segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Semasa faz limpeza mecânica do córrego Guarará

Redação

Em continuidade às ações preventivas ao período de chuvas, o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) iniciou nesta última quinta-feira (5) a limpeza mecânica do córrego Guarará.

Limpeza começou na última quinta-feira (5) e deve durar cerca de dez dias | Foto: Divulgação/Semasa

Os trabalhos devem durar cerca de dez dias. Um primeiro equipamento é colocado dentro do leito do curso d’água e faz a limpeza do canal, transportando os resíduos até uma “janela”. Neste local, uma retroescavadeira faz a remoção dos detritos.

Então, a ação se concentrará no trecho fechado do córrego, entre a Rua 24 de Maio e a Avenida Santos Dumont. A limpeza mecânica do canal  garantirá melhor fluidez das águas pluviais, minimizando os riscos de alagamentos ou enchentes no entorno da Vila América, além de contribuir para o melhor funcionamento do piscinão do bairro.

Além da limpeza no córrego Guarará, outras duas equipes da autarquia atuam em serviços complementares em algumas ruas da região da Vila América, realizando o hidrojateamento das tubulações de águas de chuva e desobstrução de galerias de águas pluviais (GAPs). O Semasa também contratou uma empresa para realizar a filmagem das galerias do bairro para identificar possíveis obstruções e lançamentos irregulares de esgoto nestas redes.

Outro córrego que também passa por limpeza mecânica é o córrego Taióca (Jardim Las Vegas). No local, o Semasa atua na limpeza do canal desde a semana passada. As equipes da autarquia também continuam realizando os serviços de capina, roçada e limpeza manual em outros cursos d’água do município, conforme cronograma anual. Em média, estes locais recebem seis ações anuais de capina e limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário