sexta-feira, 13 de julho de 2018

Campanha para cadastro de doadores de medula óssea ocorre em Santo André

Por Vivian Silva

O Centro Educacional ETIP, em Santo André, sedia campanha para cadastro de doadores voluntários de medula óssea, em 21 de julho (sábado), das 9h às 12h. O evento é uma realização da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e conta com o apoio de familiares de pessoas que necessitam de doação.

Na ocasião, será retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador | Foto: Arquivo 
Entre os familiares, está Laura Santiago, 33 anos, que é mãe de Dhavi Henrique Santiago de Aquino, 5 anos. O garoto segue na busca de um doador há anos, pois sofre de uma doença congênita chamada osteopetrose. Apesar de já ter encontrado dois doadores, as pessoas se recusaram a fazer a doação. “É frustrante, porque é algo tão simples. Por que vão fazer o teste para depois fazer isso? Sendo que antes do ato de doação é tudo explicado”, desabafa Laura.

Nesta campanha, várias crianças buscam um doador | Foto: divulgação 
Além do pequeno Dhavi, nesta campanha esperam encontrar um doador as crianças: Alice Aya Tessaro Onaga, quatro anos; Giovanna Oliveira da Silva, 12 anos e Mateus Valezin Padetti, seis anos.

Na ocasião, serão realizados 300 cadastros. Para ser um doador, basta comparecer ao local com um documento de identidade, após explicação sobre o tema, quem se interessar pela doação assinará um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), e preencherá uma ficha com informações pessoais e será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador.

Após este procedimento, o sangue será analisado e um teste de laboratório apontará as características genéticas, que serão cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade. Os dados ficam no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e, caso haja alguma compatibilidade, o candidato será avisado.

De acordo com informações do Redome, “a doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia, e tem duração de aproximadamente duas horas. São realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula". Vale ressaltar que o procedimento pode salvar vidas.

O Centro Educacional ETIP fica na Avenida Lino Jardim, 1.040, na Vila Bastos, em Santo André.



Nenhum comentário:

Postar um comentário