A Operação Fluidez, iniciativa do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) que destaca agentes em locais estrategicamente posicionados e estrutura para reordenar o fluxo de veículos, reduziu o tempo de percurso no trânsito nos horários de pico da manhã e da tarde em até 45%, de acordo com medição e volumetria realizada diariamente. Para se ter uma ideia da efetividade do trabalho, o trajeto feito entre o Viaduto Acisa e a Praça Engenheiro Roldão dos Santos Ferreira, que antes era realizado em 45 minutos, agora é feito em apenas 16 minutos, uma queda de 35% apenas neste ponto.
Foto: Alex Cavanha/PSA |
Em sintonia com esta ação, o DET realiza ainda a readequação do tempo semafórico, com ajustes de sincronismo e no tempo de abertura destes equipamentos. A operação conta ainda com o apoio de três guinchos que dão suporte em casos de chamados de urgência, além da Central de Monitoramento de Trânsito (CMT), que atua com sistema independente de semáforos sincronizados e inteligentes, trabalhando em tempo real com reajustes de tempo e monitorando cruzamentos na cidade.
O trabalho de implementação da Operação Fluidez se deu, inicialmente, com um minucioso estudo e contagem volumétrica dos veículos nas principais vias da cidade. Após esta medição, foi realizada uma estruturação das equipes de agentes de trânsito e definidos os principais pontos estratégicos para a área de atuação, que podem variar diariamente conforme a dinâmica do trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário