terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Campanha “Fique Sabendo” promove conscientização sobre HIV e aids em Santo André

Redação

Com o intuito de sensibilizar e fazer um alerta para a prevenção e tratamento precoce contra o HIV, Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial que será realizada ao longo deste mês, na 12ª edição da campanha Fique Sabendo, que integram as ações do Dezembro Vermelho.

Os testes rápidos de HIV são realizados em todas as unidades de saúde de Santo André, durante todo o ano | Foto: Rodrigo Nunes/MS

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se realizar exames para o diagnóstico e tratamento das doenças. Os testes, que são realizados em todas as unidades de Saúde de Santo André durante todo o ano, também serão disponibilizados nesta quinta-feira (5) na entrada do prédio A da UFABC (Av. dos Estados, 5001 – Bangú), das 18h às 21h, e no sábado (7) no Centro Médico de Especialidades  (Rua Xavier de Toledo, 517 – Centro), das 9h às 15h.

Segundo a coordenadora do Programa de Agravos Crônicos Transmissíveis de Santo André, Márcia Furquim, muitas pessoas têm o HIV, mas não sabem. “Estima-se que em Santo André existam, aproximadamente, 3 mil pessoas infectadas pelo vírus HIV sem o conhecimento, por isso a importância de campanhas como essa que visam estimular a população a realizar o teste para encaminhar os casos positivos ao tratamento em tempo oportuno. Os testes rápidos estão disponíveis para a população em todos os serviços da rede de atenção primária, hospitalar e rede de urgência e emergência”, explica.

Entre os anos de 2017 e 2019, foram diagnosticados 318 novos casos de Aids em Santo André, sendo que o ano de 2017 marcou o pico dos diagnósticos, com 160 casos confirmados.

Centro de Especialidades Referência em Infectologia 
Santo André tem um serviço de referência em infectologia há 27 anos, com os primeiros atendimentos iniciados no Centro de Saúde Escola de Capuava e, posteriormente, no período de 1992 até dezembro de 2018, funcionou no mesmo prédio da Unidade de Saúde Vila Guiomar.

Com a crescente demanda pelos atendimentos, bem como o número de profissionais, o serviço precisou ser transferido para um local mais amplo, com mais estrutura e segurança aos usuários. Assim, a partir de dezembro de 2018, passou a funcionar em um novo prédio na Rua Paulo Novais, 501, na Vila Vitória.

O Centro Médico de Especialidades possui um ambulatório de infectologia geral adulto e infantil que atende, em especial, os portadores de hepatites virais B e C crônicas, de HIV/Aids, além de integrar os atendimentos dos casos de tuberculose extra-pulmonar. O serviço também conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), responsável por ofertar testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV, e dispõe de equipe de assistência às vítimas de abuso e violência sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário