segunda-feira, 31 de julho de 2017

Festival de Inverno de Paranapiacaba termina com recorde de público

Da Redação

A 17ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP) terminou ontem (30) com recorde de público – foram 80 mil visitantes nos dois finais de semana do evento, 40 mil a mais do que o número estimado para este ano. O FIP contou com atrações de música, oficinas, artes cênicas, mostra de audiovisual, dança e circo, além de feiras de artes e antiguidades, de livros e de vinil e mostra fotográfica. Nesta edição, a organização priorizou a participação de artistas locais. 

Vila recebeu 80 mil visitantes durante os quatro dias do Festival | Foto: Alex Cavanha

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, explicou a estratégia do Festival. "Nós mudamos o conceito do evento este ano para que a própria vila fosse a atração principal. Descentralizamos as apresentações, valorizamos artistas locais e a resposta veio com a adesão recorde de público. O evento esse ano só não será melhor do que o do ano que vem", explica.

No último dia de festival, a Street Blues Band abriu as atrações musicais, percorrendo as principais ruas de Paranapiacaba. Mas não foi apenas o som que animou a tarde do público, a Cia. dos Náufragos, que possui seis anos de existência, comemorou um ano de trabalho da peça ‘A Ilha Desconhecida’, apresentando-a no palco da rua Fox. A atriz e integrante da companhia, Cristiane Taguchi, de 29 anos, elogiou o festival, do qual participa pela primeira vez. "Achávamos que o público ia se concentrar apenas no gramado, mas muita gente nos cercou para assistir. Foi uma surpresa quando nos inscrevemos, pois eu acreditava que só havia atrações musicais. Foi muito especial participar no dia do encerramento", comenta.

Evento contou com mais de cem atrações culturais | Foto: Julio Bastos

Na Biblioteca, a literatura andreense foi presenteada com o lançamento do livro de suspense ‘Mistérios da Vila', de Carol London, baseado na cultura e lendas urbanas de Paranapiacaba. A edição deste ano foi elogiada pelo operador de máquinas, Marcelo Vieira, de 29 anos, que participou pela primeira vez do festival, levado pela namorada Fernanda Ribeiro, de 30. "Com certeza já está em nossa programação voltar no próximo ano", afirma o morador de Jundiaí.

O encerramento do festival ficou a cargo da Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA), que se apresentou no Clube União Lyra Serrano.


quinta-feira, 27 de julho de 2017

Campanha de vacinação contra raiva começa na próxima semana

Da redação

A Prefeitura de Santo André inicia na próxima terça-feira (1º) a campanha de vacinação contra raiva para cães e gatos. A ação será realizada até 15 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos finais de semana, a imunização ocorrerá das 9h às 12h e das 13h às 16h. Haverá um posto fixo para vacinação na Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ), que fica na Rua Igarapava, 239, no bairro Valparaíso. Além disso, em vários bairros da cidade haverá postos volantes distribuídos durante 15 dias ininterruptos. Para mais informações sobre os locais é possível ligar no telefone 0800 019 1944.

Vacinação vai até 15 de agosto | Divulgação/PSA
Munícipes com mais de 10 animais e que tenham dificuldade de locomoção, podem solicitar o serviço de vacinação em sua residência através do telefone informado anteriormente, porém essas demandas serão atendidas após o período de campanha. Em 13 de agosto, haverá vacinação casa a casa em áreas de difícil acesso, de mananciais e matas (Paranapiacaba, Parque Andreense, Parque América, Parque das Garças e Clube de Campo Anchieta.

Os animais que tiverem reação vacinal deverão comunicar os funcionários do posto volante ou ligar para a GCZ, no telefone 3356-9075, para obter mais informações. O atendimento nesse caso será feito no posto fixo e deverá ser notificado. Serão vacinados cães e gatos, a partir de 3 meses de idade, independente de raça, peso, idade e sexo. Fêmeas prenhas e amamentando podem ser vacinadas, porém animais doentes não.

A vacinação contra a raiva deve ser realizada a cada doze meses durante toda a vida do animal. Para imunizar é importante levar a carteirinha dos animais dos anos anteriores, caso possua. É importante que os animais sejam levados por adultos e que estejam com coleira e guia para evitar acidente com pessoas e outros bichos. Para os gatos, é aconselhável levá-los em caixas de transporte, pois ficam muito assustados, podendo fugir ou provocar acidentes.


quarta-feira, 19 de julho de 2017

Pentágono apresenta novo momento no mercado educacional

Da Redação

Com 56 anos de história e tradição, com atendimento a diversos segmentos educacionais, o Pentágono apresenta o seu novo momento institucional. Antes reconhecida apenas pela tradição que envolve o Colégio, a instituição vem ganhando cada vez mais espaço por seus demais ciclos de ensino, especialmente no que se refere à Faculdade Pentágono (FAPEN).

Instituição ganha espaço no ensino superior | Foto: Divulgação

Segundo o ranking IGC-MEC, divulgado em março de 2017, a FAPEN encontra-se entre as cinco Melhores Faculdades da Região do Grande ABC. Isso se deve à qualidade de ensino, ao protagonismo dos estudantes e à experiência de atuação da instituição neste segmento, que como resultado, num período de dois anos, obteve um crescimento de 533% no número de estudantes – saltou de 150 para 800.  

“Este resultado é muito importante para nós, pois em um curto período de tempo, mesmo em meio à crise, apresentamos um crescimento significativo, fruto de um trabalho conjunto e íntegro. Nossa expectativa é que cada vez mais a instituição Pentágono ganhe destaque no universo da educação e que cada vez mais forme profissionais capacitados para fazerem a diferença no mercado” afirma Carlos Rivera, Diretor Geral da instituição. 

A fim de fortalecer este novo momento, o Pentágono desenvolveu um projeto para o reposicionamento de suas marcas - Pentágono KIDS, Colégio Pentágono e FAPEN - que consiste em estabelecer uma estratégia de comunicação mais alinhada e segmentada para o público de cada ciclo de ensino.

Espaço voltado à inovação e ao empreendedorismo | Foto: Divulgação
“O Pentágono sempre teve como desafio atingir todos os seus públicos de maneira estratégica, pois abrange todos os ciclos educacionais, do Ensino Infantil à Faculdade. Acreditamos que com o reposicionamento, alcançaremos maiores resultados e satisfação, pois transmitiremos nossa mensagem de maneira mais assertiva, entendendo as características de cada uma das etapas” afirma Conrado Buissa, Gerente de Marketing da instituição. 

Com esse objetivo, o departamento de Marketing do Pentágono criou uma nova identidade visual para a marca FAPEN, que visa trazer mais personalidade e modernidade, seguindo um dos valores da instituição, a inovação.  Além disso, foi firmada em 2016, uma produtiva parceria com a agência Pippe que, após um trabalho de segmentação nas redes sociais, criou um novo portal para a FAPEN, em um ambiente digital exclusivo, organizado, moderno, intuitivo e informativo, onde os estudantes terão acesso à conteúdos relevantes.  Acesse o novo portal: http://fapen.edu.br/.



terça-feira, 18 de julho de 2017

Orquestra do SESI abre o Festival do Chocolate de Ribeirão Pires

No próximo sábado (22), a partir das 19h, será realizada a abertura do 11º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires. O evento contará com apresentação da Orquestra Bachiana Sesi-SP, sob regência do maestro João Carlos Martins (foto).


Com entrada gratuita, o show acontecerá na Praça Central da Vila do Doce.

O repertório terá composições clássicas de Beethoven, Bach e Mozart e também sucessos de The Beatles, Queen e de compositores brasileiros, como Adoniran Barbosa e Heitor Villa Lobos.

A apresentação será realizada por meio de parceria entre a FIESP e o SESI São Paulo, com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires.

A programação do 11º Festival do Chocolate seguirá nos dias 28, 29 e 30 de julho e 4, 5 e 6 de agosto, no Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jardim Itacolomy).


sábado, 15 de julho de 2017

Praça em Santo André ganha internet grátis

O programa Amigos da Praça da Prefeitura de Santo André entregou neste sábado (15) a praça Carlos Abondante, no bairro Santa Teresinha, no Segundo Subdistrito de Santo André, revigorada. Em parceria com a construtora MBigucci, o espaço ganhou roçagem, poda, pintura do mobiliário e das guias, novas plantas, lixeiras, dispenser para dejetos, placas de identificação, pista para passeio de cães e, como novidade, acesso gratuito à internet num raio de um quilometro. Para utilizar basta selecionar a rede Big Vizinhança MBigucci e se conectar. Ainda para comemorar o grupo de ações, o local recebeu um mutirão de vacinação antirrábica para cães e gatos, esculturas de bexigas e brinquedos infláveis para as crianças, oficina de reciclagem e uma horta suspensa com garrafas PET, entrega de revistas educativas, além da distribuição de mudas de árvores para os presentes.

Praça ganha também novas árvores. Foto . J Bastos/PMSA


"O governo tem esta bandeira da parceria e este aqui é mais um exemplo. É muito importante ver a alegria da comunidade com mais uma praça revitalizada, com a manutenção em dia. A meta é trazer a população para dentro da praça para que ela usufrua do que é seu por direito. Já temos um bom números de parceiros, físicos ou jurídicos no programa Amigos da Praça e outros já estão sendo analisados. A obrigação da Prefeitura é prestar melhores serviços e com a fiscalização, ajuda e apoio da população, o trabalho será ainda melhor”, comentou o vice-prefeito e secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Luiz Zacarias.

Milton Bigucci, presidente da construtora MBigucci se declara entusiasmado com a parceria: “A parceria nesta praça faz parte do embelezamento da cidade. Vamos cuidar deste local e pedimos a colaboração dos moradores para sempre estarem de olho, avisando a Prefeitura em caso de alguma necessidade. Agradeço ao Poder Executivo por esta ação e vamos manter esta praça viva".

Leia também: http://jornalpfinal.blogspot.com.br/2017/07/ponto-final-o-unico-jornal-do-abc-em.html


sexta-feira, 14 de julho de 2017

Santo André precisa de um deputado federal

(Editorial do Jornal Ponto Final - ed. 929 - de 13 a 19 de julho de 2017)

Por Carlos A.B. Balladas 

O sistema tributário brasileiro é perverso, antiquado e concentrado por meio de impostos e taxas arrecadadas pelo governo federal, extremamente centralizador.

Tal disfunção faz com que o presidente da República tenha muito mais poder de distribuição de verbas para todas as áreas das administrações públicas do que governadores e prefeitos.

Presenciamos no momento liberação por parte da Presidência da República de bilhões de reais a governadores, prefeitos, deputados e senadores para que o presidente não seja julgado pelos crimes que cometeu. Os congressistas brasileiros gozam de uma excrecência denominada emenda parlamentar. Por ela deputados e senadores provém seus currais eleitorais de recursos para obras, serviços e atendimento a entidades ditas filantrópicas ou assemelhadas.

Não há no horizonte político brasileiro uma mudança deste status quo que faz com que prefeitos de todos o país transitem como mendigos pelos gabinetes dos ministérios em Brasília, que, em geral, o fazem acompanhados por deputados ou senadores interessados em que o edil seja seu cabo eleitoral na próxima eleição.

Ter um congressista com bom trânsito Brasília ou disposto a encaminhar emendas parlamentares para o seu município é o sonho de todo prefeito em solo tupiniquim.

Saído de nosso torrão andreense, o último representante na Câmara Federal foi Vanderlei Siraque, suplente em verdade, no mandato iniciado em 2011, e que não conquistou os votos necessários em 2014 para ser reconduzido ao Congresso.

Os andreenses, por alguma razão ainda não entendida pelos cientistas políticos, tendem a votar em candidatos não pertences às hostes políticas da cidade.

A cidade e Paulinho Serra, o prefeito, torcem fervorosamente para que um legitimo candidato andreense seja eleito em 2018.

Uma única e promissora alternativa surgiu até o momento: o nome do vereador pelo PT Eduardo Leite. Grande parte dos líderes petistas andreenses já declararam apoio à sua candidatura. Mesmo com todo o bombardeio que o partido vem sendo atingido o que causa instantes baixas, o PT ainda tem fôlego e energia para oferecer a Leite um número considerável de votos.

Ailton Lima, atual secretário de Serra, e que deve escolher uma nova sigla, diferente daquela na qual se candidatou a prefeito (SD) e o vereador Sargento Lobo (SD) são alguns nomes que surgem como possíveis candidatos. O PSDB, partido do prefeito, bem como o PTB, partido do vice-prefeito Luiz Zacarias, ainda não cogitam nomes para concorrerem à Câmara Federal, pois não há na cidade, nestes dois partidos, nomes com estofo e massa crítica de votos para uma arrancada rumo à Brasília.

Santo André necessita, mais do que nunca, eleger um deputado federal, seja de qualquer partido.

Leia também: http://jornalpfinal.blogspot.com.br/2017/07/ponto-final-o-unico-jornal-do-abc-em.html





Atual gestão de Santo André já pagou R$ 110 milhões de dívidas

Por Vitor Lima

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, convocou a imprensa na última segunda-feira (10) para divulgar o balanço do primeiro semestre de mandato. Durante a maior parte da conversa com os jornalistas, o prefeito enfatizou o trabalho da atual gestão para organizar as finanças da cidade. Também participaram do encontro o secretário de Gestão Financeira, José Carlos Grecco, e o secretário de Assunto Estratégicos, Leandro Petrin. 

Prefeito reuniu a imprensas em seu gabinete na última segunda-feira (10) | Foto: Ricardo Trida/PSA

De acordo com as informações divulgadas pelo tucano, a gestão anterior deixou um rombo de R$ 325 milhões. Deste montante, o Executivo conseguiu pagar aproximadamente R$ 110 milhões e negociou parcelamento de outros R$ 95 milhões – portanto, da chamada “dívida de curto prazo”, ainda resta o valor de R$ 120 milhões para ser solucionado. 

Ao tomar à frente do governo, Serra constatou que a Prefeitura estava com pagamentos atrasados para 742 fornecedores. Deste número, apenas 21 empresas ainda não negociaram com o Executivo uma solução para a situação. Além das ações para solucionar as dívidas, o prefeito ressaltou iniciativas voltadas à economia no orçamento. O corte de cargos comissionados, economia com horas extras, devolução de prédios alugados, fim do carnaval, entre outras medidas, foram destacadas.

“Aluguel é um investimento que não dá retorno. A Prefeitura possui vários espaços próprios mal aproveitados, então o que fizemos foi aproveitar melhor os imóveis subutilizados e distribuir melhor os departamentos”, explica.



Diversidade cultural será a marca do Festival de Inverno

Da Redação

O 17º Festival de Inverno de Paranapiacaba ocorrerá nos dois últimos fins de semana deste mês (22, 23, 29 e 30). O evento é uma boa oportunidade para os interessados em descobrir a história da região, que ainda é preservada em sua arquitetura. Ao todo, serão mais de 170 atrações gratuitas. 

No primeiro dia do evento (22), haverá homenagem ao cantor e compositor Belchior, que morreu em 30 de abril deste ano. A banda Freud à Deriva fará uma apresentação às 13h, no Antigo Mercado da vila, inspirado no disco Alucinação de Belchior, de 1976.

Evento ocorre nos dois últimos fins de semana de julho | Foto: Julio Bastos

O público poderá visitar também, na Casa Fox, a Mostra de Arte Naif, com curadoria de Enzo Ferrara e obras de artistas de todo o Brasil. A Rua Fox será tomada pelo ritmo do rockabilly, sub-gênero do rock surgido no início dos anos 1950. No Brasil, influenciou cantores na década de 60, como Roberto Carlos e Wanderléia.

Um dos destaques do segundo fim de semana do festival, será a apresentação de Ricardo Vignini, no sábado (29), às 18h, no palco da Rua Direita. O show marcará o lançamento do álbum “Rebento”. O músico já acompanhou artistas de renome da música brasileira, como Lenine e Pepeu Gomes. 

Além de música, o festival tem ainda programação para crianças, oficinas, teatro e feira de artesanato. A lista completa de atividades está disponível no portal do evento.  

História

A Vila de Paranapiacaba, localizada no limite entre o planalto paulista e a serra do mar, é um patrimônio arquitetônico originário da ocupação inglesa na região da serra para a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí, no fim do século 19.

Inicialmente, a vila era um acampamento de operários. Após a inauguração da ferrovia, em 1867, foi transformada na Estação Alto da Serra, para cuidar da manutenção do sistema. Devido à sua localização, último ponto antes da descida da serra, a Vila de Paranapiacaba começou a ganhar importância.

No ano de 1987, o patrimônio arquitetônico e natural de Paranapiacaba foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (órgão estadual) e, em 2002, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).



Lula é condenado e políticos do ABC divergem sobre o assunto

Por Vitor Lima

O juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, condenou na última quarta-feira (12) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação é relativa ao processo que investigou a compra e a reforma de um apartamento triplex no Guarujá, no litoral de São Paulo. No entanto, Moro não decretou a prisão de Lula, que pode recorrer da sentença em liberdade. 

Na decisão, juiz afirma que as reformas executadas no apartamento pela empresa OAS provam que o imóvel era destinado ao ex-presidente. Segundo Moro, ficou provado nos autos que Lula e sua esposa eram os proprietários de fato do apartamento. 

“Nem é necessário, por outro lado, depoimento de testemunhas para se concluir que reformas, como as descritas, não são, em sua maioria, reformas gerais destinadas a incrementar o valor do imóvel, mas sim reformas dirigidas a atender um cliente específico e que, servindo aos desejos do cliente, só fazem sentido, quando este cliente é o proprietário do imóvel", diz o juiz.

Defesa de Lula afirma não haver provas e que sentença é fruto de perseguição política | Foto: Ricardo Stuckert

Em declaração à imprensa realizada na manhã ontem (13), Lula disse que a sentença tem componente político e que provará sua inocência. “A única prova que existe nesse processo é a da minha inocência”, afirma o ex-presidente. “Eu acho que o Moro tem que prestar contas à história, que vai dizer quem está certo e errado”, completa.

Para Lula, a condenação é uma tentativa de tirá-lo do cenário político. Ele disse que continua candidato à presidência do País nas eleições de 2018 e voltou a pedir a apresentação de provas: “Queria desafiar os meus inimigos e donos de meios de comunicação que fizessem um esforço incomensurável para apresentar uma única prova”.

Decisão não é consenso 

A sentença fez com que diversos políticos do ABC se manifestassem. Nas redes sociais, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), disse que a “decisão fortalece a minha crença na justiça e na independência dos poderes. Vivemos um momento histórico na democracia recente”. Ainda na publicação, o tucano afirma que a “impunidade, independente de partido ou ideologias, não pode vencer a esperança de dias melhores principalmente após o desastre ético, econômico e social que o PT trouxe ao Brasil”. 

De acordo com o deputado estadual Luiz Turco (PT), “a condenação já era esperada”. Contudo, Turco defende que não existem provas para condenar o ex-presidente e avalia que a condenação foi proferida com o objetivo de inviabilizar a candidatura de Lula nas eleições presidenciais do ano que vem. 

“O tempo mostrará que Lula é inocente e que a perseguição sistemática que sofre é o preço de ter sido aquele que governou para o povo pobre desse País. Estamos atentos e vigilantes ao desenrolar da operação Lava-Jato. E seguiremos confiantes que a Justiça cumprirá com seu papel e irá, por fim, inocentar o ex-presidente”, aposta.

Na visão do presidente da Câmara Municipal de Santo André, Almir Cicote (PSB), a condenação de Moro não foi equivocada. “Ele se baseou nas provas que foram reunidas ao longo do processo e deve proceder com o mesmo rigor com todos os investigados pela Lava Jato”, defende. O presidente afirma também que o “País precisa de uma restauração ética e política para recuperar a credibilidade” e que o combate à corrupção e à impunidade “devem ser uma constante”. 

Próximos capítulos

O processo envolvendo o ex-presidente irá agora para a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), responsável pelos processos da Operação Lava Jato, que julgará em segunda instância a matéria. Os desembargadores, sediados em Porto Alegre, têm levado em média um ano para julgar os casos da operação.


Se for condenado em segunda instância até 15 de agosto do ano que vem, quando se encerra o prazo para registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula não poderá concorrer a cargo eletivo. Isso porque a sentença de Moro prevê que Lula fique interditado para o exercício de cargo ou função pública por 19 anos.



Projeto que prevê mudanças no IPTU é aprovado pela Câmara

Por Vitor Lima
O Projeto de Lei (PL) 22/17, que prevê alterações nas regras do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), continua gerando polêmica em Santo André. A matéria, aprovada pela Câmara Municipal no último dia 29, foi encaminhada pelo Executivo.
Entre as principais mudanças, está a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), mapa fiscal da cidade com todos os valores do metro quadrado por terreno – este índice é usado para se chegar ao valor venal dos imóveis. A última atualização da PGV ocorrer em 2002 e, desde então, os valores do IPTU são corrigidos apenas para repor a inflação do período.
Com a atualização do índice, o carnê de IPTU de 2018 podem vir com maior valor. O prefeito de Santo André, Paulo Serra, comentou o assunto na última segunda-feira (10): “O que a gente não pode ter são imóveis que tenham sofrido uma alta valorização e no valor venal, hoje, deste imóvel, esteja vindo muito menor do que o imóvel realmente vale. A gente quer distribuir justiça tributária”, justifica.

O projeto, que ainda não foi sancionado, ampliou o número de faixas de IPTU e abaixou as alíquotas. “No segundo semestre nós vamos fazer os ensaios, avisar as pessoas. Todas serão comunicadas que o imóvel dela vale mais ou vale menos e, se caso houver alguma injustiça, nós corrigiremos sem problema nenhum”, diz.

Além das mudanças nas alíquotas e a atualização na PGV, a matéria também prevê desconto de 5% sobre o valor do imposto para os contribuintes que se enquadrem na categoria de bons pagadores.

Audiência pública

Um dos seis vereadores a votar contra o PL, Willians Bezerra (PT) solicitou uma Audiência Pública para 14 de agosto para debater o assunto. “Vamos debater essas mudanças. Gostaria que essa audiência tivesse ocorrido antes da votação. Mas precisamos entender o que este governo está fazendo, ao aumentar a carga tributária”, justifica. 


quinta-feira, 13 de julho de 2017

Ponto Final, o único jornal do ABC em três plataformas, completa 20 anos

Um dia ensolarado e agradável, diferente dos demais dias do inverno de 1997, 13 de julho foi mar-cado pela circulação da edição primeira do Jornal Ponto Final.

Nascia nesse dia um jornal pioneiro em vários aspectos. O Ponto Final foi o primeiro a ser distribuído no interior dos ônibus da região do ABC paulista, por meio de um sistema inédito: bolsas com cen-tenas de jornais eram disponibilizadas para os passageiros de cada carro.

Ponto Final em centenas de telas de tv  indoor no ABC

Estas bolsas foram desenvolvidas pela equipe da editora e devidamente patenteadas. Não existindo nada parecido no mundo no que se refere a distribuição de jornais. Esta forma de distribuição, há anos, foi interrompida devido à relação dos proprietários das empresas de ônibus com os governantes municipais do ABC. Empresários de ônibus, sabedores da força de um jornal com as características do Ponto Final e sem possibilidade de interferência no conteúdo jornalístico do jornal, devido a independência de seu editor, resolveram adentrar ao mundo da comunicação fundando ou comprando jornais. Um dos projetos naufragou em menos de um ano. Um segundo projeto está capenga e com pouca sustentação, com um modelo de jornalismo ultrapassado. O Ponto Final, por sua vez, por seu posicionamento editorial, resiste até hoje, e continua a circular regularmente.

Lamenta-se também que alguns outros títulos deixaram de circular nos últimos tempos. A democracia é a grande derrotada quando um jornal deixa de circular.


Bolsas no interior de ônibus marcaram pioneirismo nacional do Ponto Final 

O título nas telas de um novo sistema

O Ponto Final é um título que deixou de existir apenas no papel. Ele está também na internet, no portal, o leitor acessa a edição na íntegra e no blog, onde diariamente são veiculadas informações.

Uma nova dimensão foi dada ao título Ponto Final neste ano. Ele ganhou as telas do sistema de digital signage.

Em parceria com a Redemidia.TV, a maior empresa de tv indoor do ABC, que possui os mesmos gestores da editora do jornal, o Ponto Final é a marca das notícias regionais transmitidas em quase 100 aparelhos de tvs instalados em lotéricas, cafés, salões de beleza, edifícios comerciais e demais locais com grade fluxo de pessoas localizados nas cidades do ABC. Este pioneirismo faz do Ponto Final o primeiro e único jornal da região a transmitir notícias em três plataformas: impressa, internet e tv indoor (digital signage).

Dia Melhor tem blog com grande audiência

Revistas ganham blogs

Os títulos Dia Melhor e Negócios em Movimento, que circulam em conjunto, também, há tempos tem seus blogs, além, é lógico, de portais na internet. O blog Dia Melhor é dedicado à saúde e bem estar e tem sua audiência crescendo a cada dia. 

Negócios em Movimento será revista independente. 

Negócios em Movimento que, em breve, se tornará uma revista independente, não mais um caderno da Dia Melhor, tem o seu blog dirigido às notícias do empreendedorismo e setor econômico da região do ABC é diariamente consultado por milhares de empresários e executivos. Este título, ainda durante este ano, será a marca de novos e inovadores projetos.


Prêmios, homenagens e convite para palestras marcaram os últimos meses da empresa.

Redemidia.TV, uma marca já premiada

Com menos de dois anos de existência, a Redemidia.TV, uma rede de tv indoor, se tornou a maior empresa do setor do ABC e foi escolhida pelos publicitários como finalista do 5º Prêmio do ABC da Comunicação na categoria Melhor Veículo de Comunicação.

“Não vamos parar” afirma Carlos A.B. Balladas, CEO do grupo que leva seu nome – C.A.B. Balladas, e completa: “A nossa vocação é o pioneirismo, novos e inovadores projetos serão lançados em futuro próximo, os quais colocará a região do ABC na vanguarda da comunicação por meio de nossos títulos”.


terça-feira, 11 de julho de 2017

Universidade do ABC contribui na construção de satélites espaciais

A UFABC está participando do projeto de desenvolvimento de um sistema para nanossatélites da categoria CubeSat, no âmbito de uma cooperação com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). CubeSats são microssatélites em forma de cubo, com apenas 10 centímetros de aresta, e figuram na lista de tendências futuras de tecnologia da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicada no Relatório OECD Science, Technology and Innovation Outlook 2016

Exemplos de nanossatélites lançados pela empresa Planet Labs
As finalidades e aplicações dos nanossatélites são as mais diversas e estão ampliando-se com a miniaturização de sistemas, como sensores para imageamento. Em comparação com grande projetos (como os satélites CBERS, da cooperação Brasil-China), seus custos são muito inferiores, tanto em desenvolvimento e construção quando em lançamento. “Um foguete pode lançar dezenas de CubeSats simultaneamente, assim como um coletivo de satélites pode lançar vários deles para executar missões, em vez de apenas um satélite maior e mais complexo. Isso dá robustez ao sistema, pois quando um falha, os demais podem continuar cumprindo a missão”, explica o professor Luiz Martins. Além disso, enfatiza, os nanossatélites democratizam a tecnologia espacial, uma vez que tornam viável que pequenas empresas e universidades desenvolvam sistemas desse tipo.

O módulo de cujo desenvolvimento a UFABC participa é denominado Sistema de Determinação de Atitude Tolerante a Falhas (SDATF). Composto por processadores, sensores e softwares, sua função é computar a orientação espacial do satélite a partir de medidas do campo geomagnético e da direção do Sol. Entre suas características principais estão a arquitetura, que compreende redundância em hardware; ferramentas de tolerância a falhas causadas pela radiação, que atinge o satélite em seu voo espacial; e o esforço de construção de um dispositivo de baixo custo, dimensões e peso adequados às restrições dos nanossatélites. O software do SDATF contém códigos computacionais que realizam a determinação de atitude e de algoritmos auxiliares, como a propagação de órbita, além de cálculo dos valores teóricos da posição do Sol e do vetor do campo geomagnético, a partir da posição onde se encontra o satélite.

A etapa seguinte do desenvolvimento do dispositivo consiste de testes em laboratórios especializados (a serem realizados no INPE), seguidos do teste em voo, na condição de carga útil embarcada num satélite da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): o NanoSatC-BR2. Esse satélite faz parte de um programa de desenvolvimento de nanossatélites do INPE e da UFSM, apoiado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e coordenado pelo pesquisador Otávio Durão (INPE), denominado NanoSatC-BR. O primeiro satélite do programa (NanoSatC-BR1) foi lançado há quase três anos e segue voando, em órbita no espaço. O NanoSatC-BR2 é um nanossatélite 2U do tipo CubeSat. Nessa categoria, os satélites seguem um padrão de dimensões onde uma unidade 1U equivale a um cubo de 10 centímetros de aresta. Além do módulo SDATF, o NanoSatC-BR2 levará uma segunda carga útil: uma sonda de Lagmuir, experimento científico de pesquisadores do INPE para medir temperatura e densidade de plasma no espaço.

A equipe do projeto é composta pelos professores Luiz Martins (UFABC) e Ricardo Duarte (UFMG), além dos pesquisadores Hélio Kuga e Valdemir Carrara (INPE) e de estudantes de ambas as universidades. Para o professor Luiz Martins, “a participação da UFABC no desenvolvimento do SDATF, assim como nossa participação no projeto do futuro nanossatélite SERPENS-3 (da AEB), nos insere em temas de ponta do cenário mundial das inovações tecnológicas relevantes”.


OAB de Santo André será local de feira de adoção de animais

Neste sábado (15 de julho) a partir das 9 horas, a OAB – Santo André sediará mais uma edição da Feira de Adoção de Animais com a participação da ESPA – Equipe Singulariana de Proteção Animal, do Colégio Singular. A entrada é gratuita para toda a comunidade.


Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, ter a concordância de toda a família e levar com-provante de endereço.

A OAB Santo André está localizada na Avenida Portugal, 233 – Centro – e os interessados um adotar um animal também receberão no local informações sobre guarda responsável e orientações jurídicas.

O que é a ESPA
Inicialmente o projeto somente incentivava a adoção de animais e ressaltava a importância da guarda responsável. Com o tempo surgiu a necessidade de aumentar os trabalhos e assim, o projeto ganhou um caráter educacional e foi inserido na programação pedagógica da escola, com uma abordagem diferenciada para cada faixa etária.

Na Educação Infantil, o assunto envolve jogos, histórias e entrevistas; a partir do Ensino Fundamental as atividades são intensificadas e as crianças aprendem sobre as necessidades básicas; cuidados e respeito; criam material para divulgação e conscientização como folders, panfletos, cartazes, blogs, e ainda participam da tradicional Cãominhada – evento anual, em parceria com a ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André, que reúne mais de 4 mil pessoas que levam seus animais para caminharem.







segunda-feira, 10 de julho de 2017

Endocrinologistas alertam para a síndrome metabólica

Da redação

Apesar de bem menos popular que o Dia Internacional da Mulher, o homem também tem um dia para chamar de seu: dia 15 de Julho é o Dia do Homem. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) alerta para os cuidados da saúde masculina.

A médica e diretora do SBEM-SP, Larissa Gomes, ressalta a importância da avaliação clínica periódica. “Os homens apresentam muito mais resistência em procurar assistência médica preventiva, por medo, vergonha ou ‘falta de tempo’ do que as mulheres, o que resulta em diagnósticos mais tardios e complicados na maioria dos casos. Cuidados com a saúde geral em caráter preventivo podem melhorar a saúde e a qualidade de vida de homens e mulheres”, afirma. 

Alerta para procurar um médico

Obesidade, diabetes mellitus, dislipidemia (alterações do colesterol e/ou triglicerídeos), que juntos podem representar a síndrome metabólica, devem sempre ser lembrados no tratamento da saúde do homem.

Entre os fatores de risco, constam:
1.Grande quantidade de gordura abdominal - Em homens-> cintura com mais de 94 cm.
2.Baixo HDL (“bom colesterol”) - Em homens-> menos que 40mg/dL.
3.Triglicerídeos elevado (nível de gordura no sangue) - 150mg/dL ou superior.
4.Pressão sanguínea alta - 135/85 mmHg ou superior ou se está utilizando algum medicamento para reduzir a pressão.
5.Glicose elevada no sangue.

O risco de vir a ter síndrome metabólica aumenta se o homem tem hábitos sedentários; apresenta aumento do peso, principalmente, na região abdominal (circunferência da cintura); se há histórico familiar de diabetes, pressão alta, e níveis elevados de gordura no sangue. Uma mudança de comportamento do próprio homem - com aquisição de dieta mais saudável, prática de atividade física regular e abandono do tabagismo - é necessária para cuidar da saúde.

Disfunção erétil (DE) - Atingindo cerca de mais de 152 milhões de homens em todo o mundo está comumente associada ao diabetes mellitus, à hipertensão arterial e obesidade e pode ser o primeiro sinal de que o homem está apresentando alguma doença cardiovascular. Muitos homens, por medo ou vergonha, não procuram ajuda médica ao perceber o problema. Além de ajudar a solucionar a dificuldade de ereção, o médico pode prevenir o paciente de consequências graves como o infarto do miocárdio e o acidente vascular encefálico (“derrame”). O tratamento certamente vai melhorar a qualidade de vida do homem e da sua família.

Andropausa - Também chamada pelos médicos de DAEM (Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino) trata-se da falta de testosterona na corrente sanguínea. Mais frequente em homens diabéticos, obesos e sedentários, a andropausa traz sintomas como: queda de desejo sexual (libido), disfunção erétil, desânimo, cansaço, ondas de calor (fogachos), alteração do sono, perda de massa muscular, acúmulo de gordura no abdômen (”barriga”) e até ossos fracos (osteoporose).

O papel da testosterona - Produzida principalmente nos testículos, a testosterona é o mais importante dos hormônios sexuais do homem (também chamada de androgênios). Essencial para boa saúde dos músculos e ossos, ajuda na disposição e na função sexual do homem.



sexta-feira, 7 de julho de 2017

Fundação ABC recebe R$ 250 mil do governo estadual

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira, 6 de julho, o 7º lote de convênios do ano com 108 municípios paulistas, num total de 123 acordos celebrados, sendo 88 com prefeituras e 15 com entidades. O investimento total é de R$ 14,7 milhões. O Grande ABC será contemplado com R$ 350 mil.

Seis secretarias do Estado participam dos convênios: Saúde – 64 acordos no valor total de R$ 7,1 milhões de reais; Casa Civil – 54 com investimentos de R$ 6,9 milhões; Agricultura e Abastecimento – dois acordos para aquisição de trator, sendo um para o município de Borebi (R$ 100 mil), e o outro para Fartura (R$ 80mil); Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, um convênio de R$ 120 mil para reforma da ETEC de Mongaguá; Esporte, Lazer e Juventude – um no valor de R$ 150mil para cinco academias ao ar livre em Santa Bárbara D´Oeste; e Direitos da Pessoa com Deficiência – um acordo, de R$ 150 mil para a aquisição de uma van adaptada em Biritiba Mirim.

Os convênios da Saúde atenderão 60 municípios, entre eles: São Paulo, R$ 400 mil para custeio do Hospital Pérola Byington; Auriflama, R$ 255 mil para aquisição de equipamentos da Santa Casa; Santo André, R$ 250mil para custeio da Fundação do ABC; Suzano, R$ 200 mil, também; Penápolis, R$ 200 mil, custeio da área; e Itararé, R$ 200 mil, para aquisição de materiais e equipamentos.

A Casa Civil assinará convênios para obras de infraestrutura, construção e reformas, pavimentação, aquisição de veículos, ambulâncias e trator, entre outros itens. O município de Patrocínio Paulista, há 400 quilômetros da capital, receberá R$ 300 mil reais para reforma e revitalização de praça. Ilha Solteira, na região de Araçatuba, R$ 250 mil para infraestrutura; e Águas de Lindóia, R$ 200 mil para construção de ponte.

“Além dos recursos das grandes obras por todo o Estado, o Governo tem se empenhado e gerenciado muito bem suas contas, para manter o repasse por meio dos convênios. Sabemos o quanto eles são importantes para as prefeituras e entidades executarem, desde pequenas reformas até a construção de espaços públicos, como uma unidade básica de saúde, por exemplo, até o custeio de hospitais. Deste modo, trabalhando com responsabilidade chegamos ao início de julho com sete lotes de convênios assinados, que somam mais de R$ 93 milhões de investimentos”, explica o secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira.


segunda-feira, 3 de julho de 2017

Obras do Centro de Reabilitação serão retomadas com mudanças nos planos

Por Vitor Lima

Depois de dez meses paradas, as obras do futuro Centro Especializado em Reabilitação (CER), em construção no bairro Campestre (Rua Vitória Régia, 940), em Santo André, devem ser retomadas neste mês. Pelo menos esta foi a promessa feita pelo prefeito Paulo Serra, em vistoria realizada no local em 7 de junho. A construção está paralisada, desde setembro do ano passado, por falta de pagamentos. Um acordo com a construtora responsável permitirá a retomada das ações. 

Construção segue parada; promessa é que as obras sejam retomadas neste mês | Foto: Vitor Lima
O Executivo projeta que o espaço seja inaugurado em janeiro do ano que vem – portanto, com praticamente dois anos de atraso, já que a previsão inicial era de que a inauguração ocorresse em fevereiro de 2016.A construtora ainda precisa concluir os serviços de colocação dos pisos, forro e instalação da parte elétrica. 

A reportagem do Ponto Final esteve no local ontem (6) e constatou que, até o momento, os operários não voltaram a trabalhar no espaço – apenas um funcionário da Faconstru (construtora responsável pela obra) estava na área para tomar conta do prédio. Fontes consultadas pela reportagem denunciam que, há poucos dias, o local foi invadido e vandalizado internamente. Ainda de acordo com os relatos, apenas depois do ocorrido é que a empresa destinou um colaborador para vigiar as obras, que até então estavam abandonadas. 

Questionada sobre o fato, a Prefeitura reconheceu que no fim de junho foi “registrado furto de cabeamento no local”. Ainda de acordo com o posicionamento da Administração, “o mesmo será ressarcido pela empresa responsável pela obra, sem custo adicional para a Prefeitura”. Sobre a segurança no local, a municipalidade comunica que “equipes da Guarda Civil Municipal intensificarão as rondas na região”. 

A unidade de reabilitação custará, ao todo, R$ 6,1 milhões aos cofres públicos (R$ 5,2 milhões de verbas federais e o restante de recursos municipais) e a previsão é de que o local realize de 8 a 9 mil atendimentos mensais dos quatro tipos de deficiência (física, auditiva, visual e intelectual). Após finalizado, o custeio mensal do Centro será de R$ 500 mil (R$ 400 mil com recursos federais e o resto de responsabilidade do Executivo da cidade).

Na ocasião da vistoria, em 7 de junho, Serra detalhou as negociações para a retomada das obras: “Nós já negociamos com outros fornecedores os restos a pagar do ano passado e estamos colocando as contas da Prefeitura em dia. Dentro desses acordos, fizemos uma proposta para a construtora de que pagaríamos imediatamente 50% da dívida e o restante dentro de 120 dias, e eles então retomariam o serviço”.

Espaço de lazer será extinto

Antes do terreno receber as obras para o CER, o local de aproximadamente dois mil metros quadrados abrigava o Centro Comunitário do Bairro Campestre. O espaço de lazer contava com duas quadras esportivas, pista de skate coberta, academia ao ar livre e sala multiuso. 

Promessa da Prefeitura era de que as quadras esportivas e o restante do Centro Comunitário fossem revitalizados; no entanto, os espaços serão extintos. A foto retrata como era parte do local antes do início das obras | Foto: Reprodução 
Quando o projeto para a construção do Centro de Reabilitação foi apresentado pela Prefeitura, em abril de 2014, houve a promessa de que os espaços voltados ao lazer seriam entregues à população revitalizados. Contudo, a promessa não será cumprida.

Por nota, a Administração informa a situação do local. “A retomada do Centro Comunitário, embora anunciada, não foi programada dentro do orçamento pela gestão anterior. Por conta da situação financeira da Prefeitura, não é possível realizar esse projeto”, diz o documento.

Prefeito Paulo Serra durante vistoria no local, em 7 de junho | Foto: Ricardo Trida/PSA
Os planos da atual gestão para o espaço são outros. A municipalidade estuda a venda de parte do terreno do antigo Centro Comunitário (a área que fica atrás do CER onde anteriormente funcionava a pista de skate). O montante arrecadado com a venda seria utilizado para a construção de um novo prédio (no local onde ficavam as quadras esportivas) para abrigar a Unidade de Saúde do bairro Campestre, que atualmente funciona em terreno alugado na Rua Simão Jorge, 550. “Isso representaria uma economia de R$ 8 mil por mês com o imóvel alugado”, esclarece a nota.

*Atualizado em 07/07/2017



Fundação firma parceria com instituição americana

Por Vitor Lima

A Fundação Santo André (FSA) anunciou, no último dia 23, a assinatura de um protocolo de intenções com a universidade Montgomery County Community College, dos Estados Unidos, para firmar convênio que permitirá aos alunos das duas instituições obterem diplomas reconhecidos nos dois países. 

Presente na cerimônia de anúncio, a reitora da FSA, Leila Modanez, destaca que a parceria será um “diferencial enorme” da instituição, além de ser “pioneira na região”. A Montgomery foi fundada em 1964, fica na cidade de Philadelphia, conta com aproximadamente 30 mil alunos e oferece mais de 100 programas em 44 áreas de estudo. 

Anúncio da parceria foi feito no último dia 24 | Foto: Ricardo Trida/PSA

Os alunos que optarem por fazer parte do programa, intitulado Duplo Diploma, poderão ter acesso ao sistema de ensino americano presencialmente ou à distância. Os estudantes que ingressarem na universidade neste segundo semestre nos cursos de Tecnologia em Gestão (da Qualidade, Financeira, de Recursos Humanos e de Tecnologia da Informação) já podem fazer parte do projeto – a ideia é que o programa avance e chegue a todos os cursos. Os discentes que optarem por seguir no programa pagarão mensalidades mais caras – a reitora explica que estudos estão sendo feitos para definir qual seria o valor agregado na mensalidade dos alunos. 

De acordo com o prefeito de Santo André, Paulo Serra, a parceria com a instituição americana é um importante passo para a reestruturação da Fundação, que passa por uma gravíssima crise financeira. “A Fundação Santo André sempre foi uma referência de qualidade na Educação e esse passo que está sendo dado hoje é justamente um atrativo muito grande para a gente trazer novamente a quantidade de alunos que a Fundação já teve e tem tudo para voltar a ter”, afirma. 

O convênio com a Montgomery é o primeiro fruto do recém-criado Instituto de Apoio à Fundação Santo André, órgão elaborado especialmente para ajudar a FSA a superar o difícil momento financeiro. A criação do instituto já estava sendo discutida há algum tempo e foi formalizada no início de junho. Como o instituto é um órgão independente da universidade, ele se livra de diversas “amarras” em que a Fundação esbarra. 

As pendências da FSA impedem que a instituição preste serviços às Prefeituras, por exemplo, o que inviabiliza que a universidade organize concursos públicos como antigamente – esse justamente é um dos objetivos do instituto. Além de focar nos concursos, a entidade recém-criada deverá participar de diversos outros projetos, como cursos livres, de pós-graduação, projetos científicos e de pesquisa.

O presidente do instituto, Sérgio Munhoz, detalha como as ações do órgão beneficiarão a universidade: “(Os projetos) geram (valores) para o instituto e o instituto estatutariamente tem que repassar uma parte disso para a Fundação, no mínimo de 15%, mas não tem limite superior. É uma receita extra para a Fundação”, revela.