quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Horário de atendimento em seis Unidades de Saúde da Família é ampliado em Santo André

Redação

A Prefeitura de Santo André ampliou o horário de atendimento de seis Unidades de Saúde  da atenção básica. A iniciativa faz parte do programa Saúde na Hora, em parceria com o governo federal, com isso, as Unidades Saúde da Família (USF) Valparaíso, Parque Miami, Vila Linda, Jardim Carla, Jardim Santo André e Recreio da Borda do Campo passaram a realizar, nesta semana, atendimento das 7h às 21h. Antes funcionavam até às 17h.

Com a iniciativa, população terá mais flexibilidade no acesso aos serviços de saúde; novo horário de funcionamento é das 7h às 21h | Foto: Angelo Baima/PSA

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, comentou a mudança: "Estamos dando mais um importante passo para melhorar a qualidade de vida e a saúde da nossa população. Este é um programa permanente, que vai beneficiar principalmente quem trabalha em horário comercial e não consegue comparecer à unidade durante o dia", explica.

Com a extensão do horário, a Prefeitura de Santo André visa aumentar o acesso aos atendimentos oferecidos nas unidades, como consultas médicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas, curativo, dispensação de medicamento, entre outros procedimentos.

Segundo secretário de Saúde, Márcio Chaves, a alteração de horário favorecerá muitas pessoas. "Dentro do esforço de qualificação da atenção básica nós sabemos que especialmente muitas mães não têm condições de acompanhar o atendimento do seu filho em horário comercial, então agora toda a família poderá ser atendida até às 21h", comemora.

A vendedora Camila de Lacerda, de 29 anos, esteve na USF Vila Linda e aprovou a ampliação do horário de atendimento da unidade. "Hoje eu saí do trabalho para medir a minha pressão que está um pouco alta, se a unidade não estivesse aberta eu teria que ir à UPA, que fica mais longe. Eu achei ótimo estender o atendimento, porque assim a gente não precisa pegar atestado e se prejudicar no trabalho", afirma.

Para que Santo André aderisse ao programa foi necessário que os equipamentos credenciados , no mínimo, três equipes de estratégia de saúde da família. Cada equipe é formada por médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Com o credenciamento das unidades, o município passará a receber um aporte de R$ 200 mil mensais do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário