O governador Geraldo Alckmin anunciou, na última terça-feira (18), a interligação de mais 97 pontos ao sistema Detecta, com equipamentos da Prefeitura de São Paulo. A conexão começa a funcionar em novembro e contempla todas as regiões da cidade.
O Detecta integra bancos de dados das polícias paulistas | Foto: Alexandre Carvalho |
Além de um sistema de monitoramento inteligente, o Detecta é o maior big data da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas (como RDO, Fotocrim, cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran, registro de veículos furtados, roubados e clonados).
“A tecnologia de software inteligente e vídeo analítico já apresentou bons resultados. Não apenas fiscaliza veículos, mas também ajuda a elucidar crimes, a prender sequestradores, fugitivos. Enfim, é uma ferramenta muito importante de segurança pública”, explica Alckmin.
As câmeras da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começaram a ser integradas ao Detecta a partir do dia 18 de agosto. A conexão desses equipamentos ao sistema está sendo feita de forma gradativa e já conta com 178 pontos integrados - serão 900 no total.
Até 17 de outubro, as câmeras com leitores de placa da Prefeitura emitiram 12.023 alertas ao Copom. Os alertas permitiram que a PM agisse de forma mais rápida e precisa, levando à prisão em flagrante de 539 pessoas e à interceptação de 402 veículos. Além disso, 22 armas de fogo foram apreendidas.
kimberly@mail.postmanllc.net
ResponderExcluir