A cidade de Santo André promove nesta quarta-feira a II Jornada de Doação de Órgãos e Tecidos (Jodot), às 18h30, no Primeiro de Maio Futebol Clube (Avenida Portugal, 79. Centro). O evento visa incentivar a doação de órgãos e contará com a presença do prefeito Carlos Grana, do Secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte, além de representantes do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, do Hospital Sírio-Libanês e da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos.
Grana comparecerá ao evento | Foto: reprodução |
O público poderá conferir o depoimento de Henrique Traspadini Reis, autor do livro Alegria e fé, em que relata um paciente na fila de espera por um transplante. Reis foi diagnosticado com insuficiência renal crônica terminal 26 anos atrás e, hoje, além de escrever garante o sustento com a realização de palestras motivacionais.
Em Santo André, 265 pessoas estão hoje na fila de espera por um transplante de órgãos sólidos, dos quais, 171 (rins); 14 (fígados); três (corações); cinco (pulmões); um (pâncreas) e 13 (pâncreas/rins). À parte, para córnea, classificada como tecido, são 58 inscritos. No ABC, o número salta para 912 pessoas à espera de um transplante; no País, 32 mil pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário