A Prefeitura de São Bernardo e o Conselho Regional do Sesc-SP sacramentaram a vinda da primeira unidade do Sesc à cidade, que deve ser a maior unidade do ABC, com a assinatura do termo de posse do terreno na Avenida Lucas Nogueira Garcês, no Jardim do Mar, onde também está localizado o icônico Estúdio e Pavilhão Vera Cruz. Na solenidade ocorrida na última sexta-feira (17), o prefeito Orlando Morando e o presidente do Sesc-SP, Abram Abe Szaijman, validaram a concessão do espaço para o início da construção. Também estiveram presentes autoridades, vereadores da base aliada e representantes do Sesc-SP.
Assinatura do termo de posse do terreno ocorreu na última sexta-feira (17) | Foto: Ricardo Cassin/PMSBC |
O Conselho Regional do Sesc-SP estima iniciar a construção do novo complexo em 2020, que deve ser concluído até 2023. O valor estimado de investimento na construção é de R$ 150 milhões. O valor estimado de investimento na construção é de R$ 150 milhões.
Para Morando, a assinatura é um marco na história da cidade. “Graças a excelente ideia trazida pelo procurador Luiz Mário Pereira Gomes, daremos destinação a mais um imóvel municipal sem uso e dar a finalidade que o Vera Cruz merece. Assim, com a posse sacramentada, o espaço será transformado em um grande complexo de lazer, cultura, esporte e entretenimento para toda a população”, afirma Morando.
O presidente do Sesc-SP, Abram Abe Szaijman, fez questão de vir ao município assinar este termo de posse onde será instalada a futura unidade. “São Bernardo conta com mais de 800 mil habitantes, além do setor de comércio e serviço vibrantes. Com a presença dessa nova unidade do Sesc, cumprimos uma parte de nossa missão que é trazer mais cultura, mais esporte, mais desenvolvimento social e mais qualidade de vida às pessoas que moram na cidade”, comenta.
A assinatura do termo de posse ocorre depois de a Câmara Municipal aprovar a Lei de concessão do terreno no último dia 2, posteriormente sancionado pelo prefeito Orlando Morando e publicado no jornal Notícias do Município (NM) em 3 de maio. De acordo com o chefe do Executivo, será liberada a escritura pública em 30 dias. “Como existe um desmembramento de área, a Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, junto com o Cartório de Imóveis, está providenciando o documento. Como diz o jargão popular: agora a bola está com o Sesc”, complementa.
Novo Sesc
O espaço será abrigado em uma área prevista de quase 20 mil metros quadrados, com piscina coberta e descoberta, área técnica, odontologia, ginástica multifuncional, salas multiuso, tecnologia e artes, apoio para pais e bebês, sanitários, apoio operacional, ginásio poliesportivo, administração, área para exposições, foyer e conveniência, praça de alimentação, galpão multiuso, e um novo teatro, com mais de 800 lugares, que deve ser um dos maiores da cidade.
O Sesc-SP respeitará o projeto assinado pela arquiteta Lina Bo Bardi, em meados da década de 1990, e que ficaram inacabadas. Entre os projetos desenvolvidos por Lina está o do MASP (Museu de Arte de São Paulo), cujo prédio completou 50 anos em 2018. A inspiração dela para desenvolver o antigo Centro de Convivência Vera Cruz, na década de 1990, foi o Sesc Pompeia, também planejado por ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário