Da Redação
O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) divulgou ontem (07) as fotografias das 20 obras roubadas do Museu de Arte Sacra de Santos no último domingo (03) no intuito de contribuir para as investigações e recuperação das peças. O SISEM-SP entrou em contato com o Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil) para articulação junto à Interpol e orientou o Museu a inserir informações sobre as obras roubadas no Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Crucifixo de metal do século XX foi uma das peças roubadas | Foto: Divulgação |
O de Santos é um dos 22 museus de arte sacra inventariados pelo SISEM-SP, em um trabalho que teve início em 2012 sob coordenação do Museu de Arte Sacra da Capital. A iniciativa teve o objetivo de assegurar identificação, proteção, pesquisa e difusão do patrimônio museológico paulista de Arte Sacra e funciona, ainda, como ferramenta auxiliar no combate ao tráfico desses bens culturais.
Informações sobre o quadro "Mi Cristo Gaúcho", de Marcos Ortiz, também são aguardadas | Foto: Divulgação |
Segundo o coordenador do SISEM-SP, Davidson Panis Kaseker, o inventário garante o registro das obras. “A descrição de suas características e um arquivo fotográfico facilitam a identificação, inclusive numa ocorrência de roubo com está”, explica. Quem tiver qualquer informação sobre as peças roubadas deve entrar em contato com o Museu de Arte Sacra de Santos pelo número (13) 3219-1111 ou com o disque denúncia, pelo 181. Para acessar fotos das outras obras roubadas clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário