A Prefeitura de Santo André publicou ontem (12) edital de Licitação Pública Internacional (LPI) para a conclusão do viaduto Abdi Chammas, responsável pela ligação do 2º Subdistrito com o Centro da cidade. As intervenções demandarão pouco mais de R$ 14 milhões e fazem parte do pacote de ações para melhorar a mobilidade urbana do município, firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A maior parte do valor, 87%, é fruto de financiamento do BID; o restante, do próprio orçamento municipal.
Concebido na década de 1980, o projeto do viaduto nunca foi concluído. Com as obras, o viaduto, de 172,8 metros de comprimento, ganhará mais uma faixa de rolamento no sentido bairro-Centro.
Edital de licitação foi publicado no Diário Oficial ontem (12) | Foto: Divulgação |
Interessados na licitação devem enviar as propostas até 28 de janeiro. De acordo com o prefeito Paulo Serra, a assinatura do contrato com a empresa vencedora do certame deve ocorrer em março. A partir daí o cronograma prevê mais de 15 meses para o termino das obras.
“Esse é um momento importante para a cidade, pois marca a retomada das obras estruturantes na cidade”, comenta o prefeito. Serra também ressaltou que será a primeira vez que Santo André contará com uma Licitação Pública Internacional.
Demais projetos ainda estão em estágio inicial
Outra via de ligação importante para os moradores do 2º Subdistrito, o viaduto Castelo Branco, em Santa Teresinha, também será contemplado com o pacote de ações firmado com o BID. Contudo, ainda não existem novidades sobre o assunto.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Edilson Factori, para o novo viário que será construído no local, no cruzamento com a Avenida dos Estados, avance, é necessário que o projeto executivo esteja concluído. A previsão de que essa etapa seja superada entre o fim de 2019 e o início de 2020. Depois disso é que será colocado na praça o edital para a contratação dos serviços.
O prefeito frisou que o cronograma foi pensado para que as obras para o novo viário de Santa Teresinha não coincidam com as obras no Adbi Chammas, para minimizar os impactos no trânsito para quem se desloca entre o 1° e o 2° Subdistrito.
Com previsões otimistas, o novo viário será entregue à população comente em 2022.
Antes disso, entretanto, será entregue uma nova ponte, que já está em construção, próximo ao viaduto Castelo Branco. A ponte de três faixas que está sendo construída na Avenida dos Estados, em frente ao Sesi, deve ser entregue no ano que vem. Ela substitui a ponte que caiu devido à fortes chuvas no início de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário