Por Adamo Bazani no Blog do Ponto do Ônibus
O Governo do Estado de São Paulo deve definir ainda neste ano o modelo de agência reguladora para os transportes metropolitanos sobre trilhos no Estado de São Paulo.
Seria uma espécie de Artesp, mas para Metrô, CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e monotrilho.
A iniciativa faz parte da intenção do governo de privatizar parte das operações na região metropolitana.
A agência deve exigir padrão de qualidade único entre CPTM, Metrô e monotrilho, além de definir critérios técnicos e periodicidade programada para os reajustes de tarifas e repasses às empresas operadoras.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos negocia um convênio com o Banco Mundial para ter acesso a experiências em outros países que foram bem sucedidas.
O Governo do Estado de São Paulo deve apenas ficar com as operações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô.
A linha 4-Amarela já é da iniciativa privada linha 5-Lilás também deve ser repassada à iniciativa privada.
A linha 6-laranja e as linhas de monotrilho também devem ser privatizadas,
Em relação à CPTM as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda também devem ter operação de responsabilidade da iniciativa privada.
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