terça-feira, 1 de outubro de 2019

Curso no ABC quer transformar meninas em futuras cientistas

Por Vivian Silva

A primeira edição do curso gratuito Menina Ciência - Ciência Menina será realizado na Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, ao longo de cinco sábados (19/10, 26/10, 09/11, 23/11 e 30/11 de 2019), das 9h às 16h. A iniciativa é voltada as meninas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II de escolas públicas e privadas. Ao todo, são 50 vagas.

Curso "Menina Ciência - Ciência Menina" será realizado de 19 de outubro a 30 de novembro, aos sábados, na UFABC | Foto: Vitor Lima

A professora doutora Maria Inês Ribas Rodrigues, coordenadora do Menina Ciência - Ciência Menina, explica a iniciativa: “O principal objetivo do projeto é aproximar as meninas das Ciências, principalmente da área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), ocupada costumeiramente pelo público masculino.  Ao terem contato com o exemplo de mulheres pesquisadoras de destaque na área, as meninas participantes podem vislumbrar seguir também essa carreira”.

No curso, que contará com a colaboração de cientistas, entre os temas que serão abordados estão: Astrobiologia, Astronomia, Biologia, Bioquímica, Cosmologia, Engenharia e Física.

De acordo com Maria Inês, o curso no ABC é inspirado no projeto Meninas com Ciência, idealizado por mulheres cientistas do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que teve a primeira edição em 2016 e, desde então, contou com outras edições em São Paulo, na Universidade Federal de Sorocaba (UFSCar-Sorocaba) e na Universidade de São Paulo (USP) - atual Mergulho na Ciência.  Além desses, locais a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também conta com o curso Meninas Super Cientistas.

“Ter acesso à Ciência é um direito de todo cidadão, mas aqui destacamos o incentivo às mulheres, pois muitas delas, de brilhante atuação, deixam de contribuir para o desenvolvimento dessa área por não terem tido a oportunidade de participar de um evento como este”, finaliza a coordenador do curso.

Para participar do Menina Ciência - Ciência Menina, clique aqui para realizar a inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário