legislativo. Os vereadores sancionaram o Projeto de Lei 08/17, encaminhado pela administração municipal, que dispõe sobre as diretrizes gerais para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município.
terça-feira, 20 de junho de 2017
Vacina de HPV é ampliada para meninos de 11 a 15 anos incompletos
Da Redação
A partir de agora, a vacina contra HPV passa a ser ofertada para os meninos de 11 até 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A ampliação da faixa etária pelo Ministério da Saúde já foi comunicada às secretarias estaduais de saúde de todo o País, e tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal nos adolescentes do sexo masculino. A vacina contra o HPV para os meninos passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, contemplando os meninos de 12 até 13 anos. Até o ano passado, era feita apenas em meninas.
Confira a apresentação
Com a inclusão desse público, equivalente a 3,3 milhões de adolescentes, a meta para 2017 é vacinar 80% dos 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos e 4,3 milhões de meninas de 9 a 15 anos. Também terão direito a vacina, a partir de agora, homens e mulheres transplantados e oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia. Além disso, cerca 200 mil crianças e jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, também podem se vacinar contra HPV. O anúncio das mudanças foi feito nesta terça-feira (20) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, em coletiva de imprensa.
Durante o anúncio, o ministro Ricardo Barros explicou que o objetivo principal da ampliação é aumentar a cobertura vacinal do HPV. Segundo Barros, uma das principais ações para alcançar essa meta é o Programa Saúde na Escola, parceria do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação. “É um de nossos grandes aliados nessa frente. Com esse projeto, estamos convocando toda a comunidade escolar, pais e educadores, a atualizarem as cadernetas de vacinação destes jovens”, afirma o ministro. Como exemplo bem sucedido desta iniciativa, o ministro citou o Estado de Santa Catarina e o município de Niterói que conseguiram, por meio de uma ampla mobilização nas escolares, ampliarem as coberturas vacinais contra o HPV.
Para conscientizar os meninos na busca da vacina, o Ministério da Saúde planeja, para o próximo mês de julho, período de férias escolares, campanha direcionada a este público, com o intuito de aumentar a cobertura nessa população. Além disso, a vacina de HPV também fará parte do elenco de vacinas a serem ofertadas na Campanha de multivacinação que acontecerá no período de 11 a 22 de setembro. O Dia D da campanha de vacinação será dia 16 de setembro.
segunda-feira, 19 de junho de 2017
Paulo Serra rejeita PPP com Odebrecht
O prefeito Paulo Serra vai rejeitar o processo de privatização da água e esgoto no município para a Odebrecht Ambiental, um compromisso que foi firmado na administração anterior, de Carlos Grana. O ex-prefeito fez o acordo nos últimos meses de seu governo, em 2016, mas não chegou a homologá-lo. Independentemente da investigação, o atual prefeito questiona os termos da parceria. “A parceria com a Odebrecht Ambiental não é de interesse de Santo André e portanto o negócio não será homologado. Não acreditamos nesse sistema de gestão”, afirma Paulo Serra.
Entre os diversos motivos está o fato de a PPP não prever nenhum aporte significativo da Odebrecht no sistema no primeiro ano de validade, como é usual nesse tipo de parceria. O segundo problema foi o modo como a PPP foi feita, no fim da gestão de Carlos Grana, sem a participação do governo de transição e o conhecimento da população. Por fim, na avaliação do prefeito Paulo Serra, o contrato traria ônus para o consumidor de Santo André, que teria de aumentar as tarifas de água e esgoto para fazer os repasses para a Odebrecht Ambiental.
Segundo o edital publicado pelo Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) na gestão de Grana, o valor estimado do contrato da Odebrecht Ambiental com Santo André seria de R$ 3,37 bilhões, pelo período de 35 anos. Além do gerenciamento do sistema, a privatização envolveria, se fosse homologada, a redução das perdas físicas e comerciais no abastecimento e operação e manutenção da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) do Pedroso, que ainda não teve as obras iniciadas.
Entre os diversos motivos está o fato de a PPP não prever nenhum aporte significativo da Odebrecht no sistema no primeiro ano de validade, como é usual nesse tipo de parceria. O segundo problema foi o modo como a PPP foi feita, no fim da gestão de Carlos Grana, sem a participação do governo de transição e o conhecimento da população. Por fim, na avaliação do prefeito Paulo Serra, o contrato traria ônus para o consumidor de Santo André, que teria de aumentar as tarifas de água e esgoto para fazer os repasses para a Odebrecht Ambiental.
Segundo o edital publicado pelo Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) na gestão de Grana, o valor estimado do contrato da Odebrecht Ambiental com Santo André seria de R$ 3,37 bilhões, pelo período de 35 anos. Além do gerenciamento do sistema, a privatização envolveria, se fosse homologada, a redução das perdas físicas e comerciais no abastecimento e operação e manutenção da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) do Pedroso, que ainda não teve as obras iniciadas.
Assembleia Legislativa paulista inova nas redes sociais
Um novo projeto de comunicação nas redes sociais deve aproximar a população das atividades da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O objetivo é aproximar as pessoas do trabalho parlamentar por meio de uma linguagem mais simples e fazer com que elas se engajem nos temas debatidos.
Desde que estão no ar, os novos perfis no Facebook, Twitter e Instagram já tiveram um engajamento recorde: crescimento de 219% no número de interações e de 877% no alcance das publicações no Facebook no primeiro mês em que o projeto foi ao ar.
A proposta também prevê a realização de palestras e oficinas com as principais empresas de tecnologia do mundo. O Google, por meio da equipe de Educação e Governo do seu escritório brasileiro, apresentou no início deste mês uma palestra sobre o bom uso das ferramentas digitais no relacionamento com o público. O segundo encontro aconteceu nesta segunda-feira (19/06) com o Facebook. A representante de Política e Governo da empresa, Débora Delbart (foto), falou sobre as técnicas mais apropriadas para conseguir um melhor resultado na rede social.
Desde que estão no ar, os novos perfis no Facebook, Twitter e Instagram já tiveram um engajamento recorde: crescimento de 219% no número de interações e de 877% no alcance das publicações no Facebook no primeiro mês em que o projeto foi ao ar.
A proposta também prevê a realização de palestras e oficinas com as principais empresas de tecnologia do mundo. O Google, por meio da equipe de Educação e Governo do seu escritório brasileiro, apresentou no início deste mês uma palestra sobre o bom uso das ferramentas digitais no relacionamento com o público. O segundo encontro aconteceu nesta segunda-feira (19/06) com o Facebook. A representante de Política e Governo da empresa, Débora Delbart (foto), falou sobre as técnicas mais apropriadas para conseguir um melhor resultado na rede social.
Jovens se envolvem mais em acidentes graves no trânsito
De acordo com o INFOSIGA SP, pessoas com idade entre 18 e 29 anos respondem por 24% das fatalidades e 38% das vítimas em ocorrências com motocicletas; de janeiro a maio, a queda no número de óbitos é de 5,5%
Segundo dados do INFOSIGA SP do mês de maio, feito pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo de São Paulo que visa reduzir pela metade o número de óbitos no Estado até 2020, 24% das vítimas têm idade entre 18 e 29 anos, comprovando que os jovens se envolvem com maior frequência em acidentes graves. Quando são analisadas ocorrências com motocicletas, verifica-se que 38% das fatalidades envolvem essa faixa etária. Em 60,5% dos casos, os jovens são condutores dos veículos, número superior à média geral para acidentes fatais (48,5%).
No acumulado do ano, de janeiro a maio, a queda no número de óbitos é de 5,5%, com 2.398 em 2016 e 2.266 em 2017, registrando 132 mortes a menos. O mês de maio mostrou aumento de 2,6% (505 em 2016, 518 em 2017), enquanto os acidentes com vítimas apresentaram nova queda (-4,9%) na comparação com o mesmo período do ano passado. Colisões contra objetos fixos e atropelamentos lideram as estatísticas.
Segundo dados do INFOSIGA SP do mês de maio, feito pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo de São Paulo que visa reduzir pela metade o número de óbitos no Estado até 2020, 24% das vítimas têm idade entre 18 e 29 anos, comprovando que os jovens se envolvem com maior frequência em acidentes graves. Quando são analisadas ocorrências com motocicletas, verifica-se que 38% das fatalidades envolvem essa faixa etária. Em 60,5% dos casos, os jovens são condutores dos veículos, número superior à média geral para acidentes fatais (48,5%).
No acumulado do ano, de janeiro a maio, a queda no número de óbitos é de 5,5%, com 2.398 em 2016 e 2.266 em 2017, registrando 132 mortes a menos. O mês de maio mostrou aumento de 2,6% (505 em 2016, 518 em 2017), enquanto os acidentes com vítimas apresentaram nova queda (-4,9%) na comparação com o mesmo período do ano passado. Colisões contra objetos fixos e atropelamentos lideram as estatísticas.
quarta-feira, 14 de junho de 2017
Metodista promove palestras sobre finanças e carreiras
Da redação
A Universidade Metodista de São Paulo promoverá palestras abertas ao público sobre finanças pessoais, carreira e ética profissional neste mês e em julho no Espaço Coworking do Golden Square Shopping, em São Bernardo do Campo. Os encontros ocorrerão todos os sábados às 16h.
A Universidade Metodista de São Paulo promoverá palestras abertas ao público sobre finanças pessoais, carreira e ética profissional neste mês e em julho no Espaço Coworking do Golden Square Shopping, em São Bernardo do Campo. Os encontros ocorrerão todos os sábados às 16h.
As palestras serão realizadas por professores e profissionais das áreas, com temas que vão de planejamento de carreira a marketing pessoal. O primeiro encontro ocorre em 24 de junho e tem como tema Economia Financeira Pessoal com o docente Ari Ricardo, professor na graduação e pós-graduação em Administração da Metodista.
Datas dos encontros
24 de junho
Palestra: Economia Financeira Pessoal
Horário: 16h
Palestrante: Professor Mestre Ari Ricardo
1º de julho
Palestra: Ética e Postura Profissional
Horário: 16h
Palestrante: Professora Mestra Ana Maria Martins
08 de julho
Palestra: Marketing Pessoal
Horário: 16h
Palestrante: Professora Mestra Ursula Barboza
15 de julho
Palestra: Planejamento de Carreiras
Horário: 16h
Palestrante: Professora Mestra Ursula Barboza
terça-feira, 13 de junho de 2017
Santo André terá 3 mil vagas para cursos profissionalizantes
Da Redação
Uma parceria entre a Prefeitura de Santo André, Centro Paula Souza e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) criará cerca de 3 mil vagas em cursos gratuitos na cidade ainda este ano. Nesta última segunda-feira (12), começaram as primeiras turmas de um dos cursos desta iniciativa: o Super MEI. O Via Rápida Emprego e os cursos nas unidades móveis (carretas) Via Rápida Emprego estão com as inscrições abertas e as aulas devem ocorrer a partir de agosto.
A diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja), Cilene Maria Lunardi Paludetti, comenta que a parceria foi fechada rapidamente. “A proposta é oferecer aos munícipes cursos rápidos de qualificação profissional, voltados para o empreendedorismo, e dessa maneira dar mais chances ao aluno de ter sucesso em um mercado de trabalho muito competitivo”, explica.
Os cursos do Super MEI são para eletricista residencial, marceneiro, costureiro, maquiador, panificação artesanal, decoração de bolos, culinária básica, chocolate, confeiteiro e administração de salão de beleza. As 440 vagas já foram preenchidas por cadastro feito pelo próprio Sebrae.
Inscrições
Os cursos do Via Rápida Emprego, programa do governo do Estado que oferece qualificação profissional de acordo com as demandas regionais, ainda estão com as inscrições abertas. Para se inscrever é preciso ir até um dos cinco Centros Públicos de Formação Profissional de Santo André (veja endereços abaixo) e realizar as inscrições pelo portal no local. Cada Centro Público oferecerá um curso Via Rápida, totalizando 150 vagas neste momento, com a possibilidade de ampliação.
As aulas têm início previsto em agosto. A carga horária é de 150 horas, distribuídas em 4 horas de aula por dia. As opções são para cursos de construtor de móveis, informática básica, assistente de cabelereiro, embelezamento (maquiagem) e área administrativa, definidas pelo Centro Paula Souza.
Ainda estão sendo definidos os cursos a serem oferecidos na carreta do Via Rápida Emprego e a data das inscrições.
Endereços dos Centros Públicos de Formação Profissional:
CPFP Valdemar Mattei - Rua Kasatu Maru, s/ nº, Vila Pires
CPFP Júlio de Grammont – Rua Astorga, s/nº, Parque Andreense
CPFP João Amazonas – Rua Antonio Sebastião Esqualize, s/ nº, Capuava
CPFP Armando Mazzo – Rua Carnaúba, s/ nº, Príncipe de Gales
Governo estadual e ABC terão cadastro unificado de auxílio-moradia
Da Redação
O secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia esteve no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC na última quarta-feira (7) e anunciou que o ABC terá um cadastro unificado de auxílio-moradia com o governo do estado. A região será a primeira do estado a ter a plataforma unificada das famílias beneficiadas.
Anúncio foi feito na última quarta-feira (7) na sede do Consórcio Intermunicipal | Foto: Divulgação |
“Pela primeira vez, vamos fazer a leitura das pessoas cadastradas integradamente, para que a gente evite esse esforço diário de não ter duplicidade e passe a ter uma plataforma eletrônica. Queremos ter um cadastro unificado. Então, se você entrar no sistema com alguém que já está cadastrado, ele não vai aceitar. É um sistema novo para melhorar o trabalho de todos”, comenta o secretário.
O sistema mostrará todos os passos e datas do beneficiário, como quando começou a receber o benefício, quantas parcelas já foram pagas, se continua ativo ou não e por quais motivos, por exemplo. Atualmente, existem 2.472 famílias beneficiadas com o auxílio moradia custeado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) nas sete cidades. Desse total, 408 estão em São Bernardo, 166 em Diadema, sete em Ribeirão Pires, 285 em Mauá e 1.606 em Santo André.
segunda-feira, 12 de junho de 2017
Tatuagem em jovem será retirada em faculdade de medicina
A disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, em parceria com a Secretaria de Saúde de São Bernardo, assumirá o caso do adolescente R.R.S, que teve uma tatuagem feita na testa contra a própria vontade. O serviço de Laserterapia da FMABC agendará consulta inicial com o rapaz, a partir da qual será possível definir o tratamento mais adequado, o tipo de laser e o número de sessões para remoção da tatuagem. Todo o tratamento será feito sem custos para a família.
Foto: Reprodução |
Segundo o dermatologista e chefe do setor de Laserterapia da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Simão Cohen, a remoção completa de uma tatuagem requer, em média, de 8 a 10 sessões de laser, feitas a cada 30 dias. “O clareamento da tatuagem é lento e gradativo. Apesar de termos hoje tecnologia e equipamentos de ponta, existem tatuagens impossíveis de serem removidas 100%, mas não são a maioria. Normalmente o resultado é bastante satisfatório”, explica.
As tatuagens coloridas apresentam maior resistência à remoção. Pigmentos escuros (pretos) e azuis são os mais fáceis de serem removidos. Os verdes são levemente resistentes e os vermelhos resistentes. Já a pigmentação amarela é a mais difícil de ser removida. Em pessoas com pigmentação de pele mais escura (negros e mulatos) é possível que a área tratada clareie com a aplicação do laser na tatuagem, mas na maioria das vezes é um estágio transitório e, com o tempo, a pele volta à sua pigmentação normal.
Prefeitura de São Bernardo do Campo
A Prefeitura de São Bernardo anunciou nesta segunda-feira (12/06) que, por meio de parceria com a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, vai disponibilizar todo o procedimento médico e cirúrgico ao adolescente. A Administração confirmou que entrou em contato com a mãe do menor (Vânia Aparecida Rocha), se colocando à disposição para todo o suporte. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, fez pessoalmente interlocução com a mãe, reforçando o amparo, que consiste em viabilizar assistência social também para o caso.
A Prefeitura ressaltou que o adolescente realizou tratamento no Caps (Centro de Atenção de Psicossocial) até o mês de setembro do ano passado. A instituição procurou o adolescente diversas vezes para retomar o tratamento, porém não teve sucesso.
No período em que o menor frequentou a unidade, foi acompanhado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, educadores físicos e monitores de oficina.
sábado, 10 de junho de 2017
Fraudador de Bilhete Único é preso na capital
A Polícia Civil prendeu um homem que controlava um esquema de fraude na venda de créditos do Bilhete Único, nesta sexta-feira (9), na zona sul de São Paulo. A detenção é resultado de apurações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
O criminoso – um ajudante de 25 anos – comandava o esquema dentro de um bar, na Avenida Yervant Kissajikian, na Vila Joaniza. No local, havia um computador com equipamento para transferência de créditos e uma impressora para comprovantes de pagamento.
Com placas falsas de terminal autorizado para recargas, o estabelecimento foi cercado para a prisão do ajudante por estelionato. Em uma análise do computador, policiais verificaram o carregamento fraudulento de R$ 8.979,57 e apreenderam um Bilhete Único com R$ 335,60.
Responsável pelo inquérito, o delegado Newton Fugita afimou que “esse é um dinheiro que não entra no sistema público e acaba prejudicando o usuário” do transporte coletivo. Ele é titular da 3ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) do Deic.
O criminoso – um ajudante de 25 anos – comandava o esquema dentro de um bar, na Avenida Yervant Kissajikian, na Vila Joaniza. No local, havia um computador com equipamento para transferência de créditos e uma impressora para comprovantes de pagamento.
Com placas falsas de terminal autorizado para recargas, o estabelecimento foi cercado para a prisão do ajudante por estelionato. Em uma análise do computador, policiais verificaram o carregamento fraudulento de R$ 8.979,57 e apreenderam um Bilhete Único com R$ 335,60.
Responsável pelo inquérito, o delegado Newton Fugita afimou que “esse é um dinheiro que não entra no sistema público e acaba prejudicando o usuário” do transporte coletivo. Ele é titular da 3ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) do Deic.
sexta-feira, 9 de junho de 2017
Semasa lança aplicativo para celular
Por Vitor Lima
O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) lançou o hoje (9) um aplicativo para tablets e smartphones. O objetivo da ferramenta, intitulada Semasa Mobile, é facilitar a solução de problemas dos munícipes relacionados à autarquia.
Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para aparelhos do sistema Android. O órgão esclarece que está trabalhando para disponibilizar a plataforma também para o sistema iOS, o que deve ocorrer em “curto prazo”.
Ferramenta já está disponível para download | Imagem: Reprodução |
A ferramenta, criada pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do próprio Semasa, permite a emissão de 2ª via de contas, consulta da situação do abastecimento, dos dias da coleta de lixo, dos endereços das estações de coleta, dentre outra funcionalidades. Para usufruir do aplicativo basta instalá-lo no aparelho e preencher um simples cadastro com o número do CPF e o número da conta de saneamento.
Durante entrevista na sede da entidade, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, comentou que a ação foi norteada pela intenção do governo de modernizar a gestão da cidade. “É o primeiro passo para a gestão que a gente quer, que é a cidade inteligente, pleo conceito de smart city”, disse. O prefeito também manifestou a intenção de ampliar a quantidade de serviços e informações disponíveis na plataforma.
Solicitação de serviços de zeladoria urbana, como podas de árvores, tapa-buracos e limpeza, devem ser contemplados na criação de um futuro aplicativo. “Queremos dar boas ferramentas e fazer com que elas funcionem”, afirma.
Uma possível mudança na gestão do Semasa também foi comentada pelo prefeito. Serra voltou a afirmar que mudanças estruturais no órgão só serão definidas após a elucidação da dívida da autarquia com a Sabesp (a entidade andreense tem uma dívida milionária com a Sabesp; porém, os dois lados divergem quanto ao valor e a discussão segue no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no qual a Prefeitura entrou com uma ação, ainda na antiga gestão do prefeito Carlos Grana).
Contudo, o prefeito não esconde a intenção fazer ajustes na estrutura do órgão: “A intenção do governo é criar um modelo de gestão da água que seja viável economicamente”, defende.
Cachorro sintético chega ao Brasil
O curso de medicina veterinária da Faculdade das Américas (FAM) é o primeiro no Brasil a utilizar modelo canino sintético para aulas de anatomia, fornecido com exclusividade pela empresa brasileira Csanmek, especializada em sistemas e soluções para o mercado educacional. A aquisição segue a tendência mundial de eliminar o sacrifício e o uso de animais em salas de aula.
Chamado de Syndaver Canine, o cachorro sintético será utilizado para simulações cirúrgicas e treinamentos de habilidades. O modelo é desenvolvido com textura e densidade similares às estruturas anatômicas reais e contém todos os sistemas e órgãos do corpo canino, permitindo a realização de cirurgias, dissecações, entubações e demais procedimentos veterinários.
O cachorro sintético integra o sistema multidisciplinar da FAM para o ensino da veterinária e será utilizado junto com a Plataforma 3D de simulações de anatomia, desenvolvida pela Csanmek. O equipamento funciona como uma mesa que exibe modelos tridimensionais altamente detalhados e anatomicamente corretos de todos os sistemas do corpo canino, que permite aos alunos realizar dissecações virtuais e ter acesso a locais que dificilmente teriam em um cadáver real.
O simulador 3D utilizado na FAM possui ainda uma ferramenta de integração entre hospitais e salas de aula e oferece aos alunos a possibilidade de estudar casos clínicos e exames reais de animais, pois permite que os professores convertam tomografias e ressonâncias magnéticas em 3D, com acesso total e irrestrito a anatomia real.
“Todos os anos, milhares de animais são sacrificados para o ensino. Essa tecnologia foi desenvolvida para reduzir esses números e modificar esse cenário, pois o simulador cirúrgico permite que os alunos utilizem um modelo realístico com todos os sistemas e órgãos na mesma coloração e densidade do real”, comenta Claudio Santana, fundador da Csanmek Tecnologia.
“Apesar de ser um equipamento para educação, a plataforma 3D também é utilizada por médicos e profissionais da saúde no dia a dia, para melhorar o aprendizado e compreensão das estruturas anatômicas reais e modeladas, e, junto com o Syndaver Canine, formou-se o cenário ideal", conclui Santana.
Chamado de Syndaver Canine, o cachorro sintético será utilizado para simulações cirúrgicas e treinamentos de habilidades. O modelo é desenvolvido com textura e densidade similares às estruturas anatômicas reais e contém todos os sistemas e órgãos do corpo canino, permitindo a realização de cirurgias, dissecações, entubações e demais procedimentos veterinários.
O cachorro sintético integra o sistema multidisciplinar da FAM para o ensino da veterinária e será utilizado junto com a Plataforma 3D de simulações de anatomia, desenvolvida pela Csanmek. O equipamento funciona como uma mesa que exibe modelos tridimensionais altamente detalhados e anatomicamente corretos de todos os sistemas do corpo canino, que permite aos alunos realizar dissecações virtuais e ter acesso a locais que dificilmente teriam em um cadáver real.
O simulador 3D utilizado na FAM possui ainda uma ferramenta de integração entre hospitais e salas de aula e oferece aos alunos a possibilidade de estudar casos clínicos e exames reais de animais, pois permite que os professores convertam tomografias e ressonâncias magnéticas em 3D, com acesso total e irrestrito a anatomia real.
“Todos os anos, milhares de animais são sacrificados para o ensino. Essa tecnologia foi desenvolvida para reduzir esses números e modificar esse cenário, pois o simulador cirúrgico permite que os alunos utilizem um modelo realístico com todos os sistemas e órgãos na mesma coloração e densidade do real”, comenta Claudio Santana, fundador da Csanmek Tecnologia.
“Apesar de ser um equipamento para educação, a plataforma 3D também é utilizada por médicos e profissionais da saúde no dia a dia, para melhorar o aprendizado e compreensão das estruturas anatômicas reais e modeladas, e, junto com o Syndaver Canine, formou-se o cenário ideal", conclui Santana.
quinta-feira, 8 de junho de 2017
Muito a se fazer!
Por Maria Cristina Pache Pechtoll, feminista, mestra em Administração e especialista em Políticas Públicas, Justiça e Autonomia das Mulheres
O patriarcalismo e o racismo estão presentes no cotidiano de todos(as) os(as) brasileiros(as): nas relações familiares, profissionais, acadêmicas e instituições, provocam violência e são dimensões que acirram a atual estrutura desigual, seja ela simbólica ou explícita, mas não menos perversa, da sociedade brasileira.
O conceito de interseccionalidade “trata especificamente da forma pela qual o racismo, o patriarcalismo, a opressão de classe e outros sistemas discriminatórios criam desigualdades básicas que estruturam as posições relativas de mulheres, raças, etnias, classes e outras. Além disso, a interseccionalidade trata da forma como ações e políticas específicas geram opressões que fluem ao longo de tais eixos, constituindo aspectos dinâmicos ou ativos do desempoderamento” (Crenshaw, 2002, p. 177).
O Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, estudo do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada de 2015 nos fornece dados essenciais para entender as causas das desigualdades que afetam a população negra do Brasil, mas em especial as Mulheres Negras.
No Brasil a população negra é de 54%, de acordo com a autoclassificação das pessoas, somadas as classificações de cor preta e parda (IBGE). A desigualdade entre a população branca e negra é escandalosa. Vejamos: proporção de extremamente pobres: brancos 1,6%, negros 3,6%; pobres: brancos 2,0%, negros 5,3%; vulneráveis à pobreza: brancos 42,7%, negros 61,1%. Dados desagregados por gênero: Mulheres extremamente pobres: brancas 1,6%, Negras 3.7%; pobres: brancas 2,0%, negras 5,5%; vulneráveis à pobreza: brancas 42,0%, negras 62%. As mulheres negras estão em maior número na pobreza, configurando a base da pirâmide da desigualdade socioeconômica.
Ao analisarmos os arranjos familiares, contata-se que em 40% dos domicílios as mulheres são as pessoas de referência, como chefes de família, sendo que em 66% das famílias as mulheres não têm cônjuges e têm filhos/as, encontrando-se, muitas vezes, em maior risco de vulnerabilidade social, já que a renda média das mulheres, especialmente a das mulheres negras, continua bastante inferior não só à dos homens, como à das mulheres brancas. Rendimento Médio Mensal no Trabalho Principal da População Ocupada de 16 anos ou mais de idade, Homem branco: R$ 2.509,7, Mulher branca: R$ 1.765 (70% da renda do homem branco), Homem negro: R$ 1434,13 (57% da renda do homem branco), Mulher negra: R$ 1.027(48 41% da renda do homem branco).
Os avanços educacionais são importantes: média de anos de estudo das pessoas de 15 anos ou mais de idade: mulher branca 9,1 anos de estudo; homem branco 8,9 anos; mulher negra 7,7 anos; homem negro 7,2 anos. No entanto, a existência de fortes segmentações no mercado de trabalho diminui significativamente o retorno do investimento em educação para as mulheres. A desigualdade fica mais grave quando se relaciona a renda com os anos de estudos, pois mesmo tendo mais tempo de escolaridade as mulheres, em especial as negras, ganham menos que os homens. Outro dado alarmante é quanto ao analfabetismo, do total de mulheres analfabetas 70% são negras.
Mais um indicador que escancara o machismo e o racismo é a taxa de desocupação. Essa é uma dificuldade maior para as mulheres que para os homens. Em 2015, a taxa de desocupação feminina era de 11,6% – enquanto a dos homens foi de 7,8%. No caso das mulheres negras, a proporção chegou a 13,3% (a dos homens negros, 8,5%).
A qualidade dos empregos também demonstra as opressões e benefícios, as mulheres negras apresentam maior participação em ocupações com baixo prestígio e menor remuneração, o que fica nítido no caso dos empregos domésticos que é a ocupação de 18% das mulheres negras e de 10% das mulheres brancas no Brasil em 2015. Com respeito a carteira assinada, também pode ser encontrada a desvantagem das negras em relação às brancas, apesar de constituírem o maior grupo entre as domésticas, 29,3% das trabalhadoras negras tinham carteira assinada em 2015, comparadas a 32,5% das brancas.
Sobre o tema de Mulheres Negras e a violência no Brasil, os dados continuam escandalosos. Além da violência doméstica e familiar, o racismo é outro fator preponderante para colocar a vida das mulheres em risco no Brasil. Alguns índices que demonstram que as mulheres negras são a maioria das vítimas:
- 58,86% das mulheres vítimas de violência doméstica são negras (Balanço do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher/2015;
- 53,6% das vítimas de mortalidade materna (SIM/Ministério da Saúde/2015);
- 65,9% das vítimas de violência obstétrica (Cadernos de Saúde Pública 30/2014/Fiocruz);
- Duas vezes mais chantes de serem assassinadas que as brancas (Taxa de homicídios por agressão: 3,2/100 mil entre brancas e 7,2 entre negras – Diagnóstico dos homicídios no Brasil. Ministério da Justiça/2015).
- Entre 2003 e 2013, houve uma queda de 9,8% no total de homicídios de mulheres brancas, enquanto os homicídios de negras aumentaram 54,2% (Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil – Flacso, OPAS-OMS, ONU Mulheres, SPM/2015);
- 56,8% das vítimas de estupros registrados no Estado do Rio de Janeiro em 2014. (Dossiê Mulher RJ – ISP/2015).
Na Saúde a desigualdade provocada pela interseccionalidade gênero/raça/classe não é diferente. O número de mortes maternas provocadas por intercorrências vem diminuindo entre as mulheres brancas e aumentando entre as negras. De 2000 para 2012 as mortes por hemorragia entre mulheres brancas caíram de 141 casos por 100 mil partos para 93 casos. Entre mulheres negras aumentou de 190 para 202 (Dados da Secretaria de Política para as Mulheres).
Com este pequeno panorama das lacunas vistas pela ótica da interseccionalidade, pode-se concluir que o desenvolvimento sustentável de um país só é possível quando se conhece as causas reais dos problemas de sua população e a partir da análise dos processos que contribuem para a desigualdade se desenvolvem políticas públicas efetivas. Para isso não se pode prescindir da perspectiva de gênero, raça e classe, de forma transversal, para ressignificar as políticas públicas, perpassando todas as áreas de atuação como educação, saúde, trabalho e renda, habitação, desde sua formulação até os mecanismos de avaliação.
Denúncias ambientais podem ser feitas pelo celular
O aplicativo (app) para smartphone ou tablet Denúncia Ambiente, da Secretaria do Meio Ambiente, permite encaminhar, consultar e acompanhar denúncias de ações contra a natureza. O app pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play.
A denúncia pode ser anônima ou identificada | Foto: Marcelo S. Camargo/A2img |
Com o aplicativo é possível informar a ocorrência de crimes ambientais relacionados à fauna, vegetação, água, solo, ruído, ar e fogo, tais como:
- desmatamento/corte;
- extração, transporte e industrialização clandestina de palmito;
- caça de animais silvestres;
- fumaça, fuligem, poeira e odor de origem industrial;
- fumaça preta (veículos a diesel);
- descarte de resíduos sólidos e líquidos de origem industrial em rios ou no solo;
- aterro sanitário/lixão;
- descarte irregular de entulhos;
- excesso de ruído por mineração ou de origem industrial.
O canal permite, inclusive, a anexação de fotos, vídeos e áudios. A denúncia pode ser anônima ou identificada. Quem optar por se identificar o órgão garante o sigilo pessoal e ainda poderá acompanhar o andamento da denúncia em tempo real.